O melhor detergente é a luz do sol
SOBREVIVENTE: Wilson Santos chega aos 64 anos se equilibrando na política, entre Mauro Mendes, governador bolsonarista e Carlos Fávaro, ruralista que capturou lulismo em Mato Grosso
O melhor detergente é a luz do sol

Eterno sobrevivente da política mato-grossense, o professor de História e deputado estadual Wilson Santos (PSD-MT), agora também apresentador de TV, promoveu na sexta-feira (22) um verdadeiro rega bofe de luxo em meio à plantação de limões que comanda em bucólica chácara que divide com a atual esposa Maria Odenilma da Silva, a Nilma da Pesca, em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.
A festa valeu para comemorar antecipadamente os 64 anos desse autodenominado Galinho que já vai ficando velho e há muito tempo passou a figurar como um dos dinossauros da política mato-grossense. Em seus primeiros anos da politica, WS pontificava à esquerda e seu slogan, quando se elegeu vereador em Cuiabá, em 1988, tinha um tom que parecia tirado das cartilhas de Che Guevara: “Tá com Wilson ou tá com medo?” . Atualmente, é ele que parece ter receio de provocar mais duramente quem quer que seja. E vai se equilibrando no apoio parlamentar ao governador de direita, Mauro Mendes (UB), ao mesmo tempo que se abriga do PSD do ruralista Carlos Fávaro, dito de centro direita por muitos, e de centro esquerda por alguns, personagem que, no universo econômico do Agro, se alinha com o grupo bilionário de Eraí e Blairo Maggi, e segue capturando o lulismo em Mato Grosso.
Wilson Santos nasceu em 26 de agosto de 1961, tem orgulho de contar que começou com a mãe, como jornaleiro, calcoreando as ruas da capital para vender o Diário de Cuiabá e o Jornal do Dia, entrou na politica muito cedo, na aba do então prefeito de Cuiabá, Dante de Oliveira, de quem se fez subsecretário de Serviços Públicos, e hoje se esforça para seguir mantendo o carisma e a influência sobre setores populares do eleitorado, com seu discurso que pode assumir tons tonitruantes, treinados à sombra do antigo MR-8, de Dante e Antero, grupo pretensamente revolucionário que se esfarelou à medida de Dante e Antero avançavam com seu alpinismo social.
Mesmo com o desgaste resultante de tantos anos em cena, em que circulou por diversas siglas partidárias, chegando até mesmo a aliar-se a Júlio e Jayme Campos, o hoje encanecido Wilson Santos conseguiu atrair um povo variado para a sua noturna confraternização neste final de agosto de 2025.
O deputado Eduardo Botelho, surrado nas urnas de Cuiabá por Lúdio Cabral e Abílio Bruni, estava lá. O ascendente radialista e jornalista Laércio de Oliveira, o “Pato Rouco”, estava lá. O empresário Geandré Latorraca, do Estadão de Mato Grosso, estava lá. Sérgio Ricardo, jornalista e ex-deputado estadual, atual presidente do Tribunal de Contas e um dos padrinho das recentes aventuras televisivas do Wilson, apareceu para cumprimentar seu pupilo, ao lado do também jornalista e ex-deputado Maksues Leite.
Um novato escorregadio do jornalismo, Max Aguiar, homem forte da comunicação do prefeito Abilio Brunini, que consegue a mágica de também ser o queridinho de Marco “Popó” Pinheiro, era outro que circulava risonho pelos salões, contrastando com a presença discreta do veterano jornalista e brizolista Mário Márcio Torres.
Para surpresa de alguns, lá apareceram ainda personalidades do Judiciário, como o procurador de Justiça José Antônio Borges, antigo procurador geral de Justiça em Mato Grosso e o desembargador e ex-promotor Marcos Machado, que, geralmente, evitam este tipo de convescote mas parece que não conseguiram dizer não à força atrativa do Wilson.
Consta que a noitada teve cerveja da boa, fartas jarras de suco de limão, e muito, muito vinho europeu e carnes de cortes nobres. Um maledicente que não foi convidado pra festança, me provocou: Será que Wilson Santos, ao completar 64 anos, também se lembrará de comemorar a data e a sua sobrevivência com os desdentados, os descamisados e os catarrentos? Esses que sempre buscou para saciarem sua sede de poder e respaldarem os seus mandatos e suas eleições, ou esses subalternizados só serão lembrados a cada 4 anos, na hora do voto e das urnas, quando WS costuma procurá-los, melífluo e com sorriso largo, rivalizando com Joaquin Phoenix, com essa sua eterna cara de Coringa ?!
ENOCK CAVALCANTI, 72, jornalista, é editor do blogue PAGINA DO ENOCK, que ele comanda a partir de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, desde o ano de 2009.

WS e sua esposa Nilma da Pesca – Arquivo


O melhor detergente é a luz do sol
EDMUNDO LIMA DE ARRUDA JR: Na sucessão de Barroso, Lênio Streck desnivela qualquer outro candidato para vaga no STF

Não há dúvidas. Lênio Streck é hoje o jurista mais preparado para os desafios naquele padrão Supremo. O STF merece nomes do mais alto nível entre nossas mentes na área do Direito.
A escolha é política e causa uma mistura de surpresa e espanto ao pipocar de nomes: o Advogado geral da União, Jorge Messias, preparadíssimo, parece forte, mas ainda consolidando seu nome no meio jurídico.
A Janja quer, por critérios de amizade, Carol Proner, esposa de Chico Buarque, pouco expressiva em trabalhos com a técnica jurídica e na teoria da hermenêutica constitucional.
Lenio talvez seja grande demais para merecer a confiança de Lula num contexto no qual nosso presidente já se decepcionou com muitas de suas escolhas e se vê pressionado por uma militância conhecida… .
Lênio desnivela qualquer outro candidato, por melhor seja o currículo de muitos disponíveis, por erudição, produção acadêmica e técnica, visão crítica, múltiplas capacidades no raciocínio jurídico, sobretudo, pela coragem e criatividade nos fundamentos da interpretação constitucional.
Em cinco anos produziria uma revolução na nossa mais alta Corte.
Edmundo Arruda, sociólogo e jurista, nascido em Cuiabá, MT, vive há tempo em Florianópolis, SC

Lênio Streck com Edmundo Arruda em solenidade em Florianópolis
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho barbecue
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Molho Bolonhesa
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Gelatina Mosaico
-
Deliciosos sabores2 anos atrás
Couve refogada
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
PIB agropecuário cresce 21,6% e impulsiona a economia do País. Mato Grosso é destaque
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Brasil se torna o primeiro país do mundo a exportar frango para Israel
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Paraná alcança maior produção semestral de frangos e suínos da história
-
Dinheiro na mão é vendaval2 anos atrás
Puxada pelo agronegócio, balança comercial atingiu recorde de US$ 9,767 bilhões em agosto