(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Verde Novo leva conscientização sobre arborização urbana e distribui mudas a alunos em Cuiabá

Publicados

É bem Mato Grosso

Você sabia que embaixo da sombra de uma árvore, a temperatura ambiente pode ser diminuída em até 15 graus? E que a arborização urbana, além de embelezar a paisagem das cidades e trazer conforto térmico, filtra a radiação solar, serve como área de convívio comum, evita a erosão do solo e funciona como barreira visual e sonora? Todos esses benefícios contribuem diretamente para melhoria da qualidade de vida da população e foram transmitidos aos alunos dos cursos técnicos de enfermagem, radiologia e eletrotécnica do Centro de Ensino Grau Técnico de Cuiabá, durante a palestra do Juizado Volante Ambiente (Juvam), nessa terça-feira (6 de junho).
 
A palestra, proferida pela engenheira florestal do Juvam, Rosiani Carnaíba, e a distribuição de mudas integram a programação das comemorações da Semana do Meio Ambiente do projeto Verde Novo do Poder Judiciário Mato-grossense que, além da palestra, realizou a distribuição de mudas frutíferas e nativas aos estudantes do Grau Técnico Cuiabá.
 
A estudante de radiologia, Evellyn Carla Florêncio da Silva, conta que sempre viveu próxima da natureza no interior do Estado e sentiu falta do verde quando se mudou para a ¬¬¬¬¬¬¬cidade. “Muito importante ter árvores por perto, poder pegar fruta do pé e quantos benefícios para saúde elas trazem, porque sem ar puro a gente não fica bem. Como o lixo eletrônico, é importante saber onde fazer o descarte correto, a pilha, por exemplo, pode causar câncer. Então preservar o meio ambiente é preservar a vida”, enfatizou.
 
Estudante do curso técnico de enfermagem, Tatiane Dias, fez uma avaliação positiva da iniciativa. “Gostei muito do projeto, da palestra, nota 100! Aprendi muito e a gente vê que a árvore não é importante apenas para fazer uma sobra, mas também para todo meio ambiente em que vivemos”, enalteceu.
 
O Centro de Ensino Grau Técnico atende estudantes com idade entre 18 e 60 anos. Para o coordenador pedagógico do Grau Técnico Cuiabá, Jonatan Gabriel da Silva, o projeto Verde Novo resgata o título de Cuiabá Cidade Verde e agrega valor a grade curricular dos alunos. “Essa ação traz para nossos alunos algo muito importante nos dias atuais. Porque aqui trabalhamos as questões socioambientais. A gente trabalha com eles na área da saúde da radiologia e as questões ambientais também envolvem esse processo educativo e quanto mais disseminar a responsabilidade com o meio ambiente estaremos contribuindo com uma sociedade mais harmônica e livre”, pontuou.
 
Para Jucilene Camargo, aluna do curso técnico em enfermagem, módulo 2, plantar árvore é um exercício que ajuda na preservação ambiental, mas também contribui para uma vida mais saudável. “Fui criada envolvida com a natureza, e para mim a natureza é a essência de nossa vida. Já garanti uma mudinha de Ipê amarelo e uma de amora que vou plantar em casa, pra mim funciona como uma terapia, o projeto está de parabéns”, concluiu.
 
Verde Novo – É um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, coordenado pelo Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) em parceria com o Instituto Ação Verde, Grupo Petrópolis, TV Centro América e Energisa.
 
#paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: foto horizontal engenheira florestal do Juvam ministrando a palestra, ela está de é em frente dos alunos, usa calça preta e a camiseta azul do projeto. Imagem 2: foto horizontal, estudantes do Grau Técnico fazendo uma selfie com uma plantinha na mão.
 
Leia mais sobre a Semana do Meio Ambiente:
 
 
 
Eli Cristina Azevedo
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  Mostra de dança reúne espetáculos e formação para artistas mato-grossenses
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  Mostra de dança reúne espetáculos e formação para artistas mato-grossenses

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  Governo de MT institui Sala de Situação para reforçar combate a incêndios florestais

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA