(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

O melhor detergente é a luz do sol

JORNALISTA ADEMAR ADAMS: Entre chorar por Lula e rir com FHC

Publicados

O melhor detergente é a luz do sol


Entre chorar por Lula e rir com FHC
POR ADEMAR ADAMS

Estava na barbearia no dia seguinte ao conluio de Porto Alegre e conversava com barbeiros e clientes um papo animado sobre futebol. Falávamos da Copinha, dos estaduais, do meu Grêmio tri da Libertadores, etc.
Um rapaz que entrou, bateu papo conosco e logo saiu. Já na porta quis fechar a conversa entrando noutro tema: “Bom mesmo foi o placar de três a zero ontem…”
Antes que outro qualquer falasse, interrompi o corte da juba e atirei a primeira frase que me veio à cabeça: “Olha, eu que sou trabalhador e pobre, não gostei. Votei com o Lula no segundo turno nas últimas quatro eleições e voto nele outra vez.” E ante o silêncio de todos arrematei: “ Agora, aqueles que são ricos, é claro, querem ver o oco de Lula…” O rapaz se despediu educadamente e com os demais voltamos a falar de futebol.
Depois, concluí que minha frase de supetão era uma síntese da verdade com relação à política no Brasil. Trabalhador, seja ele miserável, pobre ou remediado tem que votar no Lula ou noutro de esquerda. Porque se gente dessa classe vota nos capitalistas, nos rentistas e nos lacaios deles, está votando contra os seus próprios interesses.
“Ah! Mas o Lula é corrupto” … E daí querem justificar a sentença morisca e o acordo à beira do Guaíba. Mas a maioria destes já aplaudiu Cunha, votou no Aécio e morreu de amor por Collor.
Mas gostam de dizer: “Eu não tenho corrupto de estimação…” Mas estes mesmos que foram para a rua gritar contra Dilma e o PT, ficaram quietinhos em casa quando toda essa roubalheira de Temer, Aécio e ladrões menores foi escancarada em vídeos com malas de dinheiro e confissões ao vivo e a cores….
Eu não boto minha mão no fogo pela santidade do Lula, não! Critico e critiquei Lula desde 2003 pelas suas primeiras ações de governo e pela expulsão dos únicos petistas coerentes que resistiram ao brilho palaciano.
Lula é o meu político ideal? Nunca! Aliou-se a Renan Calheiros, Sarney e Maluf, três símbolos da política mais abjeta deste país! Aqui em Mato Grosso ele se juntou ao maquinista Maggi, ao ladrão Silval e ao corrupto Riva.
Também nunca aceitei a trégua de Lula com a Globo, deixando sob o tapete as denúncias sobre o caso Banestado e a sonegação nos contratos da Copa do Mundo que a imprensa denunciou.
Quando o meu ídolo Leonel Brizola (este sim!) aliou-se ao Paulixo da Força, representante do sindicalismo pelego do ABC, eu soquei o porrete nele.
Ao governismo cego dos petistas eu nunca dei trégua. Denunciei também o mau comportamento dos parlamentares do PT. Pelas críticas que fiz dois me processaram.
Mas agora não posso deixar de ser até tolerante com o ex-presidente nos seus argumentos de que para governar, e fazer a distribuição de renda que fez, precisou tapar o nariz.
Mas, em nome de tudo que o PT dizia representar, a corrupção nos contratos públicos não podia ter continuado. E até deve ter aumentado, pois para um governo de esquerda comprar o PMDB e seus correlatos menores e os partidos dos pastores sepulcros caiados, o custo foi bem mais alto.
A gente sabe que a maioria daqueles constituintes de 1988 armou uma Carta onde o presidente ficou refém dos interesses mais espúrios dos políticos fisiológicos.
Por que Lula, com a força do apoio que teve no começo de seu governo, não adequou a Constituição ao regime presidencialista? Não quis confronto, preferiu os atalhos.
Por isso digo que Lula e o PT erraram muito, notadamente no quesito da ética que eles sempre diziam ser uma das suas bandeiras.
Mas essa decisão combinada dos três patetas (com licença Dr. Ulysses!) do tribunal gaúcho, confirmando a condenação e aumentando a pena imposta pelo tucaninho de Curitiba, amiguinho íntimo do Aécio Pó, convenhamos…
Muito mais provas havia, muito mais evidências comprovavam e todo mundo sabe que o entreguista FHC comprou a reeleição. E hoje ele está aí posando de santo. Mas é santo do pau oco…
Assim como, não dá para tolerar que um senador do PT (safado) foi preso e cassado, enquanto outro do PSDB (corrupto) que fez coisa bem pior e melhor provada, o STF não prendeu e o Senado não cassou? Que bordeis são estes, chamados de Suprema Corte e Câmara Alta?
E que negócio é esse de diversos pedidos de impeachment contra Gilmar Mendes serem arquivados sem mais nem menos por qualquer borra-botas que esteja no comando do Senado? Os demais senadores se calam e os demais ministros fazem ouvidos de mercador? Não é uma palhaçada?
Então, pra terminar digo: trabalhador que vota e apoia os tubarões do capital e seus sequazes da política, é otário, é burro. É como o boi que passa o dia sofrendo na canga e à noite vai lambê-la.
Me sinto bem confortável sendo peão e votando contra aqueles que querem sugar meu sangue.
Entre chorar por Lula e rir com FHC, pranteio o maior presidente que este país já teve e cuspo na cara do Farol de Alexandria.
Ademar Adams – jornalista em Cuiabá-MT

Leia Também:  ADVOGADO ULISSES RABANEDA: Depois das mudanças no Código de Trânsito, se beber não dirija, MESMO!
COMENTE ABAIXO:

Propaganda
1 comentário

1 comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

O melhor detergente é a luz do sol

EDMUNDO LIMA DE ARRUDA JR: Na sucessão de Barroso, Lênio Streck desnivela qualquer outro candidato para vaga no STF

Publicados

em

 

Não há dúvidas. Lênio Streck é hoje o jurista mais preparado para os desafios naquele padrão Supremo. O STF merece nomes do mais alto nível entre nossas mentes na área do Direito.

A escolha é política e causa uma mistura de surpresa e espanto ao pipocar de nomes: o Advogado geral da União, Jorge Messias, preparadíssimo, parece forte, mas ainda consolidando seu nome no meio jurídico.

A Janja quer, por critérios de amizade, Carol Proner, esposa de Chico Buarque, pouco expressiva em trabalhos com a técnica jurídica e na teoria da hermenêutica constitucional.

Lenio talvez seja grande demais para merecer a confiança de Lula num contexto no qual nosso presidente já se decepcionou com muitas de suas escolhas e se vê pressionado por uma militância conhecida… .

Lênio desnivela qualquer outro candidato, por melhor seja o currículo de muitos disponíveis, por erudição, produção acadêmica e técnica, visão crítica, múltiplas capacidades no raciocínio jurídico, sobretudo, pela coragem e criatividade nos fundamentos da interpretação constitucional.

Em cinco anos produziria uma revolução na nossa mais alta Corte.

Leia Também:  JORNALISTA JOHNNY MARCUS: Os senadores Ronaldo Caiado, Aécio Neves, Aloysio Nunes et caterva não têm um mínimo de moral para julgar uma presidenta honesta sobre quem não há rigorosamente nenhuma suspeita de beneficiamento ilícito. É surreal ver senadores mais sujos que pau de galinheiro posando de guardiões da decência

Edmundo Arruda, sociólogo e jurista, nascido em Cuiabá, MT, vive há tempo em Florianópolis, SC

 

Lênio Streck com Edmundo Arruda em solenidade em Florianópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA