O melhor detergente é a luz do sol
FRAUDE EM DOCUMENTAÇÃO: Ataques à perita Luciana Dias Corrêa de Oliveira escondem disputa por 10 mil hectares de terras em Nova Ubiratã, avaliadas em R$ 650 milhões
O melhor detergente é a luz do sol

A senhora Luciana Dias Corrêa de Oliveira é uma profissional com bastante experiência e uma atuação reconhecida, ao longo dos anos, na Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso). Luciana também tem atuado assessorando no deslinde das mais variadas demandas apresentadas perante o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, como uma das profissionais credenciadas naquela Corte dada sua inegável experiência.
Nos últimos dias, todavia, Luciana virou alvo de uma trama que tenta invalidar um laudo por ela exarado. Esse laudo revelou que houve uma grande falsificação de documentos de propriedade de terras na região de Nova Ubiratã, abarcando fazendas bastante produtivas, avaliadas, por baixo, em mais de 650 milhões de reais.
DISPUTA EM NOVA UBIRATÃ
Quem está atacando a perita Luciana parece não ter limites. Até uma ação de busca e apreensão, determinada pela Polícia Civil de Sorriso, teria sido articulada para tentar lançar suspeitas sobre sua atuação profissional. O fato, todavia, é que, até então, Luciana de Oliveira nunca tinha sido questionada quanto à sua honestidade.
O que estaria por trás de toda essa movimentação é uma tentativa de invalidar uma decisão da Vara Única de Nova Ubiratã, presidida pelo juiz Glauber Lingiardi Strachini. Esse juiz sempre foi discreto e nunca teve seu nome envolvido em suspeitas. Foi o juiz Stracini quem nomeou a perita Luciana para esclarecer possíveis fraudes relacionadas à assinatura de uma procuração que resultara em uma transferência, que se revelou fraudulenta, de uma propriedade para Emil Sackmann, figura notória na região e que teria se transferido da Alemanha para o Brasil nos idos dos anos 60.
REGIÃO DE MUITOS CONFLITOS
A disputa por terras na região de Nova Ubiratã, especialmente na Fazenda Sackmann, já se arrasta por mais de 30 anos. A área envolve locais como Novo Mato Grosso e o vilarejo de Santo Antônio do Rio Bonito, dentro do município de Nova Ubiratã. A região é uma das mais ricas em produção agrícola no Estado e, por isso, muitos litígios por posse de terras acabam indo parar na Justiça. O juiz Glauber Strachini tem lidado com vários desses conflitos, envolvendo proprietários, arrendatários, posseiros e até invasores. Muitas dessas pessoas envolvidas nestas disputas faturam milhões com a produção agropecuária naquele disputado pedaço de Mato Grosso.
Foi justamente em uma dessas disputas judiciais, travada entre Maria de Lourdes da Costa Monteiro e Adevair Faria Monteiro (que são representados pelos advogados Rafael Stellato e Diogo Biondo de Souza), contra José Martins Stieven Pinho e Aline Schevinski (que têm como advogados Arley Gonçalves e Adriana Stieven Bedin), que o juiz Glauber achou importante contar com um parecer da perita Luciana de Oliveira. Luciana recebeu a missão de ajudar a esclarecer os fatos para o julgamento, já que as terras em questão estão relacionadas entre as das mais valiosas de Mato Grosso, desde o longínquo ano de 1984.
Essas disputas têm causado bastante repercussão na região, cuja população convive com esses conflitos há muitos anos, tanto na parte física quanto na jurídica. Há notícia de que uma notificação judicial também atingiu diretamente os interesses dos advogados Zilaudio Luiz Pereira e Irineu Roveda, no processo nº 1000272-90.2025.8.11.0107.
FRAUDE E FALSIFICAÇÃO
Na sua análise, a perita Luciana estudou toda a documentação do processo, fez visitas aos terrenos reivindicados e consultou os arquivos de procurações registradas no 6º Ofício Notarial e de Registro de Imóveis de Cuiabá. A perita concluiu que houve fraude e falsificação na assinatura de uma procuração que deu origem às escrituras apresentadas por Stieven Pinho e Schevinski, para sustentarem a pretensa posse da área em disputa.
O juiz Glauber Strachini validou totalmente o laudo da perita e já determinou a averbação nas matrículas que tiveram origem na transmissão garantida pela falsa procuração o que, pelo que se conclui, vem provocando a reação dos derrotados ou insatisfeitos com o resultado da perícia que, por conseguinte, estariam inspirando os ousados ataques que agora se vê serem levantados contra a perita Luciana de Oliveira.
ESPAÇO EM ABERTO
A perita Luciana Dias Corrêa de Oliveira, depois de virar alvo de manchetes escandalosas na mídia mato-grossense, com pretensos ataques à sua honra, ainda não se manifestou e o espaço está aberto para que ela se pronuncie sobre as acusações que contra ela são apresentadas.

Luciana Dias Corrêa de Oliveira, perita da Politec em Mato Grosso – Reprodução
Laudo da perita Luciana de Oliveira detonou com falsificação de documentos que tentava justificar posse de terras milionárias em Nova Ubiratã, MT


O melhor detergente é a luz do sol
EDMUNDO LIMA DE ARRUDA JR: Na sucessão de Barroso, Lênio Streck desnivela qualquer outro candidato para vaga no STF

Não há dúvidas. Lênio Streck é hoje o jurista mais preparado para os desafios naquele padrão Supremo. O STF merece nomes do mais alto nível entre nossas mentes na área do Direito.
A escolha é política e causa uma mistura de surpresa e espanto ao pipocar de nomes: o Advogado geral da União, Jorge Messias, preparadíssimo, parece forte, mas ainda consolidando seu nome no meio jurídico.
A Janja quer, por critérios de amizade, Carol Proner, esposa de Chico Buarque, pouco expressiva em trabalhos com a técnica jurídica e na teoria da hermenêutica constitucional.
Lenio talvez seja grande demais para merecer a confiança de Lula num contexto no qual nosso presidente já se decepcionou com muitas de suas escolhas e se vê pressionado por uma militância conhecida… .
Lênio desnivela qualquer outro candidato, por melhor seja o currículo de muitos disponíveis, por erudição, produção acadêmica e técnica, visão crítica, múltiplas capacidades no raciocínio jurídico, sobretudo, pela coragem e criatividade nos fundamentos da interpretação constitucional.
Em cinco anos produziria uma revolução na nossa mais alta Corte.
Edmundo Arruda, sociólogo e jurista, nascido em Cuiabá, MT, vive há tempo em Florianópolis, SC

Lênio Streck com Edmundo Arruda em solenidade em Florianópolis
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho barbecue
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho Bolonhesa
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Gelatina Mosaico
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Couve refogada
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
PIB agropecuário cresce 21,6% e impulsiona a economia do País. Mato Grosso é destaque
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Brasil se torna o primeiro país do mundo a exportar frango para Israel
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Paraná alcança maior produção semestral de frangos e suínos da história
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Puxada pelo agronegócio, balança comercial atingiu recorde de US$ 9,767 bilhões em agosto