(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Tecnologia em nova escola entregue pelo Governo de MT anima estudantes: ‘Vejo muito potencial nas aulas de robótica”

Publicados

É bem Mato Grosso

Os estudantes estão empolgados com o novo prédio da Escola Estadual Assembleia de Deus, em Barra do Bugres, inaugurado nesta sexta-feira (24), principalmente por causa dos equipamentos e ferramentas tecnológicas disponibilizadas. Rafael Vieira Palermo, de 16 anos, tem interesse nos cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A nova unidade é resultado de R$ 5,4 milhões em investimentos do Governo de Mato Grosso. 

“Vejo muito potencial nas aulas de robótica, biblioteca equipada, plataforma do Mais Inglês MT e no uso do Chromebook em sala de aula”, disse o estudante, que está cursando o 2º ano do ensino médio.

A unidade dispõe de Smart TVs nas salas de aula, laboratório de robótica e um sistema de internet com cobertura em toda essa escola, além da plataforma de inglês e dos chromebooks.

A nova escola também foi aprovada pela estudante Emilieri Silva de Campos, de 16 anos. Ela diz que a nova estrutura da escola vai ajudar na aprendizagem. “Estou contente e feliz por estar matriculada aqui”, declarou.

Leia Também:  Pais e responsáveis devem atualizar cadastro escolar em unidades da rede estadual de ensino

O secretário de Educação do Estado, Alan Porto, afirmou que o novo prédio vai beneficiar toda a comunidade. “Entregamos não apenas uma nova escola, mas um espaço de convivência onde a comunidade estudantil vai passar a maior parte do seu dia agregando conhecimento e experiências de vida”, disse.

A inauguração contou com a presença do governador Mauro Mendes, secretários de Estado e parlamentares. Essa é a terceira escola estadual entregue neste ano e outras 31 novas unidades seguem em obras em todas as regiões do estado. 

Para o diretor regional de Educação do polo Tangará da Serra, Saulo Scariot, o entusiasmo é notório. “É visível nos estudantes, principalmente, que a autoestima está elevada. Afinal, são 36 ambientes com todo o conforto de mobiliários modernos, ar-condicionado, instalações com capacidade para uso em massa dos Chromebooks e Smart TVs pelos estudantes, material pedagógico atualizado, além de todos os investimentos contemplados pelas 30 políticas educacionais e mais de 130 ações desenvolvidas desde 2019”, destacou.

Já o diretor da unidade, Ourival Emerson Lenzo, disse que o grau de autoestima impacta significativamente em todos os aspectos da rotina escolar, desde o desempenho nas avaliações até a maneira como a comunidade se envolve nas atividades e lida com os desafios. “O poder público investe e o resultado aparece. Essa nova escola é a realização de um sonho antigo da comunidade”.

Leia Também:  Atletas de MT participam da maior competição esportiva para crianças e jovens com deficiência do país

Alan Porto reforçou a percepção do diretor ao analisar que uma escola como essa, entregue em Barra do Bugres, é responsável também por oferecer suporte emocional e acolhimento para que os estudantes se sintam respeitados e valorizados. “O nosso compromisso é com a qualidade da educação e com os resultados no aprendizado. As evidências das avaliações que fazemos bimestralmente indicam que estamos no caminho certo”, enfatizou.

A escola tem cerca de 1.300 estudantes do 7º ao 8º ano do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  Audiência Pública discute melhorias para a educação indígena

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  Desembargador Marcos Machado toma posse como presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA