(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Governo amplia oferta de cursos de qualificação e estimula inclusão de trabalhadores no mercado de trabalho

Publicados

É bem Mato Grosso


Visando a inclusão no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), através da Secretaria Adjunta de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), oferece cursos gratuitos destinados às famílias do Programa SER Família Qualificação inscritas no Cadastro Único.

Os cursos são realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Em visita à sede do Senac no bairro Boa Esperança, Rosamaria Carvalho, secretária da Setasc, declara que esta ação mostra que mais uma vez o governador Mauro Mendes se preocupa com o cidadão que busca ser inserido no mercado de trabalho.

“A qualificação profissional é essencial para que o trabalhador consiga um emprego gerando renda para sua família. Ofertamos diariamente diversas oportunidades pelo Sine, mas falta o trabalhador estar qualificado para a vaga”.

Já estão em andamento 50 cursos em vários municípios do Estado, como Alta Floresta, Barra do Garças, Campo Verde, Colíder, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Várzea Grande. Os cursos ofertados estão nos eixos de Informação e Comunicação; Gestão e Negócios; Ambiente e Saúde; Produção alimentícia; Produção Cultural e Design; e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

De acordo com o gerente do Senac, Hugney Garcia, a parceria com a Setasc só traz benefícios para a população. “Este processo é muito importante porque após a conclusão destes cursos, esses alunos se tornam profissionais qualificados, tendo mais chances de ser inseridos no mercado de trabalho”, afirma.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno é liberado em meia pista para veículos leves

Jeane Moraes, instrutora do curso de cozinheiro, diz que é privilegiada em contribuir com a formação profissional de tantas pessoas. “As pessoas valorizam o curso e cada ensinamento que repassamos. Recentemente eu ministrei um curso também pela Setasc, em parceria com o Senac, sobre pães e suas derivações. As alunas saíram maravilhadas por aprenderem desde a receita, produção, forma legal de embalagem dos alimentos e como comercializá-los. Fico feliz quando recebo mensagens dizendo que estão se tornando empreendedoras. Todo final de curso eu me emociono, porque a gente vê em cada coraçãozinho a sementinha plantada da gastronomia que é a minha paixão”, declara.

Para Juliana Nogueira, aluna de Jeane, é uma oportunidade única de conhecimento e agradece pela iniciativa do Governo do Estado em proporcionar esta qualificação profissional.

“É uma iniciativa maravilhosa. Eu tenho noções básicas de cozinha, mas agora eu estou aprofundando todo esse conhecimento e tenho certeza que isso vai me colocar no mercado de trabalho de uma forma muito mais rápida. Meu sonho é montar um café bistrô rústico, estilo casa de vó para fazer comidas que tragam uma memória afetiva”, confidencia.

Leia Também:  MPMT aciona município para evitar fechamento de escola rural

Já no bairro Ribeirão do Lipa, na Comunidade Sant’Ana, onde está sendo ministrado o curso de Libras, o professor e intérprete, Idevaldo Pereira, diz que iniciativa só tende a crescer. “Em vários lugares como os órgãos públicos há a necessidade de pessoas qualificadas como intérprete e o curso oportuniza, além da qualificação profissional à população, mas também capacita essas pessoas a se comunicarem com os surdos”, declara.

Enfatizando a mensagem de Idevaldo, sua aluna Luzinete diz que é necessário e um dever de todos aprender a linguagem de sinais, porque a sociedade tem que incluir ao invés de excluir a população surda.

Senai

Já estão também em andamento 11 cursos realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas estão distribuídas nos municípios de Aripuanã, Cuiabá, Poconé, Rosário Oeste, Várzea Grande e Nova Mutum, nas áreas de Gestão, Tecnologia de Informação e Construção Civil, como: Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Operador de Computador, Pedreiro de Alvenaria, Revestimento entre outros.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  Deputados aprovam projeto que cria estrutura para gabinetes de juízes auxiliares

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  CNPG avalia medidas adotadas contra atos antidemocráticos

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA