É bem Mato Grosso
Janaina Riva, presidente da Assembleia? Boa ideia pra varrer Botelho, Maluf e toda tranqueira
É bem Mato Grosso
																								
												
												
											
Janaina
Terminado o primeiro turno, começa-se a discutir o novo governo do Mauro Mendes, que virá. E também a nova estrutura de poder na Assembleia.
A renovação na Assembleia foi expressiva. 14 deputados novatos. Somente 10 deputados reeleitos.
Os primeiros movimentos dão conta de que Eduardo Botelho e Guilherme Maluf, que já se revezaram na Mesa Diretora, estão sonhando renovar novamente o seu poder.
Eu, Enock Cavalcanti, defendo uma Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso sem essas tranqueiras que participaram da pior e mais desmoralizante legislatura que a AL-MT já teve. Botelho e Maluf, não.
O tempo é de renovação. O povo, nas urnas, já varreu um bando enorme. Agora cabe à boa negociação interna fazer o resto da faxina.
E 14 é maior que 10, então só a covardia justificará uma derrota dos novatos nesta disputa.
Um comentarista lá no Facebook, Paulo Cesar Pereira , quando levantei o assunto em meu perfil, argumentou que os novatos podem se bastar e eleger um novato.
Mas digo que se os novatos atrairem a Janaina Riva, eles deixam de ser 14 e passam a ser 15. É que a Janaina também já foi mídia dizer que pensa em renovação e que questiona a volta seja de Botelho, seja de Maluf.
O professor Alan Kardec também estaria se mexendo, se bem que ele ainda precisa da confirmação de sua eleição como deputado, pendente de uma decisão do TSE com relação ao inacreditável Gilmar Fabris.
Mais vejam que ainda tem o Barranco, o Max Russi, o Wilson Santos
Então, o debate o debate só está começando a rolar…Tem muita água para rolar debaixo desta ponte. E talvez muito dinheiro, como sempre acontece em conchavos de bastidores. Mas seria bom que a escolha do comando da Assembleia de Mato Grosso deixasse de ser um conchavo.
E será melhor se for um debate pela mudança completa já, quem sabe estabelecendo um comando colegiado, com estreita relação com os orgãos de controle, introduzindo a Tribuna Livre e a participação popular, dando fim nos gastos exorbitantes, nos cabides de emprego e tal e tal.
Ah, sim, democratizar a TV Assembleia também será fundamental, transformando-a numa opção efetiva aos monopolios da TVCA e da TV da Gazeta, já que ela chega em todo o Estado.
Mas esse é um debate que conta com mil outros componentes. Deve se esperar uma forte intervenção do Mauro Mendes – e pelo perfil do Mauro, será uma intervenção a favor do Botelho e quejandos.
Só que Janaina tem um outro fator a seu favor. Ela pode buscar o poder garantindo que a delação do seu pai, o corrupto confesso José Geraldo Riva, finalmente virá à tona. Sim, vejam que contraste cruel: Riva, agora, pode vir a contribuir fortemente para que aconteça uma limpeza completa nos porões da Assembleia, com auditoria pública, audiências públicas, e tudo mais. Riva se mostra disposto a falar e não se sabe porque o MP vem retardando esta delação. Com Janaina no poder, o Geraldo Riva convertido terá sua chance de fazer a confissão que está presa na garganta, trazendo à luz anos e anos de podridão nos bastidores da Assembleia. Certamente que Botelho e principalmente Maluf tremem diante de uma possibilidade dessas.
Fiquemos atentos.

Eduardo Botelho, na foto com Mauro Savi, quer continuar em onde está, mandando na Assembleia. Pode isso?
																	
																															
														A sociedade contra o crime
MIRANDA MUNIZ: Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
														 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz
Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.
Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.
É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.
Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.
Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?
Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.
A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.
Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.
Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.
Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.
Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.
Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.
* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

- 
																	Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho barbecue
 - 
																	Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho Bolonhesa
 - 
																	Deliciosos sabores2 anos atrás
Gelatina Mosaico
 - 
																	Deliciosos sabores2 anos atrás
Couve refogada
 - 
																	Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
PIB agropecuário cresce 21,6% e impulsiona a economia do País. Mato Grosso é destaque
 - 
																	Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Brasil se torna o primeiro país do mundo a exportar frango para Israel
 - 
																	Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Paraná alcança maior produção semestral de frangos e suínos da história
 - 
																	Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Puxada pelo agronegócio, balança comercial atingiu recorde de US$ 9,767 bilhões em agosto
 
								

											
											
											
											
											
														
																											
								
								
1 comentário
Você precisa estar logado para postar um comentário Login