O melhor detergente é a luz do sol
ENOCK CAVALCANTI: Sem censura, Xô Dito pode garantir saudável crítica humorística na campanha – LEIA PEDIDO DO UB À JUSTIÇA
O melhor detergente é a luz do sol
O comediante Liu Arruda (1957-1999) já morreu. O comediante Andre D’Lucca, assim que superou o grave adoecimento que quase o abateu, entrou na folha de pagamento do Governo de Mato Grosso, gestão de Mauro Mendes e Virginia Mendes.
Nesse ano de 2024, uma surpresa que pode ser auspiciosa: o ator e humorista Thyago Mourão, resolveu investir no humor político com o seu personagem Xô Dito, através do “Prantão Capivara News”, nas redes.
Nesse início de semana, o humorista Thyago já deixou o candidato a prefeito de Cuiabá pelo União Brasil 44, Eduardo Botelho, puto da vida, ao fazer gozação em cima da informação, divulgada pelo também candidato Abilio Brunini (PL), segundo a qual o atual governador Mauro Mendes (UB) poderia estar armando um esquema para favorecer as empresas da família do Botelho no controle do futuro sistema de ônibus do #BRT na Grande Cuiabá.
Ora, já ficou evidente que um aprofundamento de reportagem nesse assunto parece incomodar sobremaneira o deputado-candidato Botelho. Mas a imprensa bem paga de Mato Grosso, pelo que se percebe, não é de aprofundar investigação que se faz tão necessária.
Botelho garante que tudo não passa de falácia, fake News do careca bolsonarista. Especialista em palhaçadas, e com a língua maior que tudo, Abilinho favorece essa queimação. Mas o fato é que sua cutilada parece que doeu pra valer no Botelho.
Basta saber que, como se soube, perguntado na quarta-feira sobre as declarações do Abilio, depois de responder, no meio de uma roda enorme de jornalistas, Botelho tratou de chamar à parte e abordar o repórter que lhe fizera a pergunta, para saber para quem ele estaria trabalhando.
Ora, ora, parece que falar do assunto BRT pode deixar Botelho à beira de um ataque de nervos. Com as equipes de reportagens aparentemente silenciadas pelo poder da grana “que ergue e destrói coisas belas”, nos restaria, então, um tipo de humor que até agora não tivemos, para expor e esclarecer melhor, quem sabe, essa questão.
Pelo que vi da postagem do Thyago Mourão, ele limitou-se a produzir humor ferino e bem cuiabano da melhor qualidade. Ao contrário dos zelosos advogados do Botelho, comandados pelo dr. Lenine Póvoas Neto, entendo que não houve crime. Torço para que a Justiça Eleitoral garanta ao humorista o direito de esculhambar nossos políticos.
Com um porém: é preciso, realmente, ficar bem claro, se o Xô Dito estará disposto a atirar em todas as direções, nessa campanha.
Tanto Liu Arruda, como André D`Lucca, infelizmente, acabaram fazendo um humor que pode ser avaliado como partidarizado. Liu foi contratado por campanha do Dante, por exemplo, em certa disputa eleitoral. Me lembro de uma polêmica em que me envolvi com o Liu quando ele, em uma campanha teria investido preconceituosamente contra Bia Spinelli e sua pretensa condição de lésbica, sendo ele mesmo, o Liu, um homossexual assumido. As coisas ferveram entre nós, no saudoso “Quebra Torto” do saudoso Diário de Cuiabá, eu argumentando que a prestação de serviço eleitoral pelo humorista deveria ter algum tipo de limite ético. O tempo passou. Essa polêmica foi esquecida por quase todos. (Talvez algum dia alguém conte melhor essas minhas histórias)
Então, hoje em dia, só nos resta aguardar, esperançosos, aguardar as piadas do Xô Dito sobre o candidato Lúdio Cabral (PT) e sobre o candidato Abilio, e sobre o possível candidato empresário Kennedy, do Emanuel, e os possíveis candidatos do Partido Novo 30 e do PSOL 50, para ficar evidente que o humor desse humorista estará a serviço de uma saudável esculhambação, para expressar o melhor do espírito gozativo da Cuiabania, ele que procura se apresentar como personagem tão cuiabano.
Humor chapa branca, no final das contas, acaba não tendo graça nenhuma. Humor chapa branca pode encher o bolso do humorista de dinheiro, mas ,se quiser fazer história e marcar um avanço cultural com relação a Liu, D`Lucca e outros que tais, Xô Dito tem que superar a tradicional fome por dinheiro que assalta muitos profissionais da Comunicação nestas épocas de campanha.
Pelo que me informaram, a confirmar, Thyago compõe a equipe da empresa do Antero, que andava em baixa, e, pelo que já se anuncia, essa equipe pode se dividir, durante as eleições em Cuiabá, entre a campanha de Botelho (a ser assumida, entre outros, pelo próprio Antero) e a campanha de Lúdio Cabral (que pode ser assumida por Pedro Pinto, ninguém menos que um dos eternos faz-tudo da equipe do Antero. Acho uma tremenda bola fora da campanha petista, mas…).
Se Xô Dito trabalhar com uma metralhadora giratória, sem se vincular a nenhuma campanha, mas criticando todas elas, imagino que será bem melhor para a sociedade.
Como se vê, apesar de velho e algo encarquilhado, sigo sempre achando que um outro mundo é possível!…
Enock Cavalcanti, 71, jornalista, é editor do blogue PÁGINA DO ENOCK, editado a partir de Cuiabá, MT, desde o ano de 2009.
O melhor detergente é a luz do sol
EDMUNDO LIMA DE ARRUDA JR: Na sucessão de Barroso, Lênio Streck desnivela qualquer outro candidato para vaga no STF
Não há dúvidas. Lênio Streck é hoje o jurista mais preparado para os desafios naquele padrão Supremo. O STF merece nomes do mais alto nível entre nossas mentes na área do Direito.
A escolha é política e causa uma mistura de surpresa e espanto ao pipocar de nomes: o Advogado geral da União, Jorge Messias, preparadíssimo, parece forte, mas ainda consolidando seu nome no meio jurídico.
A Janja quer, por critérios de amizade, Carol Proner, esposa de Chico Buarque, pouco expressiva em trabalhos com a técnica jurídica e na teoria da hermenêutica constitucional.
Lenio talvez seja grande demais para merecer a confiança de Lula num contexto no qual nosso presidente já se decepcionou com muitas de suas escolhas e se vê pressionado por uma militância conhecida… .
Lênio desnivela qualquer outro candidato, por melhor seja o currículo de muitos disponíveis, por erudição, produção acadêmica e técnica, visão crítica, múltiplas capacidades no raciocínio jurídico, sobretudo, pela coragem e criatividade nos fundamentos da interpretação constitucional.
Em cinco anos produziria uma revolução na nossa mais alta Corte.
Edmundo Arruda, sociólogo e jurista, nascido em Cuiabá, MT, vive há tempo em Florianópolis, SC

Lênio Streck com Edmundo Arruda em solenidade em Florianópolis
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho barbecue
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho Bolonhesa
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Gelatina Mosaico
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Couve refogada
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
PIB agropecuário cresce 21,6% e impulsiona a economia do País. Mato Grosso é destaque
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Brasil se torna o primeiro país do mundo a exportar frango para Israel
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Paraná alcança maior produção semestral de frangos e suínos da história
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Puxada pelo agronegócio, balança comercial atingiu recorde de US$ 9,767 bilhões em agosto

