(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Em Rondonópolis, presidente Lula fala de parceria política para garantir crescimento nacional

Publicados

É bem Mato Grosso

Foto: Roberto Kililla / Assessoria de Gabinete

Dez anos depois de lançado, o Residencial Celina Bezerra, em Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá), foi entregue nesta sexta-feira (3) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma cerimônia que reuniu mais de três mil pessoas, além de autoridades como ministros, senadores, governador, prefeito, e deputados federal e quatro estaduais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União).

A espera de 1440 famílias pela casa própria foi encerrada em uma cerimônia realizada ao lado do residencial, onde também foi anunciada a retomada das obras de outras 1512 unidades que estão com as obras paralisadas, e outras 40 mil que deverão ser construídas no estado.

“Estou há dez anos esperando esta casa, sempre acompanhando quando seria entregue. Venho de uma família humilde, nunca tive muita coisa. A casa dos meus pais tivemos que dividir entre todos os irmãos”, contou a senhora Elza Pondian, de 69 anos, e que desde os dois anos de idade mora em Rondonópolis.

O presidente Lula fez questão de destacar em seu discurso que as disputas eleitorais acabaram em novembro passado e que agora é hora de trabalhar pelo país e por todos os estados, independente de partidos e bandeiras. “Eu não quero saber de qual partido é o governador, eu quero saber que ele está eleito e precisamos trabalhar pelo estado”, destacou o presidente, reiterando que o governo federal vai investir em Mato Grosso.

Leia Também:  Jornada da Saúde, realizada pelo CNJ em Cuiabá, é tema do Explicando Direito desta segunda

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) afirmou que, com o fim do período eleitoral, é hora de unir esforços para trazer as obras estruturantes que o estado tanto precisa. “Pudemos apresentar para o presidente as principais demandas, como as rodovias para escoar a produção, residências para a população e também falamos sobre o problema que tem atingido os produtores rurais, principalmente de aves e suínos, que estão pagando caro pelo milho e não estão conseguindo retorno”, disse.

O deputado Lúdio Cabral (PT) frisou a importância da presença do presidente Lula no estado, para lançar investimentos para a população. “É importante ver o compromisso do presidente com todo o país, com a população, vindo para cá inaugurar uma obra que foi do Programa Minha Casa, Minha Vida, ao mesmo tempo que anuncia a retomada dos investimentos de dez milhões em habitação no país todo”.

Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), falou da importância de trabalhar em conjunto para que os projetos voltados para a população mato-grossense saiam do papel. Valdir Barranco (PT) também destacou a retomada de entregas e obras. “É simbólico ver o presidente aqui, mostrando que o país volta a ter um presidente com olhar plural, um olhar voltado para as pessoas”, afirmou Barranco.

Leia Também:  Novo Hospital Universitário terá 359 leitos e será o maior de Mato Grosso

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PROS), destacou o crescimento do município nos últimos anos, lembrando a parceria política com todos os agentes públicos, senadores, deputados e com o governador para viabilização de recursos.

Mauro Mendes, governador de Mato Grosso, falou que o Governo do Estado vai investir R$ 84 milhões como contrapartida para a construção de 40 mil unidades habitacionais no estado. “Fechamos 2022 investindo 19% de tudo que arrecadamos. Só aqui, foram R$ 5,2 milhões para concretizar este residencial”.

Residencial que também será o lá da família de Ellen Cristina Rocha, 39, cadeirante e que há anos aguardava a entrega das chaves. Além do apartamento, Ellen também vai receber uma prótese para a perna amputada, que será doada pelos funcionários do Banco do Brasil.

Também participaram do evento os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro; de Cidades, Jader Barbalho Filho, e o da Secretaria-Geral, Marcio Macêdo. A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; os senadores Wellington Fagundes (PL), Jayme Campos (União) e Margareth Busetti (PP); o deputado federal Emanuelzinho (MDB); o presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, Júnior Mendonça;  os caciques Graciliano Xavantes e Marcelo Bororo, e os líderes religiosos Pai Evaldo Rodrigues e Padre Lothar Bauchrowitz também estiveram presentes.

Fonte: ALMT

 

Visita à unidade habitacional mobiliada do Residencial Celina Bezerra. Rondonópolis – MT.
Foto: Ricardo Stuckert/PR

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  Ulysses Moraes realiza fiscalizações no município de Apiacás

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  Agricultores de Nova Ubiratã vão entregar 40 toneladas de alimentos para a merenda escolar

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA