(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

19ª Semana Nacional e XIV Mostra Estadual terão início nesta terça-feira, 18, em Cuiabá

Publicados

É bem Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI) dará início, nesta terça-feira, 18.10, às 18h, à 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e à XIV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). O evento segue até o dia 20 de outubro e pode ser acompanhado presencialmente na Escola Técnica Estadual (ETE), de Cuiabá, e pela plataforma – www.tecmt.com.br . A estimativa é a de que o evento receba mais de 2 mil pessoas.

A abertura terá apresentação da Cia Sinfônica do Serviço Social da Indústria (SESI), enquanto a SECITECI fará o lançamento da Revista Educação C&T (Ciência e Tecnologia), com o tema “Memória e Itinerários da Educação Profissional das Escolas Técnicas Estaduais de Mato Grosso”. A edição traz a trajetória das escolas técnicas na implementação de cursos profissionalizantes e sua contribuição no processo de desenvolvimento regional.

A noite de abertura será encerrada com a palestra magna ‘Ciência + Sustentabilidade = Evolução’, com o palestrante Will Namem, físico e cofundador do Projeto ‘Ciência em Show’. A palestra traz a apresentação de experimentos científicos e reúne ciência, diversão, criatividade e muita interação com o público. Um verdadeiro show de ciência.   

Leia Também:  Parceria entre Governo de MT e Marinha leva serviços de saúde a comunidades ribeirinhas

O evento – Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, a Semana Nacional tem como foco a popularização ciência junto à sociedade e seus avanços nestes 200 anos. A Semana é uma realização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), sob a organização da SECITECI.

Simultaneamente, Mato Grosso também realiza a XIV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). Foram selecionados 43 trabalhos de escolas da rede pública e privada de ensino de todo o Estado. Vinte destes trabalhos serão apresentados de forma presencial. Os outros 23 trabalhos, no formato online, pelo link  www.tecmt.com.br 

A proposta é estimular a participação de estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e de alunos dos ensinos médio, médio técnico e profissionalizante. Os alunos foram desafiados a desenvolver ideias e soluções nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia e Economia Criativa. As soluções devem ser capazes de dinamizar as relações econômicas na busca pela superação das desigualdades regionais.

A

A MECTI também contará com atividades simultâneas, como o “Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências)”, com a fantástica ‘Carreta da Ciência’, palestras, oficinas, exposições e vitrines tecnológicas promovidas pelas instituições parceiras.

Leia Também:  Inscrições para o "Prêmio Justiça e Inovação" terminam nesta segunda-feira (12)

A XIX Semana Nacional é uma realização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), e conta com a participação de parceiros como a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT), Parque Tecnológico, Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Instituto Farmun, Museu Dom Aquino, Centro de Recondicionamento de Computadores (RECYTEC), startup Estuda.com e Supergeeks Escola de Robótica. 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

A sociedade contra o crime

MIRANDA MUNIZ:  Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!

Publicados

em

 Dr. Lúdio: colar no Lula para chegar ao 2º turno!
* Miranda Muniz

Na eleição de 2022, Lula teve 38,5% dos votos em Cuiabá. Na minha percepção, se as eleições presidências fossem hoje, o percentual de votos para Lula certamente seria bem maior.

Por outro lado, a dita polarização Lula X Bolsonaro (esquerda X direita), que alguns tentam inutilmente e desesperadamente combater, permanece firme e forte e, fatalmente será a tônica nas disputas vindouras, sobretudo nas maiores cidade.

É com base nesta realidade objetivo que devemos traçar as estratégicas eleitorais do pré-candidato da Federação Brasil da Esperança, Dr. Lúdio, para alcançar o segundo turno.

Hoje as pesquisas sobre a sucessão na Capital, apontam uma liderança do Botelho, no patamar de 30%, seguida por Abílio, na casa dos 20% e do Dr. Lúdio, com cerca de 15%.

Ante a esse quadro, qual a tática mas acertada para impulsionar a candidatura do Dr. Lúdio e leva-lo ao segundo turno?

Tenho visto e ouvido algumas falas do Dr. Lúdio na mídia onde a tónica é centrada no discurso do “candidato de toda a Cuiabá”; “candidato do diálogo”, etc, e que na sua futura gestão se preocupará apenas com os “problemas de Cuiabá”. Também procura fugir da polarização “Lula X Bolsonaro”, sob o argumento de “nem Lula nem Bolsonaro moram em Cuiabá”.

Leia Também:  Cine Teatro Cuiabá exibe documentário sobre o poeta Antônio Sodré nesta terça-feira (10)

A meu juízo, essa tática está equivocada. O crescimento do Dr. Lúdio nas pesquisas se dará com um discurso “colado no Lula”, de manhã, de tarde e de noite. No primeiro turno, onde serão necessários 25 a 30% dos votos para ir ao segundo turno, o discurso tem que ser “focado” em um nicho do eleitorado. Neste caso, no nicho a ser perseguido pelo Dr. Lúdio tem que ser o eleitorado do Lula, que hoje certamente está em torno de 45 a 50% em Cuiabá.

Ilusão considerar que o simples fato de ser um candidato do Partido dos Trabalhadores, por si só, já teria o apoio dos eleitores “lulistas”. O eleitorado do Lula quer uma candidatura que fala do Lula, que defenda as políticas públicas do Governo Lula, em especial às votadas aos mais necessitados. Mesmo “Lula não morando em Cuiabá”, muitas demandas da população para serem efetivadas dependem do Governo Federal – do Governo Lula.

Caso chegue ao segundo turno, aí sim, o discurso tem que ser mais amplo, para angariar apoios de outras candidaturas que disputaram no primeiro turno. Entretanto, fazer um discurso “do segundo turno” no primeiro turno, dificilmente levará a candidatura ao segundo turno.

Leia Também:  Parceria entre Governo de MT e Marinha leva serviços de saúde a comunidades ribeirinhas

Aspecto de certa relevância e que também precisa de ajustes é a posição da candidatura da Federação em relação ao Governador Mauro Mendes e ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejo um criticismo exacerbado ao Prefeito e certo jogo de confetes ao Governador, sob argumento de bom exemplo de gestor. É certo que o Prefeito teve e tem inúmeras falhas administrativas mas, por outro lado, também teve muitos acertos. Também há de se levar em conta que dois dos três partidos que compõe a Federação FE BRASIL (PV e PCdoB), fazem parte da base de apoio do Prefeito. Além disso, a Dona Márcia Pinheiro (PV), esposa do Prefeito, foi a candidata do Lula na eleição passada na disputa ao Governo e seu filho, o deputado Emanuelzinho, é um dos vices líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados e, certamente, ajudará muito a futura administração municipal.

Com uma tática acertada, tenho convicção que o Dr. Lúdio chegará ao segundo turno e terá grandes possibilidade de se tornar o prefeito de Cuiabá.

* Miranda Muniz: agronômo, bacharel em direito, oficial de justiça avaliador federal, dirigente estadual e municipal do PCdoB e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA