(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Corpo de Bombeiros ativa sala de monitoramento via satélite em Alta Floresta

Publicados

É bem Mato Grosso


As ações estratégicas de proteção e combate aos incêndios dentro do bioma Amazônia foram reforçadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) a partir desta segunda-feira (07.02), com a ativação da Sala de Situação Descentralizada pelo 7º Comando Regional (CIBM), em Alta Floresta (a 803 km de Cuiabá).

Esse espaço está equipado com recursos tecnológicos para o monitoramento via satélite da floresta. Além disso, Governo de Mato Grosso entregou um caminhão auto tanque de combate aos incêndios, comprado com recursos próprios, totalizando R$10 milhões em investimentos a partir do Programa Mais MT.

“Estamos fortalecendo a nossa estrutura dos Comandos Regionais dos bombeiros no Estado para os trabalhos de combate aos incêndios florestais dentro do Pantanal, Cerrado e na Amazônia. A chegada deste novo veículo é resultado de investimento do Governo do Estado para aparelhar as forças de segurança”, declarou o comandante-geral do CBMMT, Alessandro Borges.

O prédio da moderna Sala Descentralizada, possui 400m², com setores de comando e controle, além de cozinha, refeitório, sala de estudos e banheiros. Toda essa estrutura é resultado da parceria entre Estado e o Ministério Público do trabalho, que destinou R$958 mil, recurso oriundo de ação civil pública do Ministério Público do Trabalho.

Leia Também:  Primeira-dama de MT organiza almoço especial com serviços de beleza para celebrar o Dia das Mães

Na prática, o conjunto de recursos tecnológicos vai permitir aos militares uma atuação mais abrangente no monitoramento do uso do fogo na zona rural, controle de queimadas, identificar queimadas ilegais, pontos mais críticos e o panorama da cobertura vegetal da floresta, além de outras demais ações e proteção o bioma Amazônia.

Outra importante ação será o Projeto Social Bombeiros do Futuro, que tem a proposta atender crianças de oito a 12 anos, com a finalidade de auxiliar na formação do cidadão.

O comandante do 7 ª CIBM, tenente coronel BM Ranie Sousa, destacou que a realização desse projeto resultará em uma melhor prestação de serviço à sociedade, principalmente no período mais intenso da estiagem em 2022, além disso, vai ampliar a capacidade de atendimento do projeto social bombeiros do futuro (PSBF) em toda a região de Alta Floresta.

A construção desta estrutura faz parte do projeto “Proteção da Amazônia” elaborado pelo CBMMT para política de prevenção, preparação, resposta e responsabilização dos incêndios florestais na Região alto do Tapajós, compostos pelos municípios: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Paranaíta.

Leia Também:  "Meu filho está radiante e eu só tenho a agradecer", afirma mãe de autista sorteado para assistir treino do Cuiabá

O 7 ª CIBM ainda recebeu um caminhão modelo auto tanque de combate a incêndio. O veículo zero quilômetro possui recurso tecnológico de combate aos incêndios; bomba que permite o rápido enchimento do tanque e com capacidade para armazenar e transportar 10 mil litros d’água em apenas 30 minutos; e tração 4×4 que garante força para que o veículo tenha excelente desempenho em solo irregular, podendo chegar a locais de difícil acesso. Outro importante recurso é o canhão para o lançamento d’água diretamente nas chamas mais distantes. 

Serviço

A 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar “7ª CIBM”, fica localizado na Av. Perimetral Rogério Silva, nº. 3251, Setor B, em Alta Floresta-MT.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  Sem energia elétrica, Fórum da Comarca de Colniza suspende expediente

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  Procuradoria Especializada encaminha Nota Técnica a prefeitos de MT

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA