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Projeto de lei confere à CDL de São José dos Quatro Marcos o título de utilidade pública

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Foto: Marcos Lopes

 Defender o bom funcionamento dos setores do comércio, potencializando-o e otimizando os serviços, no intuito de expandir o desenvolvimento social e econômico do município. E para garantir a viabilização desse ambiente de negócios mais próspero, o deputado Dr. Gimenez apresentou na quarta-feira (9), o Projeto de Lei n°162/22, que confere à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São José dos Quatro Marcos o título de utilidade pública. 

“Uma entidade de suma importância para a economia local, que se bem gerida, impacta diretamente no processo de transformação do município. O título ajudará a abranger a atuação da CDL de Quatro Marcos, colocando-a até como modelo para as demais da região oeste”, enfatizou. 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Quatro Marcos atua desde 2004 no comércio local, sendo a porta-voz na defesa dos setores. Hoje, a cidade conta com mais de 500 empresas, atendendo os mais de 18 mil habitantes. Os números mostram um crescimento significativo de registros de novos empreendimentos na cidade, fomentando a geração de emprego.  No último ano, o saldo de contratações ficou positivo, com registro de 944 admissões, superando 2020, quando teve mais demissões. O município possui de cerca de 2,6 mil empregos com carteira assinada. 

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As principais atividades de Quatro Marcos são a pecuária leiteira, de cria, recria e corte, e a agricultura (arroz, milho, feijão, algodão…); prolifera a produção de hortifrutigranjeiros, e a indústria emergente é a frigorífica, além de um laticínio.

Fonte: ALMT

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“Brincadeira é uma coisa e ofensa é outra”, afirma palestrante em webinar da Seduc sobre enfrentamento ao bullying

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou nesta quinta-feira (25) o webinar “Bullying e Cyberbullying: “Comunidade Escolar Diversa e Inclusiva” para estudantes, profissionais da educação e toda comunidade escolar. A ação teve como objetivo promover a conscientização sobre os efeitos negativos do bullying e cyberbullying e, também, orientá-los sobre as habilidades de resoluções desses conflitos.

Uma das convidadas e palestrante do Webinar, jornalista Luzimar Collares, destacou que o bullying não pode ser considerado uma brincadeira e que a fala violenta e agressiva dentro do ambiente escolar pode ser algo perturbador para quem sofre. “Brincadeira é uma coisa e ofensa é outra, isso vale tanto para o estudante quanto para o professor e demais profissionais da educação”. 

Para Luzimar, é importante discutirmos um assunto como esse com a sociedade de forma geral, pois muitos acabam praticando bullying por falta de conhecimento. “Então, a conscientização é o primeiro passo”, avaliou.

Professores e demais trabalhadores da educação estão engajados nas escolas com diálogos que possibilitem o desenvolvimento de competências socioemocionais dirigidas à tolerância, à resiliência, à empatia e ao respeito à diversidade. “É necessário falar sempre sobre o bullying, que humilha, intimida e traumatiza pessoas de todas as idades”, disse Patrícia Carvalho, responsável pelo Núcleo de Mediação Escolar da Seduc.

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Ela contou que as ações começaram com a “Semana de prevenção e combate ao bullying e cyberbullying”, em todas as 647 escolas da rede, em razão do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, lembrado o dia 7 de abril. “Estamos combatendo o bullying nas escolas com envolvimento de toda a comunidade escolar, constantes campanhas de conscientização e capacitação de equipes pedagógicas”, completou Patrícia.

Roger Adriel, psicólogo da equipe psicossocial da Escola Estadual Dom Pedro II, em Cuiabá, participou do webinar e avalia que as ações realizadas pela Seduc em abril são necessárias para criar ambientes mais seguros e saudáveis para todos. “Atualmente, temos trabalhado muito em nossa escola, não somente a questão da conscientização, mas também o enfrentamento”, argumentou.

Os estudantes, Anny Gabriieli, 15 anos, e, José Augusto, 16, ambos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual José Leite de Moraes, em Várzea Grande, apresentaram no evento as boas práticas que a escola realizou e vem realizando com seus estudantes na prevenção e combate ao bullying e cyberbullying. 

Conforme os estudantes, a escola tem uma parceria com a Polícia Civil para realização de palestras e ações envolvendo também o Grêmio estudantil. “Aprendemos o que é o bullying e como ele funciona e também pode se apresentar como um comportamento prejudicial no futuro”, ressaltou Anny.

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O estudante José Augusto destacou sobre um podcast realizado para estudantes do ensino fundamental. “Usamos um modelo de perguntas e respostas, assim, sanamos muitas dúvidas”, completou ele.

O presidente do Grêmio Estudantil da Escola Dom Pedro II, Leonardo César, 13 anos, estudante do 8º ano do ensino fundamental, mediou o webinar e também falou sobre as ações da sua escola no enfrentamento ao bullying e cyberbullying. 

Segundo ele, durante o ano são realizadas palestras e rodas de conversas, todos os estudantes são conscientizados sobre o problema e a gravidade dele. “Deu certo na minha escola e hoje estamos compartilhando o resultado com os colegas”.

Também participaram do webinar o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Raul Zainedin, residente no Estado do Paraná, o representante Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rafael Sedano, estudante da Escola Estadual Ulisses Guimarães e residente no Município de Campo Verde, além de Gabriel Rodrigues, representante da União Brasileira dos Estudantes (UBES).

Fonte: Governo MT – MT

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