(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Comunidade quilombola recebe pela primeira vez curso de capacitação gratuito do Governo de MT

Publicados

É bem Mato Grosso

Mulheres da comunidade quilombola Distrito do Chumbo, em Poconé (102 km de Cuiabá), recebem pela primeira vez um curso do Programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes, gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e executado pelo Senai-MT. O curso de Costureiro Industrial, que conta com a participação de 20 alunas, foi muito aguardado pela comunidade.

Dona Fátima Benedita da Silva, de 52 anos, que é cozinheira em uma fazenda próxima ao distrito, é uma das alunas que esperava pelo curso. Ela sempre teve o sonho em aprender o ofício de forma mais aprofundada e profissional.

“Sempre tive esse desejo, o sonho em aprender a costurar. A gente sabe o básico do básico, mas aqui temos a oportunidade de ter um certificado profissional. Esse programa é maravilhoso, muito bom mesmo. Eu não esperava ter esse curso aqui e olha só como estamos hoje. É a primeira vez que temos isso aqui e estamos muito motivadas. Às vezes aparece alguém correndo atrás de costureira e a gente sabendo o ofício, pode pegar o trabalho e assim, aumentar a nossa renda. Outro sonho agora é comprar a minha máquina e tenho certeza que será uma mudança de vida”, disse Dona Fátima.

Se por um lado há a aluna com o sonho em aprender o ofício de forma mais aprofundada e profissional, do outro lado há a professora do curso, Jandira Marta Nicolau, costureira há 19 anos, que sempre teve o sonho de poder repassar o seu conhecimento na área da costura para todos, principalmente às mulheres do Distrito do Chumbo.

“Poder ensinar e passar para frente é muito gratificante, porque a pessoa tendo uma profissão, há a mudança de vida. É dar condições para que as pessoas tenham uma renda e eu fico feliz em fazer parte disso, ajudando não só a minha comunidade, mas todos ao entorno, como para aqueles de Cangas. As meninas são muito esforçadas e este curso caiu como um presente de Deus. Agradeço ao Governo de Mato Grosso por esse programa que já está mudando a vida de muitas pessoas do nosso Estado”, declarou.
Idealizadora do programa, a primeira-dama de Mato Grosso Virginia Mendes destaca que o programa nasceu com o propósito de dar oportunidade e perspectiva de vida para todas as pessoas. “Ver o SER Família Capacita alcançar diferentes regiões e povos do nosso Estado me deixa extremamente feliz. Com certeza esse aprendizado vai transformar a vida dessa comunidade”, disse a primeira-dama de Mato Grosso.

De acordo com a superintendente de Promoção do Trabalhador da Setasc, Danielli Santos, o programa visa oportunizar a qualificação de pessoas para a entrada no mercado de trabalho, não importando a distância das comunidades.

Leia Também:  Procon-MT alerta consumidores sobre golpes envolvendo o programa de passagens aéreas Voa Brasil

“Ficamos muito felizes em ver uma turma cheia como esta, com a participação da população. Este programa, idealizado com muito carinho pela nossa primeira-dama, Virginia Mendes, é gratuito para os mato-grossenses e convocamos a todos que queiram se qualificar. Não importa a distância do município, distrito ou comunidade porque o nosso objetivo é qualificar as pessoas, para que elas tenham uma profissão e uma renda digna. São mais de 50 mil vagas distribuídas entre 75 cursos ministrados pelo Senai, com todo o custo coberto pelo Governo de Mato Grosso”, afirmou a superintendente.

A coordenadora pedagógica do Senai, Ana Cristina da Silva Araújo, destacou que o objetivo da instituição é transformar vidas e que o Programa SER Família Capacita tem um papel importante para que isso aconteça em todo o Estado de Mato Grosso.

“Para que esse objetivo seja alcançado, programas como o SER Família Capacita são muito importantes para o Senai, porque conseguimos levar novos cursos e oportunidades para as comunidades mais distantes e carentes. Sabemos que trazer cursos como este para esses locais dá às pessoas mais oportunidade de mudança de vida. E este é o nosso papel, junto com o Governo de Mato Grosso, fazendo a transformação do nosso Estado”, finalizou.

Leia Também:  Governo de Estado entrega caminhões pipa para municípios de MT: "ferramenta para salvar vidas"

Cursos do SER Família Capacita

Para saber mais sobre o Programa SER Família Capacita e seus cursos, basta acessar o site da Setasc por meio do endereço eletrônico www.setasc.mt.gov.br/serfamiliacapacita.

No local é disponibilizado o link para a pré-inscrição nos cursos oferecidos em todos os 142 municípios de Mato Grosso e também o link do Senai, com informações sobre os cursos oferecidos.

As informações também podem ser acessadas por meio dos telefones 0800 777 9737 e (65) 99806-3806 (WhatsApp).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  Procon-MT alerta consumidores sobre golpes envolvendo o programa de passagens aéreas Voa Brasil

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  Encontro chega ao fim após maratona de palestras sobre sustentabilidade e inovação

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA