(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Rondonópolis lança projeto para incentivar talentos e prevenir uso de drogas

Publicados

É bem Mato Grosso

O projeto “Arte Jurídica”, lançado pela juíza Tatyana Lopes de Araújo Borges, titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Rondonópolis (212 Km a sul da Capital), tem como proposta promover em escolas públicas e particulares, principalmente em bairros considerados vulneráveis, oficinas para incentivar a descoberta de talentos artísticos de crianças e adolescentes
 
Na visão da magistrada, além de despertar possibilidades artísticas, o Arte Jurídica tem como ideia afastar crianças e adolescentes do contato e envolvimento com substâncias entorpecentes. O projeto também pretende realizar palestras para os estudantes com detalhamento das situações psicológicas, psiquiátricas e jurídicas provocadas pelas drogas.
 
Segundo a doutora, o Arte Jurídica, que vai ao encontro da Política Nacional de Drogas, integra Estado e sociedade por meio de atividades práticas para valorizar as habilidades das crianças e jovens para que possam ter poder de decisão e autonomia diante do universo cultural ao qual estão inseridos. “O projeto visa prevenir e combater o envolvimento do indivíduo com as drogas e com o crime, que delas decorrem, e trazê-lo, com verdadeiras perspectivas de futuro, ao maior sucesso profissional e pessoal”, frisou Tatyana Lopes.
 
A juíza apontou ainda que pretende levar a simulação de júris para o interior dos estabelecimentos de ensino para que a comunidade escolar, de forma geral, compreenda como funciona o instituto jurídico e a ligação entre efeito e causa que envolve a dependência química e outros delitos, a exemplo de casos considerados crimes dolosos contra a vida, cuja competência é do Tribunal do Júri.
 
A reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora-doutora Analy Polizel, colocou a instituição de ensino superior à disposição do projeto, comprometendo-se a também envolver estudantes na execução do projeto conforme a área de cada curso.
 
O capitão Gilmarkes Rodrigues dos Santos, da Polícia Militar, ressaltou a importância de ações como essa para a prevenção de crimes em sentido amplo, já que o uso de substâncias entorpecentes é a causa de diversos outros crimes. O policial prometeu envolver no Arte Jurídica o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido no Estado pela Polícia Militar.
 
O lançamento do projeto, com a participação da Orquestra Musical Harmonia Celeste, conduzida pelo maestro Rogério Cardoso, também foi prestigiado pelo promotor de Justiça Fernando Bosso, pelo jurista Stalyn Paniago, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), diretores de escolas municipais e estaduais, membros da sociedade civil e voluntários do projeto.
 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagens. Foto 1 – imagem colorida em formato horizontal: apresentação da orquestra Harmonia Celeste. Foto 2 – imagem colorida em formato vertical: doutora Tatyana Lopes.
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia Também:  Moradores de comunidade de Chapada dos Guimarães participam do processo de formatação do turismo rural
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  No Dia Internacional da Mulher, Procon-MT destaca direitos das consumidoras

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  "Governador construiu não só um projeto de ferrovia, mas todo um projeto logístico para MT", afirma diretor de multinacional

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA