(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Programa Corregedoria Participativa visita lideranças e cartórios de Sorriso

Publicados

É bem Mato Grosso

Servidores, magistrados, imprensa, operadores do Direito e usuários da Justiça são o público alvo do Programa Corregedoria Participativa. A equipe da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso começou esta semana e realiza até a próxima sexta-feira (3/3) os serviços levados pelo programa nas comarcas de Sorriso (420 km ao Norte) e Vera (distante 458 km ao norte de Cuiabá).
 
Além das correições presenciais nas comarcas visitadas, há reuniões com cada segmento. Oportunidade em que surgem indicações para que a Justiça flua de forma mais célere e eficaz. No mesmo momento o corregedor-geral, desembargador Juvenal Pereira da Silva, conhece a estrutura de cartórios e conversa com autoridades locais. “Esta é uma chance de mostrarmos o que a Corregedoria faz na prática pela sociedade. Por exemplo, fiscalizamos os cartórios para saber como está o atendimento, ouvimos cada ente sobre o que deve ser aprimorado para ofertarmos os melhores serviços aos usuários da Justiça e agimos da melhor maneira para atender a todos”, explicou o corregedor.
 
Os cartórios do 1º e 2º Ofício foram vistoriados pelo corregedor. Na sequência, ele foi recebido pelo prefeito do município Ari Lafin, pela primeira-dama Jucélia Ferro e secretários. Em pauta, temas como saúde, segurança pública e adoção. A equipe da CGJ-MT também esteve na sede da Ordem dos Advogados – 17ª Subseção e foi recebida pelo presidente Fernando Mascarello, pela advogada Karina Wu Zorub e demais membros da diretoria. “Temos muito respeito pelos operadores do Direito. É muito bom termos espaço para o diálogo, estreitarmos laços e ouvir só elogios em relação ao trabalho prestado nas unidades judiciais aqui da comarca”, disse o corregedor.
 
O programa segue nesta quarta-feira (1º/3). A equipe do Corregedoria Participativa desenvolve os trabalhos na Comarca de Vera. Às 9h a conversa será com os veículos de comunicação da imprensa local, na sequência, haverá reunião com magistrados e servidores, equipe técnica e gestores judiciários. Às 10h, o corregedor visitará o prefeito Moacir Luiz Giacomelli, às 11h, reunião com Ministério Público. No período da tarde a equipe visita a Delegacia de Polícia Civil, o 1º Pelotão de Polícia Militar e por volta das 15h30, a Casa Lar Aconchego.
 
#Paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Imagem única: foto horizontal colorida. O corregedor está atento às explicações da cartorária de Sorriso. Ao fundo várias pessoas continuam trabalhando.
 
Gabriele Schimanoski / Ranniery Queiroz 
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia Também:  Organizadores abrem pré-inscrição para audiência pública no dia 28
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  Governo publica edital de licitação para construção do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  Sema concede 1º Selo "Iniciativa Amiga da Reserva da Biosfera do Pantanal" a empresa do setor energético

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA