(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Segunda edição do EduMotivacão teve participação de mais de 21 mil profissionais da Rede Estadual 

Publicados

É bem Mato Grosso

Mais de 21 mil profissionais da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso participaram do EduMotivação 2023, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) durante todo o mês de setembro.

A terceira e última etapa do projeto encerrou na última sexta-feira (20.09), em Confresa (1.060 km de Cuiabá), com a presença de professores, diretores, coordenadores e secretários escolares das 13 cidades que compõem a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Confresa.

A ação teve como objetivo estimular as práticas de integração entre os profissionais da Rede Estadual, valorizando o profissional e incentivando a atuação dos gestores educacionais no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2023.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, comemorou a finalização da segunda edição do EduMotivação, que proporcionou trocas, ensinamentos e boas risadas aos profissionais.

“Finalizamos mais uma edição do EduMotivação, e, dessa vez, com a participação de mais de 21 mil profissionais da Rede Estadual, além de prefeitos e secretários municipais que compõem os 141 municípios abrangidos pelas DREs. Essa ação é uma das políticas públicas do Plano Educação 10 anos, que busca fortalecer, motivar e acolher o profissional da nossa rede, através de ações que se expandem para as salas de aula. Com isso, eu tenho certeza que vamos nos destacar no avanço da área pedagógica e melhorar os índices de educação de Mato Grosso, com resultados excelentes dos nossos estudantes através da Saeb em 2023”, ponderou o secretário.

Leia Também:  Município de Querência é condenado a implantar Procon

Para o prefeito de Confresa, Ronio Condão, as ações do Governo de Mato Grosso, através da Seduc, têm sido fundamentais para o desenvolvimento da educação no município. “É muito gratificante ver como o governo tem investido e se preocupado com os profissionais que atuam nas escolas. Essas ações se juntam aos investimentos estruturais, tecnológicos e educacionais dentro e fora das escolas”, disse.

O prefeito ainda destacou as parcerias entre Estado e município para o desenvolvimento dos programas Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum e o Transcolar Rural.

Etapa Confresa

A professora Alda Patrícia, da Escola Estadual Cerejeiras, do município de Nova Bandeirantes, foi uma das que participaram do EduMotivação realizado em Confresa. para ela, o evento é a ferramenta que vai impulsionar a realização do Saeb em 2023, e que a ação motivacional veio no momento certo.

“Motivar os profissionais é um ato de acolhimento. Mostra que estão preocupados com a gente e que juntos vamos enfrentar as dualidades e demandas do cotidiano pedagógico”, afirmou, acrescentando que os aprendizados compartilhados ao longo do evento serão repassados em sala de aula e vão contribuir para o avanço da educação na região.

Leia Também:  "Governo já firmou quase R$ 6 bilhões em convênios para que investimentos possam melhorar a vida da população", afirma Fábio Garcia

Daiane Ferreira, professora da Escola Estadual Portal Da Amazônia, do município de Apiacás, também destacou a importância de motivar e acolher os profissionais que atuam em prol da Educação.

“OEduMotivação é uma ação que enfatiza a importância dos profissionais e se importa com o conjunto educacional, composto pelos professores, estudantes e as demais ferramentas que constroem a educação no nosso estado. Além disso, vale destacar o comprometimento das equipes que atuaram nas palestras e atividades dirigidas, unificando o nosso desenvolvimento neste projeto”, completou.

O diretor Mutua Mehinaku, da Escola Estadual Indígena Central Aiha, de Gaúcha do Norte, avaliou que a ação fomentou a reflexão necessária para que a comunidade escolar se fortaleça e alcance os objetivos.

“Nós temos vivido novos tempos, onde é necessário motivar a comunidade escolar e os estudantes todos os dias. Eu e minha equipe entendemos a importância de impulsionar a educação através dessas ações e estender o aprendizado, compartilhando o que aprendemos com os nossos estudantes em sala de aula”, declarou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  Governo prepara revitalização de parques urbanos da Capital; Zé Bolo Flô receberá R$ 800 mil em investimentos

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  Alunos da Escola Estadual Ulisses Cuiabano visitam a ALMT

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA