(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Corregedoria lança dois manuais com intuito de padronizar ações

Publicados

É bem Mato Grosso

Pensando em facilitar, uniformizar e estabelecer um padrão à Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje) lança dois novos manuais: a criação do “Manual de Rotina do Juizado Especial Cível”, uma ação do Projeto Juizado de Excelência e a atualização do “Manual do Usuário – Juiz Leigo”.
 
O Manual de Rotina do Juizado Especial Cível foi criado para padronizar todos os procedimentos dos Juizados Especiais Cíveis do Estado. Ele foi escrito pelos servidores da Secretaria Unificada dos Juizados Especiais, composto pelos Juizados Especiais Cíveis do Jardim Glória e Cristo Rei (Comarca de Várzea Grande), Juizados Especiais Cíveis sediados no Complexo Maruanã (1º, 2º, 4º e 6º Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Cuiabá), sob a coordenação da juíza, Viviane Brito Rebello e o apoio do Daje. Em suas 139 páginas você encontra informações sobre qual a melhor maneira e a mais célere para que o processo ande independente do juizado, contendo todas as fases do processo. Entre elas distribuição, criação e classificação da demanda, como redistribuir a ação, Pauta Concentrada, minuta de acordo até a audiência de conciliação em execução de título extrajudicial. O manual foi aprovado pelo Provimento Nº 37 do TJMT/CGJ, de 1º de novembro de 2022.
 
“Neste documento trazemos todos os procedimentos que devem ser feitos pelo Juizado Especial Cível, com intuito de padronizar as atividades. Com a uniformização você consegue que as partes, como os advogados, saibam como o processo vai andar independente do juizado, o que traz segurança. Entendemos que esse manual traz hoje qual é o melhor caminho do processo para que ele seja mais célere e eficaz. Outro ponto considerado, é que com o manual será mais fácil treinar os servidores ou estagiários que estão vindo de outras atividades ou entrando no Judiciário. O que trará mais agilidade”, explica a juíza idealizadora do projeto, Viviane Brito Rebello, responsável pelo Juizado Especial Cível do Bairro Jardim Glória na Comarca de Várzea Grande.
 
Já o manual do juiz leigo traz, em suas 96 páginas, informações úteis para a execução do trabalho diário do juiz leigo, desde os programas, sistemas utilizados pela Justiça Estadual, como PJe, telefones e e-mails úteis, até as normas que regem suas atividades. Ele foi aprovado pelo Provimento Nº 36 do TJMT/CGJ, também de 1º de novembro de 2022.
 
“Observamos à necessidade de atualizar o manual já que tivemos novas normativas e mudanças em alguns conteúdos. Neste documento que foi pensado para facilitar a vida, principalmente dos novos juízes leigos, será possível conhecer os sistemas utilizados, canais de comunicação, como telefones úteis e informações importantes aos profissionais”, detalha a diretora do Daje, Karine Márcia Lozich Dias.
 
Ambos os manuais estão disponíveis para consulta no site da Corregedoria.
 
 
 
#ParaTodosVerem: esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Foto 1: Horizontal e colorida. Capa do Manual Juiz Leigo, nele aparece à estátua da Justiça Cega, ela segura uma balança.
 
Larissa Klein 
Assessoria de Imprensa CGJ
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia Também:  Sema apresenta resultados de 2023 e metas e estratégias para 2024
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  SER Família Capacita forma 37 mulheres em cursos na área de construção civil

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  Defesa Civil abre inscrições para seminário sobre redução do risco de desastres

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA