O melhor detergente é a luz do sol
POSSÍVEL CORRUPÇÃO NO JUDICIÁRIO: Antes de ser assassinado, Renato Nery disparou contra advogados Antônio João de Carvalho Jr, Eumar Novack, Thiago Rocha, juízes Luiz Otávio e Sinii Sabóia, desembargador Sebastião Moraes et alli. LEIA DENUNCIA À OABMT
O melhor detergente é a luz do sol
Assassinado com vários tiros e um balaço mortal na cabeça, em plena Avenida Fernando Corrêa da Costa, uma das mais movimentadas de Cuiabá, capital de Mato Grosso, o veterano advogado Renato Gomes Nery aparece agora como uma verdadeira metralhadora giratória, a proferir denúncias de pretensa corrupção judicial contra uma série de figuras destacadas da advocacia e da magistratura mato-grossense e mesmo da advocacia nacional.
É o que fica evidente com a revelação do inteiro teor de uma representação protocolada por Renato Nery no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-MT contra o seu colega advogado Antônio João de Carvalho Jr mas que também serviu para que ele disparasse acusações contra um grupo enorme de operadores do Direito, entre os quais listou figuras de destaque no Brasil, como o ex-juiz federal Odilon de Oliveira, que atuava em Mato Grosso do Sul, hoje aposentado e atuando na advocacia, e o jurista Humberto Theodoro Junior, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e considerado um do maiores doutrinadores na área do Direito Processual Civil brasileiro.
A representação foi protocolado da seccional mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil no dia 17 de junho e nela Renato Nery cobra punição rigorosa por parte da OAB contra o advogado Antônio João que, segundo ele, comandaria um verdadeiro “escritório do crime” na capital e teria se cercado “de um conjunto de indivíduos atuantes que lhe emprestam auxílios criminosos” para prejudicar a ele e a seu cliente na disputa que vem travando pela posse de valiosa fazenda no município de Novo São Joaquim ( a 465 quilômetros de Cuiabá), avaliada em mais de 300 milhões de reais, por se tratar de área onde a produção de soja já alcança resultados excepcionais.
A carta-denúncia de Renato Nery, segundo divulgou A Gazeta, não causou muita preocupação à cúpula da OAB-MT, tanto que nem teve relator nomeado para sua análise, e só veio à tona depois que o advogado, que já foi presidente da seccional e conselheiro federal da entidade, foi emboscado, recebeu os balaços e acabou morrendo na calçada diante de seu escritório. O documento foi entregue ao delegado Bruno Abreu, escalado pela Polícia Civil de Mato Grosso para o esclarecimento do crime, e deve servir de ponto de partida para uma série de interrogatórios.
Na representação, Renato Gomes Nery faz um desabafo apaixonado, ao longo de 26 laudas, sobre os mais de 30 anos em que vem atuando na briga judicial que envolve a rica plantação de soja em Novo São Joaquim. Ele ressalta seu esforço profissional na causa e protesta contra os pretensos recursos criminosos de que seus adversários teriam lançado mão para impedir uma decisão que favoreça a ele e a seus representados.
Além do advogado Antônio João de Carvalho Jr, que seria o pretenso titular do “escritório do crime” e “mentor da trama”, o falecido Renato Nery diz que, na alegada “ratatuia” que teria se formado para atuar contra ele, estariam alinhados nomes e personalidades como Cláudio Natal ( “blogueiro e grampeador de telefone”), o Dr. Jaderson Rocha Reinaldo (“advogado auxiliar e pau mandado”), Dr. Agnelo Bezerra Bonfim (“advogado auxiliar”), Dr. Thiago Ribeiro Rocha (“advogado filho do desembargador Carlos Alberto Rocha”), Dr. Odilon de Oliveira e Dr. Humberto Theodoro Jr (“advogados e professores especialistas em tirar pelo de ovo”), Dr. Alonso A. Filho (“médico e grileiro”), Julinere Bentes Goulart e Dr. Eumar Novack (“advogados coadjuvantes”) e Desembargador Sebastião de Moraes (“membro da Corte, manipulador de competência e outros atos”).
Ao longo da representação, que publicamos na íntegra, no destaque, Renato Gomes Nery, o advogado que viria a ser assassinado poucos dias depois de apresentá-la perante seus pares na OAB, também faz ilações desabonadoras com relação aos juízes Luiz Otávio Sabóia e Sinii Sabóia.
OUTRO LADO
Falando ao site Olhar Jurídico, o advogado Antônio João Carvalho Jr disse que tomou conhecimento da representação apresentada contra ele pela imprensa e que jamais fora contatado pela OAB-MT para prestar qualquer tipo de esclarecimeno sobre as acusações.
“Também não tenho conhecimento dos nomes das pessoas a que ele me associa, mas posso afirmar que todas as alegações feitas por Renato Nery são destituídas de fundamento porque atuei de forma técnica no processo” – declarou.
Segundo Antônio João, Nery teria usado da artimanha de tentar tirar a credibilidade das pessoas que dificultam que ele alcance os interesses dele no processo.
OUTRO LADO
Falando ao site Olhar Jurídico, o advogado Antônio João Carvalho Jr disse que tomou conhecimento da representação apresentada contra ele pela imprensa e que jamais fora contatado pela OAB-MT para prestar qualquer tipo de esclarecimeno sobre as acusações.
“Também não tenho conhecimento dos nomes das pessoas a que ele me associa, mas posso afirmar que todas as alegações feitas por Renato Nery são destituídas de fundamento porque atuei de forma técnica no processo” – declarou.
Segundo Antônio João, Nery teria usado da artimanha de tentar tirar a credibilidade das pessoas que dificultam que ele alcance os interesses dele no processo.

Renato e Antônio João
O melhor detergente é a luz do sol
EDMUNDO LIMA DE ARRUDA JR: Na sucessão de Barroso, Lênio Streck desnivela qualquer outro candidato para vaga no STF
Não há dúvidas. Lênio Streck é hoje o jurista mais preparado para os desafios naquele padrão Supremo. O STF merece nomes do mais alto nível entre nossas mentes na área do Direito.
A escolha é política e causa uma mistura de surpresa e espanto ao pipocar de nomes: o Advogado geral da União, Jorge Messias, preparadíssimo, parece forte, mas ainda consolidando seu nome no meio jurídico.
A Janja quer, por critérios de amizade, Carol Proner, esposa de Chico Buarque, pouco expressiva em trabalhos com a técnica jurídica e na teoria da hermenêutica constitucional.
Lenio talvez seja grande demais para merecer a confiança de Lula num contexto no qual nosso presidente já se decepcionou com muitas de suas escolhas e se vê pressionado por uma militância conhecida… .
Lênio desnivela qualquer outro candidato, por melhor seja o currículo de muitos disponíveis, por erudição, produção acadêmica e técnica, visão crítica, múltiplas capacidades no raciocínio jurídico, sobretudo, pela coragem e criatividade nos fundamentos da interpretação constitucional.
Em cinco anos produziria uma revolução na nossa mais alta Corte.
Edmundo Arruda, sociólogo e jurista, nascido em Cuiabá, MT, vive há tempo em Florianópolis, SC

Lênio Streck com Edmundo Arruda em solenidade em Florianópolis
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho barbecue
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho Bolonhesa
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Gelatina Mosaico
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Couve refogada
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
PIB agropecuário cresce 21,6% e impulsiona a economia do País. Mato Grosso é destaque
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Brasil se torna o primeiro país do mundo a exportar frango para Israel
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Paraná alcança maior produção semestral de frangos e suínos da história
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Puxada pelo agronegócio, balança comercial atingiu recorde de US$ 9,767 bilhões em agosto

