(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

O melhor detergente é a luz do sol

ENOCK CAVALCANTI: Superar o capitalismo não é um ideal para o Governo do PT mas, sim, para a Igreja de Francisco

Publicados

O melhor detergente é a luz do sol

Um mundo novo é possível. Esta proposta e este discurso parece que sumiram das falas do velho metalurgico Luis Inácio Lula da Silva e dos seus atuais companheiros de gestão no Brasil de hoje. Mas os motes anticapitalistas estão muito presentes nas falas daqueles ativistas e militantes que percorrem o Brasil divulgando a proposta da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Carla (ABEFC). Foi o que se viu na passagem por Cuiabá do sociólogo Eduardo Brasileiro, que é pesquisador da #PUCMG – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e educador e ativista da #ABEFC – Articulação Brasileira Pela Economia de Francisco e Clara.

Eduardo Brasileiro (nenhum parentesco com Antônio Carlos Brasileiro Jobim) conversou com o jornalista e blogueiro Enock Cavalcanti da Silva, durante sua visita à Cuiabá, no domingo, 26 de junho, discorrendo sobre a caminhada dos defensores dessa proposta, em Mato Grosso e em todo Brasil.

Proposta que, seguindo as orientações do cardeal argentino Jorge Bergoglio, o Papa Francisco, 87 anos, defende novos rumos para as relações econômicas em nossa sociedade, na perspectiva de superação da atual predação capitalista.

Leia Também:  JORNALISTA FRANKLIN MARTINS: Há dez anos, todos os jornais eram a favor da reforma política: Já não há mais este sentimento. Os jornais acham que o ‘mingau’ do Congresso é eficiente para segurar o Executivo. O discurso não é mais contra o sistema político, mas contra a política.

O seminário “Café e Feira de Economia Solidária: Realmar a Economia – A Economia de Francisco e Clara”, animado por Eduardo Brasileiro, foi resultado da organização conjunta da Arquidiocese de Cuiabá, da Cáritas Arquidiocesana de Cuiabá, da Unifacc – União das Faculdades Católicas de Mato Grosso e da Paulus Editora de Cuiabá.

O arcebispo de Cuiabá, Dom Mario Antônio da Silva, e o Vigário Geral, padre Deusdedit Monge, circularam pelo encontro, juntamente com representantes de paróquias e pastorais da Igreja da Grande Cuiabá. A ideia é firmar uma das bases da Economia de Francisco e Clara na capital mato-grossense, irradiando para toda a Arquidiocese de Cuiabá e demais arquidioceses de Mato Grosso. Um metódico e paciente trabalho de difusão que – lá no fundo, tem algo a ver com revolução. Revolução anticapitalista.

A ABEFC teve seu início a partir do chamado do Papa Francisco, feito em maio de 2019, convocando jovens empreendedores, economistas e transformadores sociais do mundo todo para um “compromisso no espírito de São Francisco, a fim de tornar a economia de hoje e de amanhã justa, sustentável e inclusiva, sem deixar ninguém para trás”.

Leia Também:  SEBASTIÃO CARLOS: Estamos num Estado realmente rico e no qual, por conseguinte,  vivem algumas das pessoas mais ricas do Brasil. Então, por que tanta gente passando fome? Então por que, no Estado  dono do maior rebanho bovino do Brasil e um dos maiores do mundo, a fila do  osso?

Foram selecionados mais de 2 mil jovens de 150 países. O Brasil foi o segundo país com o maior número de jovens selecionados, com mais de 200 jovens respondendo “sim” e disponibilizando do seu tempo e conhecimento para a construção de uma nova economia.

No vídeo, você confere a conversa de Eduardo Brasileiro com Enock Cavalcanti. E percebe que a proposta da ABEFC confronta teses defendidas com ardor pelo atual governo do BB, o Lula 3, notadamente no que se refere ao Arcabouço Fiscal e o namoro com os barões do Agronegocio que, atualmente, dominam e submetem a maioria do povo de Mato Grosso, mantendo debaixo de suas asas e do seu domínio os políticos lulistas.

Eduardo Brasileiro com o Papa Francisco

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

O melhor detergente é a luz do sol

EDMUNDO LIMA DE ARRUDA JR: Na sucessão de Barroso, Lênio Streck desnivela qualquer outro candidato para vaga no STF

Publicados

em

 

Não há dúvidas. Lênio Streck é hoje o jurista mais preparado para os desafios naquele padrão Supremo. O STF merece nomes do mais alto nível entre nossas mentes na área do Direito.

A escolha é política e causa uma mistura de surpresa e espanto ao pipocar de nomes: o Advogado geral da União, Jorge Messias, preparadíssimo, parece forte, mas ainda consolidando seu nome no meio jurídico.

A Janja quer, por critérios de amizade, Carol Proner, esposa de Chico Buarque, pouco expressiva em trabalhos com a técnica jurídica e na teoria da hermenêutica constitucional.

Lenio talvez seja grande demais para merecer a confiança de Lula num contexto no qual nosso presidente já se decepcionou com muitas de suas escolhas e se vê pressionado por uma militância conhecida… .

Lênio desnivela qualquer outro candidato, por melhor seja o currículo de muitos disponíveis, por erudição, produção acadêmica e técnica, visão crítica, múltiplas capacidades no raciocínio jurídico, sobretudo, pela coragem e criatividade nos fundamentos da interpretação constitucional.

Em cinco anos produziria uma revolução na nossa mais alta Corte.

Leia Também:  Video mostra Zé Pedro Taques anunciando "baguncinha" para eleitores. Crime eleitoral?

Edmundo Arruda, sociólogo e jurista, nascido em Cuiabá, MT, vive há tempo em Florianópolis, SC

 

Lênio Streck com Edmundo Arruda em solenidade em Florianópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA