(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

MPMT apresenta projeto Água para o Futuro à Prefeitura de São Paulo

Publicados

É bem Mato Grosso

A equipe técnica do Água Para o Futuro apresentou o projeto a técnicos da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) do Município de São Paulo, na tarde de quarta-feira (23). A reunião virtual foi solicitada pela diretora da Divisão de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial (DEAPT) da Coordenação de Planejamento Ambiental, Lígia Pinheiro. “Tive contato com o excelente trabalho de mapeamento de nascentes de Cuiabá e solicitei a possibilidade de apresentação da metodologia para uma equipe da SVMA”, contou.

Lígia Pinheiro explicou que recentemente foi aprovado o Plano de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (Planpavel) em São Paulo, e que entre as ações para a implementação do plano estão a elaboração de um programa de conservação e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), o que prevê o mapeamento de nascentes. “Será muito enriquecedor para nós conhecer mais profundamente o trabalho do Ministério Público de Mato Grosso, sobretudo os desafios do mapeamento nas áreas urbanas e quais estão sendo os desdobramentos desse mapeamento”, argumentou.

Desenvolvido pelo Ministério Público de Mato Grosso desde 2015, o Água para o Futuro busca garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável por meio da identificação, preservação e recuperação de nascentes. Na reunião de trabalho, o MPMT explicou o que é o projeto, os procedimentos metodológicos, apresentou os principais resultados alcançados e esclareceu as dúvidas dos técnicos da SVMA.

Leia Também:  Gaeco-MT deflagra Operação "Cilada"

“Os questionamentos foram com relação aos desafios para implantação, como começou, origem dos recursos para execução do projeto, utilização do aplicativo e a parceria com a concessionária de água e esgoto”, relatou o coordenador-técnico da inciativa, Abílio José Ferraz de Moraes. Segundo ele, após essa capacitação inicial dos técnicos da secretaria, a orientação é que o Município busque parceria com o Ministério Público de São Paulo para dar início ao projeto.

Resultados – O Água para o Futuro está em funcionamento em 13 municípios mato-grossenses: Alto Araguaia, Alto Taquari, Araputanga, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Itiquira, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Tangará da Serra e Várzea Grande. Mais de 4 milhões de m² de APPs foram delimitados e são diariamente consultados pelos órgãos de fiscalização e licenciamento ambiental, 420 nascentes foram catalogadas e 80 estão em recuperação.

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  Governo de MT tem R$ 5,53 bilhões em convênios com prefeituras para desenvolver todas as regiões do Estado

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  Movimento Maio Amarelo 2023 alcança mais de 15 mil pessoas em todo Estado

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA