O melhor detergente é a luz do sol
John Ford e John Wayne no clássico “Rastros de Ódio” documentam a condição humana. REVEJA CENA FINAL
O melhor detergente é a luz do sol

O filme “Rastros de Ódio”, do cineasta John Ford estrelado por JOHN WAYNE é um dos mais admirados clássicos do cinema,com trilha sonora de Max Steiner. Ethan Edwards é um veterano do exército confederado que odeia índios. Um eterno nômade vagando pelo Oeste selvagem Sua vida corre tranquila até ter sua família massacrada e a sobrinha raptada por Comanches. Ele parte então para sua maior batalha contra fome, frio e solidão no Oeste.
Sinopse do filme: O veterano da Guerra Civil Ethan Edwards (John Wayne) chega ao Texas em 1868 e encontra o seu irmão e a família dele. Entretanto, no dia seguinte, comanches invadem o rancho e matam o seu irmão e Martha (Dorothy Jordan), a esposa dele. Além disso, raptam as duas filhas do casal. Ethan parte então em uma busca vingativa pelas meninas junto com o companheiro Martin (Jeffrey Hunter), um mestiço que logo percebe que Ethan está obcecado por matar os índios e cheio de ódio racista. Eles encontram o corpo da mais velha, e saem em busca da caçula, que procuram por mais 5 anos no deserto.
O filme pode ser definido como um estudo sobre o racismo, incorporada por dois personagens conflitantes, mas inegavelmente parecidos: Ethan e o indígena Scar (Henry Brandon). Ambos são racistas. Ambos conhecem o idioma e os costumes do povo que odeiam. E os dois têm em sua história a perda de entes queridos pela violência gerada pelo ódio e pelo preconceito. Em Rastros de Ódio, o que se vê na tela é um lugar selvagem, onde brancos e índios coexistem em estado frequente de guerra. O mundo em derredor, hoje em dia, não está muito diferente.
Rastros de Ódio foi eleito o melhor western da história do cinema estadunidense em 1997 (e novamente na renovação da lista, em 2007) em votação realizada pelo American Film Institute, e considerado o sétimo melhor filme de todos os tempos na enquete realizada pela revista Sight & Sound, em 2012 (que ocorre a cada dez anos, há sessenta anos). O filme ficou atrás apenas de Um Corpo que Cai, Cidadão Kane, Era Uma Vez em Tóquio, A Regra do Jogo, Aurora e 2001: Uma Odisseia no Espaço.


O melhor detergente é a luz do sol
EDMUNDO LIMA DE ARRUDA JR: Na sucessão de Barroso, Lênio Streck desnivela qualquer outro candidato para vaga no STF

Não há dúvidas. Lênio Streck é hoje o jurista mais preparado para os desafios naquele padrão Supremo. O STF merece nomes do mais alto nível entre nossas mentes na área do Direito.
A escolha é política e causa uma mistura de surpresa e espanto ao pipocar de nomes: o Advogado geral da União, Jorge Messias, preparadíssimo, parece forte, mas ainda consolidando seu nome no meio jurídico.
A Janja quer, por critérios de amizade, Carol Proner, esposa de Chico Buarque, pouco expressiva em trabalhos com a técnica jurídica e na teoria da hermenêutica constitucional.
Lenio talvez seja grande demais para merecer a confiança de Lula num contexto no qual nosso presidente já se decepcionou com muitas de suas escolhas e se vê pressionado por uma militância conhecida… .
Lênio desnivela qualquer outro candidato, por melhor seja o currículo de muitos disponíveis, por erudição, produção acadêmica e técnica, visão crítica, múltiplas capacidades no raciocínio jurídico, sobretudo, pela coragem e criatividade nos fundamentos da interpretação constitucional.
Em cinco anos produziria uma revolução na nossa mais alta Corte.
Edmundo Arruda, sociólogo e jurista, nascido em Cuiabá, MT, vive há tempo em Florianópolis, SC

Lênio Streck com Edmundo Arruda em solenidade em Florianópolis
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho barbecue
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho Bolonhesa
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Gelatina Mosaico
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Couve refogada
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
PIB agropecuário cresce 21,6% e impulsiona a economia do País. Mato Grosso é destaque
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Brasil se torna o primeiro país do mundo a exportar frango para Israel
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Paraná alcança maior produção semestral de frangos e suínos da história
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Puxada pelo agronegócio, balança comercial atingiu recorde de US$ 9,767 bilhões em agosto