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É bem Mato Grosso

Cesar Miranda e Imac discutem ampliação de mercado para Mato Grosso na maior feira de alimentos do mundo

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É bem Mato Grosso


O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, participa nesta semana da Gulfood, principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Nesta quarta-feira (16.02), ele se reuniu com representantes da Apex Brasil e conversou com empresários para expansão do mercado das proteínas animal e vegetal, produzidas no Estado, para os Emirados Árabes Unidos.

“Essas missões no exterior são importantes para a abertura de mercado e para entender como posicionar o Estado dentro do cenário mundial como um dos maiores players no que diz respeito à produção de proteínas animal e vegetal”, destacou Cesar Miranda.

Na avaliação do secretário, Mato Grosso tem papel de destaque “por ter assumido o protagonismo ao colocar em prática a produção sustentável, estando aliadas a qualidade e a quantidade”.

Para Antônio Lopes, analista de negócios da Apex Brasil que atua nos Emirados, o mercado está aberto para produtos que o Estado é líder em produção. “O importante é entender e agregar valor aos produtos e ter a indústria participando junto com o estado”, destacou, acrescentando que essa agenda é de médio e longo prazo.

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O representante do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) no evento, Bruno de Jesus Andrade, ressaltou que o trabalho precisa ser constante, uma vez que na pecuária “tudo é feito hoje para que os resultados sejam colhidos entre 5 a 10 anos”.

“Uma agenda permanente e com presença no mercado mundial é fundamental para que sejamos mais competitivos”, disse.

“Sabemos dos nossos entraves de logística e para superarmos isso precisamos ter um produto melhor e com bons parceiros comerciais. O que queremos e estamos plantando é para que, daqui um tempo, quando os empresários olharem para o Brasil, o pensamento seja em investir em Mato Grosso”, finalizou Cesar Miranda.

Também acompanham as agendas a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, o presidente do MT Par, Wener Santos, a assessora de Assuntos Internacionais, Rita Chiletto, a vice-presidente da Associação dos Aquicultores do Estado de MT (Aquamat), Patrícia D’Oliveira Marques, o secretário de Turismo de Chapada dos Guimarães, Alexandre Severino, e o professor da IFMT, Adriano Breuning.

Fonte: GOV MT

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MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

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 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

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A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

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Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

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