(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cidadania

Obra de Wilson Santos está fedendo. Centenas de famílias que vivem no entorno da Lagoa Encantada submetidos a tortura diária. Só agora Sanecap buscam uma solução para fedentina

Publicados

Cidadania

Maurélio Menezes questiona PAGINA DO E: " A situação já está resolvida"

Lagoa Encantada exala mau cheiro e incomoda moradores do CPA
Lislaine dos Anjos

   Mais uma vez os moradores da grande CPA reclamam da Lagoa Encantada, principalmente aqueles que vivem nas proximidades da estrutura montada para caminhadas e práticas de execícios físicos. O principal motivo das reclamações é o mau cheiro exalado pela lagoa de tratamento de esgoto da região. Moradores reclamam que o odor chega a incomodar, até mesmo, o horário das refeições.

   Segundo a professora do curso de Engenharia Sanitária da UFMT e ex-diretora presidente da Sanecap, Eliana Rondon, o problema é normal sempre e ocorre devido à inversão térmica brusca. A mudança de temperatura faz com que o lodo acumulado no fundo da lagoa chegue à superfície, o que provoca o mau cheiro. "Com a interferência da temperatura, ocorre esse desequílibrio", explia.

   O diretor técnico da Sanecap, Álvaro Luiz Gonçalves, garante que uma solução está prevista, com a construção de um reator. A obra, orçada em cerca de R$ 4 milhões, está incluída no PAC e já foi licitada. Segundo ele, "com mais uns 20 dias, estaremos dando o pontapé inicial para a construção dos reatores".

FONTE RD NEWS

**********************

Jornalista e professor da UFMT, Maurélio Menezes, postou na Página do E o seguinte comentário:

Fico espantado com o jornalismo que se faz em MT. A falta de compromisso com as regras basicas do fazer jornalismo dá margens a interpretações mais diversas, inclusive a da existência de intere$$es inconfessáveis  em alguns casos. E seu Blogg esta se nivelando a esses maus fazedores de jornalismo. A regra básica do jornalismo fala em se apurar antes de noticiar. o que o RD News nao fez e vc tbem não. A TVCA cometeu um erro infantil ao colocar no ar na segunda feira uma reportagem realizada na sexta, portanto 72 horas antes, sem apurar se a situação perdurava. Um simples telefonema seria suficiente para se saber que o problema, causado pelo clima e não por incompetencia de gestores, estava solucionado. O RDNews, motivado sabe-se la por qual interesses, reproduziu a reportagem na segunda-feira a tarde. Participo, como pesquisador da UFMT,  de um dos projetos da Lagoa Encantada, o C.R.R.A – Centro de Referencia de Reuso de Água- patrocinado pela PETROBRAS Ambiental. E como tal enviei um comentario ao RDNews informando que a situação estava resolvida e que a comunidade estava inclusive fazendo caminhada normalmente nas pistas da Lagoa. O RDNews, também sabe-se lá por quais motivos, não publicou  comentario. Agora voce comete o mesmo pecadilho e com um agravante: veicula a reportagem 30 horas depois do RDNews, ou seja, será que voce um jornalista sempre bem informado somente agora ficou sabendo da publicação do Blog do Romilson? É espantoso que isso esteja acontecendo com voce, sempre tão zeloso, que está se deixando ser usado por interesses nada republicanos. Afinal, não consigo entender como você somente hoje, depois de mais de 100 horas da realização da reportagem da TVCA e mais de 30 horas depois da postagem no RDNews, replique essa postagem equivocada. "Elementar meu caro Maurelio", diria um amigo meu, critico de algumas formas de se fazer jornalismo não só emMT, mas em todo o país.  Pior ainda voce esta dando a seus internautas um informação absolutamente distorcida da realidade. Nesta quarta-feira, inclusive sera realizado lá um evento que faz parte da Agenda continuada do CRRA. A seguir  uma cópia do texto enviado pela equipe do projeto aos veiculos de comunicação.

Leia Também:  PAULO LESSA: Ao invés de insistir em desqualificar auditoria contratada para apurar irregularidades no TJ, des. José Ferreira Leite e demais processados deveriam é se defender das graves acusações que lhes são imputadas no Conselho Nacional de Justiça

MÃES GANHAM HOMENAGEM NA LAGOA ENCANTADA

Poesia, video, relato de experiências e um lanche vão marcar antecipadamente o Dia das Mães nesta quarta feira, 05 de maio na Lagoa Encantada, no CPA III.

O encontro “Mãe e Meio Ambiente”,  a partir de duas da tarde, faz parte da “Agenda Continuada” do projeto C.R.R.A –Centro de Referencia de Reuso de Água-  realizado com apoio da Petrobras Ambiental e parceria da Universidade Federal de Mato Grosso, Sanecap, Prefeitura de Cuiabá e IDEP. Pela Agenda todas as quartas-feiras são realizados eventos com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da economia e o reuso de água para o planeta.
Ao mesmo tempo a Agenda Continuada tem o objetivo de envolver a comunidade do entorno da Lagoa em temas que se relacionem com o meio ambiente e a preservação da vida, despertando na comunidade interesses para pensar o ambiente como um universo de diferentes sentidos.

O C.R.R.A prevê a construção de um laboratório na Lagoa Encantada para o desenvolvimento de pesquisas e experiências que tenham como conseqüência o reuso e o melhor aproveitamento da água.
Na comemoração do Dia das Mães, a partir de 14h00, será apresentado um vídeo da Turma da Monica  sobre a importância da economia de água e uma reportagem sobre uma experiência de reuso de água desenvolvida pela Universidade de São Paulo.
Em seguida serão apresentados relatos de profissionais ligados ao programa sobre experiências próprias e sobre as experiências de reuso de água que já estão sendo desenvolvidas em Mato Grosso

Leia Também:  Consumir arroz branco favorece desenvolvimento de diabetes

PROGRAMAÇÃO DO MÃE E MEIO AMBIENTE – 5 de maio de 2010
14H00 – Abertura
14h10 – Apresentação do Video “Economizar Água” com a Turma da Monica
14h15 – Experiências de Vida – Prof. Dra. Eliana Rondon  e  Prof. Ms Jovita  Priante
15h15  – Video O Reuso de Água em São Paulo
15h30 – “Mãe do Morro” – Poema de Luiz Carlos Ribeiro, declamada pela poetiza Bia Correa
15h45 –  Confraternização e Encerramento

**************************

COMENTÁRIO MEU, DO ENOCK: Ao contrario do que Maurelio Menezes afirma o problema pode estar resolvido TEMPORARIAMENTE mas nao DEFINITIVAMENTE. Como a TVCA mostrou em sua reportagem, aqui reproduzida, falta um reator.

A reprodução da reportagem do RD News (e agora também da TVCA) em meu blogue atendeu ao contato de um morador da região que, neste terça-feira, me testemunhou seu incômodo. Se há moradores incomodados, depois de tanto tempo passado da inauguração da Lagoa Encantada, há motivos para a reportagem. Que a Prefeitura e a Sanecap estejam tomando providências para que o problema não se repita, ótimo. O que se espera é que sejam providências definitivas – e que a tortura da fedentina não se desenhe nunca mais no horizonte de quem vive na região.

No mais, tenho para mim que cumpro minhas atribuições como blogueiro ao colocar em evidência o trabalho dos demais veículos quando se voltam para identificar e denunciar incômodos na vida do povo de nossa cidade.

Que venha o reator anunciado para resolver DEFINITIVAMENTE o problema. Enquanto isto nao acontece, devemos falar da fedentina e do sofrimento do povo.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
8 Comentários

8 Comments

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidadania

LUIZ CLÁUDIO: Devemos ouvir a população sobre VLT ou BRT

Publicados

em

Por

Luis

A troca do VLT pelo BRT

* Luiz Claudio

Em seu primeiro discurso, após receber o resultado da última eleição, o prefeito Emanuel Pinheiro deixou claro que a gestão do Município sempre estará disponível para debater todas as ações que melhorem a vida da população cuiabana. Acontece que, para que um debate realmente seja uma verdade, esse processo necessariamente deve cumprir etapas como argumentar, ouvir, analisar e, por fim, tomar uma decisão em conjunto.

Essas etapas, essenciais principalmente em assuntos que envolvem mais de 600 mil pessoas, até o presente momento, continuam sendo completamente negligenciadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso. O recente caso da troca do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) pelo Bus Rapid Transit (BRT) é um grande exemplo dessa dificuldade que a Prefeitura de Cuiabá tem encontrado quando se depara com demandas em que o Executivo estadual está envolvido.

Agora, depois de tomada uma decisão individualizada, se lembraram que existem as Prefeituras Municipais. Com convites para reuniões, as quais o Município não terá nenhuma voz, tentam criar um cenário para validar um discurso de decisão democrática que nunca existiu. Por meio da imprensa, acompanhamos declarações onde se é cobrada uma mudança de postura da Prefeitura de Cuiabá. Mas, qual é a postura que desejam da Capital? A de subserviência? Essa não terão!

Leia Também:  Camponesas também querem 6 meses para cuidar de bebês

Defendemos sim um diálogo. No entanto, queremos que isso seja genuíno. Um diálogo em que as decisões que envolvam Cuiabá sejam tomadas em conjunto e não por meio da imposição. De que adianta convidar para um debate em que já existe uma decisão tomada? Isso não passa de um mero procedimento fantasioso, no qual a opinião do Município não possui qualquer valor.

Nem mesmo a própria população, que é quem utiliza de fato o transporte público, teve a oportunidade de ser ouvida. Isso não é democracia e muito menos demonstração de respeito com aqueles que depositaram nas urnas a confiança em uma gestão. Por conta dessa dificuldade de diálogo foi que o prefeito Emanuel Pinheiro criou Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

Queremos, de forma transparente, conhecer o projeto do BRT. Saber de maneira detalhada o custo da passagem, o valor do subsídio, tipo de combustível, e o destino da estrutura existente como os vagões do VLT e os trilhos já instalados em alguns pontos de Cuiabá e Várzea Grande.

Leia Também:  Confira aqui os aprovados na Segunda Fase do Exame da Ordem, em Mato Grosso

Confiamos nesse grupo e temos a certeza de que ele dará um verdadeiro diagnóstico para sociedade. Mas, isso será feito com diálogo. Como deve ser! E é por isso que o próprio Governo do Estado também está convidado para participar das discussões, antes de qualquer parecer, antes de qualquer tomada de decisão. Como deve ser!

Assim, em respeito ao Estado Democrático de Direito, devemos ouvir a população que é quem realmente vai utilizar o modal a ser escolhido, evitando decisões autoritárias de um governo que pouco ou quase nada ouve a voz rouca das ruas.

* Luis Claudio é secretário Municipal de Governo em Cuiabá, MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA