É bem Mato Grosso
Câmara de Cuiabá arrecada leite materno suficiente para alimentar mais de 250 bebês em UTI Neonatal
É bem Mato Grosso
Com o intuito de incentivar as doações de leite materno ao Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, a Sala da Mulher da Câmara de Cuiabá realizou, nesta quarta-feira (15), a campanha Boa Ação é Doação- Leite Materno, que irá beneficiar bebês que estão em tratamento na UTI Neonatal.
Na Sala de Amamentação Ernestina Ferreira Nascimento, inaugurada em maio deste ano, diversas lactantes contribuíram com a campanha. O encontro arrecadou cerca de cinco litros de leite materno.

Segundo o coordenador do Banco de Leite do Hospital Geral Marcus Vinícius de Carvalho cada 200 ml é suficiente para alimentar 10 bebês. “Os litros de leite arrecadados hoje na Câmara de Cuiabá serão suficientes para alimentar 250 bebês. A doação de leite materno é sempre muito bem vinda”, destacou
“Nós mães acabamos desperdiçando esse leite ao invés de fazer uma doação que é algo tão simples, rápido e fácil. Eu achei muito legal e bonita essa iniciativa”, comentou a modelo Thayna Mello.
A voluntária da Sala da Mulher, Amabila Camargo e a coordenadora da Sala da Mulher, Jéssica Fernandes, que articularam a parceria com a unidade de saúde, acompanharam as mães durante todo o mutirão.
“Agradeço todas as mães que vieram e doaram o seu leite, agradeço ao banco de leite do hospital e ao vereador Juca do Guaraná que nos apoiou nessa iniciativa. Estamos muito felizes com a campanha, esse é o papel da Sala da Mulher da Câmara Municipal, ajudar umas às outras”, disse Amabila.
O presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB) parabenizou as mães que fizeram a doação e destacou o trabalho do Legislativo em prol de ações que beneficiem a saúde do município.
“Essa ação demonstra o compromisso desta Casa de Leis com as mulheres. Nosso papel, como poder público, é ajudar aqueles que precisam. Hoje fico feliz em ver que em 35 dias após a inauguração, a Sala de Amamentação segue honrando seu compromisso, com campanhas que vêm ao encontro das necessidades das mulheres. Agradeço a todos os envolvidos. Esse evento é um marco na história da Câmara Municipal de Cuiabá em parceria com o Hospital Geral”, destacou.
A enfermeira Maria de Lourdes, frisou que o hospital precisa de doações e que, atualmente, 20 crianças estão em tratamento na UTI. “Leite é vida, leite salva vidas. A maioria das mães que têm bebês na UTI não conseguem tirar o leite, então, é necessário que seja feita essa doação de leite de outras mães que estão produzindo, com seus bebês saudáveis”, explicou.
A sociedade contra o crime
MIRANDA MUNIZ: Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz
Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.
Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.
É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.
Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.
Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?
Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.
A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.
Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.
Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.
Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.
Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.
Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.
* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho barbecue
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho Bolonhesa
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Gelatina Mosaico
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Couve refogada
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
PIB agropecuário cresce 21,6% e impulsiona a economia do País. Mato Grosso é destaque
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Brasil se torna o primeiro país do mundo a exportar frango para Israel
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Paraná alcança maior produção semestral de frangos e suínos da história
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Puxada pelo agronegócio, balança comercial atingiu recorde de US$ 9,767 bilhões em agosto

