(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Autoridades destacam o fortalecimento nas comarcas com a posse dos 25 juízes(as) substitutos(as)

Publicados

É bem Mato Grosso

A posse de 25 novos juízas e juízes substitutos(as), nessa quarta-feira (26 de julho), faz parte das iniciativas de fortalecimento e investimento no Primeiro Grau de Jurisdição, realizadas pela atual gestão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), presidida pela desembargadora Clarice Claudino da Silva, para promover e aproximar a Justiça, desafogar processos e dar andamentos mais céleres às demandas da sociedade nas comarcas mato-grossenses.
 
As autoridades presentes na solenidade destacaram a importância das nomeações e o que significam, principalmente para o jurisdicionado, que está no interior e busca os Fóruns, nas 79 comarcas, que passarão a contar com os novos magistrados(as).
 
De acordo com o corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, a posse dos novos magistrados atende o objetivo do Judiciário em ter a Justiça presente em cada Comarca do Estado.
 
“Hoje estamos a dar posse a 25 novos magistrados que vão suprir parte dessa lacuna que temos no Primeiro Grau. O nosso objetivo é atender de forma célere e eficiente, com a prestação da Justiça, a todos os jurisdicionados e cidadãos do nosso Mato Grosso, sem qualquer distinção.”
 
A vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, destaca que este ato de valorização do Primeiro Grau de Jurisdição representa o cumprimento de um princípio constitucional da Administração Pública, a eficiência. “Se nós temos Comarcas que estão vagas, sem um titular, nós não temos produção. Então precisamos cumprir esse princípio. A população tem direito de ter a Justiça perto de si e o acesso aos juízes titulares das Comarcas.”
 
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB/MT), Gisela Alves Cardoso, afirma que a posse dos 25 juízes substitutos é fundamental, principalmente para as Comarcas do interior.
 
“Quero externar a alegria da advocacia mato-grossense em receber mais 25 novos magistrados. Nossas Comarcas do interior são as que mais sentem a ausência desses juízes, que exercem um papel muito importante e que vai muito além de julgar um processo. Eles têm a função também de promover a pacificação social. Então hoje é um dia para comemorar o sistema de Justiça do nosso Estado.”
 
O subprocurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Marcelo Ferra de Carvalho, ressalta que a nomeação é um passo a mais para melhoria dos serviços, que já são de muita qualidade.
 
“O Ministério Público Estadual também fica muito feliz em ver o incremento da quantidade de juízes, especialmente no interior de Mato Grosso. O Poder Judiciário é de suma importância para a sociedade, tem inúmeras demandas. E a sua estruturação, seja através de membros, servidores ou tecnologia, possibilitará à sociedade uma melhor prestação judiciária.”
 
Os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Claudio Antônio Marques da Silva e Rosangela Maria Telles, são casados e vieram a Mato Grosso especialmente para prestigiar a posse de um ex-aluno e colaborador, o agora juiz substituto Fernando Akio Maeda. Eles aproveitaram para compartilhar o sentimento de encanto com a solenidade e a estrutura do TJMT.
 
“Estamos muito felizes pela posse desse nosso ex-aluno. Ele trabalhou no gabinete da minha esposa, desembargadora Rosangela Maria Telles, e se esforçou bastante para ingressar na magistratura. É um projeto de vida que traz muitos sacrifícios e é por isso que estamos tão felizes. Também ficamos impressionados com o TJMT, que é um Tribunal muito bem estruturado”, avalia o desembargador do TJSP.
 
“Vim prestigiar essa solenidade com muito orgulho. Estou surpresa positivamente com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O evento foi maravilhoso e os 25 empossados estavam radiantes de felicidade, prontos para trabalhar pelo Judiciário. Entendo que o TJMT ganhou muito com esta posse”, conclui a desembargadora.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: dispositivo de autoridades. da esquerda para a direita está representante da Defensoria Pública, a presidente da OAB-MT, procurador Marcelo Ferra, presidente Clarice Claudino e juíza Edleuza Zorgetti.
Segunda imagem: Corregedor, vice-presidente, juíza empossada segura o termo de posse e presidente Clarice estão em pé e posam apra foto.
Terceira imagem: presidente da OAB-MT faz discurso. Ela usa camisa de manga comprida preta e branca. atrás dela aparecem as bandeiras do Brasil e de Mato Grosso. Quarta imagem: Marcelo Ferra, representando Ministério Público falando ao microfone. Ele é um homem branco, magro, usa terno azul, camisa clara e gravata cinza.
 
Saiba como foi a posse:
 
 
Marco Cappelletti/ Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  19ª Semana Nacional e XIV Mostra Estadual terão início nesta terça-feira, 18, em Cuiabá
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  MT Hemocentro coletou 39 mil bolsas de sangue e ajudou a salvar até 100 mil pacientes em 2023

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  Governo de MT abre credenciamento de imprensa para coletiva com o governador Mauro Mendes e posse de secretários

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA