(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

O melhor detergente é a luz do sol

MATANÇA NO BRASIL: Estudo epidemiológico da Fiocruz aponta que jovens negros são principais vítimas de morte por violência – LEIA NA INTEGRA

Publicados

O melhor detergente é a luz do sol

Por Eric Andriolo (Agenda Jovem Fiocruz)
Publicado em 

Enquanto homens jovens são os que mais morrem, as mulheres jovens são as principais vítimas de agressões. Isso é o que aponta o 1º Informe epidemiológico sobre a situação de saúde da juventude brasileira: violências e acidentes, pesquisa da Fiocruz. O estudo ainda revelou que, na juventude, a desigualdade racial é mais acentuada: jovens, negros representam 73% dos óbitos por causas externas na juventude, (totalizando 61.346 mortes). E que jovens pessoas com deficiência (PCDs) constituem um quinto das notificações de violências no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o levantamento é o primeiro de um ciclo de informes epidemiológicos sobre a situação de saúde das juventudes que pesquisadores da Agenda Jovem Fiocruz (AJF) e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) planejam lançar em 2025. Foram usadas as bases de dados do SUS e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 e 2023. “É extremamente necessário trazer dados e reflexões sobre como a violência se apresenta de maneira distinta em relação à idade, gênero, raça e localização geográfica. Isto ajuda a compreender como agressões e acidentes são associados às condições de vida e trabalho das juventudes brasileiras”, destaca a pesquisadora Bianca Leandro, da EPSJV/Fiocruz.

A morte violenta atinge mais os jovens do sexo masculino, cuja taxa de mortalidade é oito vezes maior do que a das mulheres jovens. Homens entre 20 e 24 anos são os mais atingidos, com 390 óbitos para cada 100 mil habitantes. Entretanto, as maiores vítimas das violências notificadas pelo SUS são as mulheres, tanto em termos proporcionais como na taxa de incidência, em todas as Unidades da Federação (UFs), especialmente entre as mais jovens, de 15 a 19 anos. Entre as UFs, o Distrito Federal e o Espírito Santo apresentam taxas de um caso para cada cem habitantes (1022 no DF e 993 no ES).

Leia Também:  TARSO GENRO e os caminhos para o compartilhar das lutas por uma humanidade reconciliada na igualdade e na liberdade.

Dentre as causas, o sexismo aparece como a motivação mais frequente da violência contra jovens nas notificações do SUS, correspondendo a 23,7% dos casos. Essa motivação é mais frequente nas violências sofridas por jovens entre 25 e 29 anos. As mulheres também sofrem violências fatais mais diversificadas. Agressões por arma de fogo e objetos penetrantes/cortantes são as principais causas de morte violenta entre jovens. Porém, entre as causas de óbito de mulheres jovens também se destacam a morte por enforcamento, estrangulamento e sufocação. Além disso, as mulheres são mais assassinadas dentro de casa (34,5% das ocorrências, contra 9,6% dos homens), enquanto para os homens jovens o maior risco ocorre nas ruas (57,6%).

Negros e jovens pessoas com deficiência sofrem mais

Os jovens negros (pretos e pardos) representam mais da metade (54,1%) das vítimas jovens notificadas. O risco de morte por causas externas entre jovens homens negros chega a 227,5 para cada 100 mil habitantes, que é 22% maior que a taxa do conjunto da população jovem (185,5), e mais do que 90% maior que a taxa de mortalidade de jovens homens brancos e amarelos.

Leia Também:  ALMT aprova projeto que aponta falta de mercancia para cobrança de ICMS da energia solar

A diferença é ainda mais acentuada nos mais jovens, entre 15 a 19 anos. As taxas de mortalidade por causas externas para negros (161,8 óbitos para cada 100 mil habitantes) e indígenas (160,7) são praticamente o dobro das taxas para brancos (78,3) e amarelos (80,8).

Os jovens pessoas com deficiência foram 20,5% das notificações de violências no SUS. Na população geral, as vítimas com deficiência representam 17,6% do total. Os tipos de deficiências mais vitimadas foram relacionados à saúde mental: transtorno mental e de comportamento e deficiência intelectual.

“O direito à vida tem sido uma bandeira dos movimentos juvenis contemporâneos, exatamente pelo fato de que a juventude tem sido o segmento bastante afetado pela violência letal”, afirma o coordenador da Agenda Jovem Fiocruz, André Sobrinho. “É preciso seguir apontando os dados alarmantes e, mais que isso, afetar as causas que têm a ver em como a sociedade vê os jovens e a ausência de políticas públicas que garantam a proteção dessa população”.

FONTE FIOCRUZ

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

O melhor detergente é a luz do sol

EDMUNDO LIMA DE ARRUDA JR: Na sucessão de Barroso, Lênio Streck desnivela qualquer outro candidato para vaga no STF

Publicados

em

 

Não há dúvidas. Lênio Streck é hoje o jurista mais preparado para os desafios naquele padrão Supremo. O STF merece nomes do mais alto nível entre nossas mentes na área do Direito.

A escolha é política e causa uma mistura de surpresa e espanto ao pipocar de nomes: o Advogado geral da União, Jorge Messias, preparadíssimo, parece forte, mas ainda consolidando seu nome no meio jurídico.

A Janja quer, por critérios de amizade, Carol Proner, esposa de Chico Buarque, pouco expressiva em trabalhos com a técnica jurídica e na teoria da hermenêutica constitucional.

Lenio talvez seja grande demais para merecer a confiança de Lula num contexto no qual nosso presidente já se decepcionou com muitas de suas escolhas e se vê pressionado por uma militância conhecida… .

Lênio desnivela qualquer outro candidato, por melhor seja o currículo de muitos disponíveis, por erudição, produção acadêmica e técnica, visão crítica, múltiplas capacidades no raciocínio jurídico, sobretudo, pela coragem e criatividade nos fundamentos da interpretação constitucional.

Em cinco anos produziria uma revolução na nossa mais alta Corte.

Leia Também:  ALMT aprova projeto que aponta falta de mercancia para cobrança de ICMS da energia solar

Edmundo Arruda, sociólogo e jurista, nascido em Cuiabá, MT, vive há tempo em Florianópolis, SC

 

Lênio Streck com Edmundo Arruda em solenidade em Florianópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA