O melhor detergente é a luz do sol
SAÍTO: "Como é bom o ter desafetos, a injustiça, a palavra mordaz, o juízo depreciativo! Desde que a tudo relativizemos. O tempo é capaz de dobrar até mesmo a aroeira e o angico, o que dizer da cara de pau?"
O melhor detergente é a luz do sol
E assim caminhamos…
GONÇALO ANTUNES DE BARROS NETO – SAÍTO
Vivemos com o que aprendemos. Vivemos no passado, presente e futuro. Somados, somos aprendizes. Todos lotam um imenso drama, que voa, que se conserta em plena velocidade. Uns submergem, outros vacilam; uns, vegetam, e há os que aguardam pacientemente. Clientes do acaso ou da explicação, dependentes da sorte ou da ciência, também das críticas. Sonhar, nesse destino, é ato de coragem.
Se a angústia é a sensação do nada (Heidegger), logremos em reflexão para preenchê-lo. Em abstração, podemos chegar ao nada e dele tirar proveito, emergindo o existencial.
Considerando o ser em essência, algo inato nos acalenta: o pensamento. Com ele somos livres para amar, odiar, julgar, crer, e justificar. Mas o atributo mais importante, a fé, nem sempre é regada. Fé em Deus, na espiritualidade, na natureza, no homem e na mulher, nas coisas corpóreas e incorpóreas, no que é, e no que ainda não foi.
Para Cortella, a espiritualidade é precedida pela angústia. Então, o nada nos põe a caminhar, buscando explicação para o que existe, aparenta, e não nos agrada. Ao buscar sentido nisso ou naquilo, caminhamos e espiritualizamos. Daí as diversas religiões e modos de crença a que nos acostumamos. O fundamentalismo é somente a ignorância desse processo reflexivo, da angústia.
Se algo me angustia, já formei juízo. E na obrigação de escolher, posto o estado mental posicionar-me pela busca da felicidade, enveredo-me pelo de menor sofrimento, que nem sempre é o melhor caminho, considerando a axiologia que carrego como ’pudor’.
A crise se instala, e o caminho do crime ou da legalidade, da fatalidade ou da abstinência, da depressão ou da reação, extrema ou não, está aberto. Aos fortes, eleva, aos fracos, abate.
As prisões se lotam, os antidepressivos vendem mais, os manicômios pululam, o fundamental se perde no absoluto, as religiões se expandem e com elas as diversas explicações, tudo sob a tutela das escolhas em face do drama existencial. A pergunta permanece, e se fosse diferente?
A chave do tesouro está dentro de nós. O importar muito, enquanto os outros simplesmente não se importam, leva à tristeza, a um sentir que não se sabe exatamente o que é. O nada angustiante. Às vezes a alegria está nos sádicos e nos masoquistas, ou nos donos do degrau mais elevado da purificação – os sábios-. Talvez seja por isso que se procura aos que amam a Filosofia, mas sem antes adjetivá-los.
É recorrente encarar negativamente a vida como a um processo complexo, de abstração constante e sem o fio da meada, dada a tendência de se tentar materializar o que não se pede corpo, se basta como pensamento. E se em corpo existisse, entenderíamos? Em gente já se fez, e matamos como não tendo sido suficiente.
A finitude da criatividade está na crítica que a nada se constrói, antes angustia. Mas se da angústia, caminhamos, dela aproveitamos para sublimar a consciência.
Como é bom o ter desafetos, a injustiça, a palavra mordaz, o juízo depreciativo! Desde que a tudo relativizemos. O tempo é capaz de dobrar até mesmo a aroeira e o angico, o que dizer da cara de pau?
É por aí…
GONÇALO ANTUNES DE BARROS NETO é juiz de Direito em Cuiabá. [email protected]. Artigo publicado originalmente em A Gazeta


O melhor detergente é a luz do sol
EDMUNDO LIMA DE ARRUDA JR: Na sucessão de Barroso, Lênio Streck desnivela qualquer outro candidato para vaga no STF

Não há dúvidas. Lênio Streck é hoje o jurista mais preparado para os desafios naquele padrão Supremo. O STF merece nomes do mais alto nível entre nossas mentes na área do Direito.
A escolha é política e causa uma mistura de surpresa e espanto ao pipocar de nomes: o Advogado geral da União, Jorge Messias, preparadíssimo, parece forte, mas ainda consolidando seu nome no meio jurídico.
A Janja quer, por critérios de amizade, Carol Proner, esposa de Chico Buarque, pouco expressiva em trabalhos com a técnica jurídica e na teoria da hermenêutica constitucional.
Lenio talvez seja grande demais para merecer a confiança de Lula num contexto no qual nosso presidente já se decepcionou com muitas de suas escolhas e se vê pressionado por uma militância conhecida… .
Lênio desnivela qualquer outro candidato, por melhor seja o currículo de muitos disponíveis, por erudição, produção acadêmica e técnica, visão crítica, múltiplas capacidades no raciocínio jurídico, sobretudo, pela coragem e criatividade nos fundamentos da interpretação constitucional.
Em cinco anos produziria uma revolução na nossa mais alta Corte.
Edmundo Arruda, sociólogo e jurista, nascido em Cuiabá, MT, vive há tempo em Florianópolis, SC

Lênio Streck com Edmundo Arruda em solenidade em Florianópolis
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho barbecue
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho Bolonhesa
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Gelatina Mosaico
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Couve refogada
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
PIB agropecuário cresce 21,6% e impulsiona a economia do País. Mato Grosso é destaque
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Brasil se torna o primeiro país do mundo a exportar frango para Israel
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Paraná alcança maior produção semestral de frangos e suínos da história
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Puxada pelo agronegócio, balança comercial atingiu recorde de US$ 9,767 bilhões em agosto
2 Comments
Você precisa estar logado para postar um comentário Login