(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Intercambistas do programa MT no Mundo vão atuar em eventos internacionais no Palácio Paiaguás

Publicados

É bem Mato Grosso

Quatorze estudantes da Rede Estadual de Ensino que participaram do programa de intercâmbio MT no Mundo, do Governo de Mato Grosso, foram selecionados para atuar como jovens embaixadores do Estado, auxiliando na recepção, tradução e interpretação durante eventos internacionais realizados no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

A oportunidade é fruto de parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com a Casa Civil, por meio do programa Jovens Embaixadores MT.

“O programa MT no Mundo foi um divisor de águas na vida desses jovens e, agora, o Jovens Embaixadores permitirá que eles continuem praticando a Língua Inglesa enquanto atuam diretamente nas ações internacionais do Governo do Estado, promovendo o protagonismo juvenil e criando oportunidades de futuro”, explicou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

O programa prevê ações como a formação dos estudantes para atuarem como jovens embaixadores, recepcionando e auxiliando delegações internacionais, treinamento para tradução e interpretação, apoio em eventos realizados no Palácio Paiaguás e participação em campanhas de divulgação das ações institucionais.

Leia Também:  Concerto gospel em comemoração aos 131 anos do Corpo Musical da PM em MT reúne 2 mil pessoas

Jovens Embaixadores MT

Os 14 selecionados fazem parte do grupo de 100 estudantes que vivenciaram uma inversão na Língua Inglesa durante 21 dias, por meio do intercâmbio estudantil realizado na Inglaterra, no âmbito do programa MT no Mundo.

Conforme o gestor educacional de Políticas Públicas de Línguas Estrangeiras da Seduc, Bruno Seolin, os estudantes foram selecionados considerando as melhores notas obtidas no TOEIC – sigla em inglês para Teste de Inglês para Comunicação Internacional, conforme definido no edital do programa.

“Eles vão atuar, como convidados em eventos do Estado, na recepção de delegações internacionais. Depois, esses estudantes vão compartilhar essas experiências em suas escolas, com objetivo de divulgar o programa MT no Mundo”, explicou.

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, o Governo do Estado vai custear as despesas de viagem dos estudantes do interior que forem solicitados para atuação em Cuiabá.

“É um momento de prestígio para todos os nossos estudantes que se esforçaram e que continuam se dedicando aos estudos. O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes estão muito felizes em oferecer essa honraria, além de cada vez mais incentivar nossos estudantes a conquistarem novos horizontes”, acrescentou o secretário.

Leia Também:  Sema e PM devolvem ao habitat natural 5 pacas resgatadas de cativeiro em Tabaporã

Os estudantes selecionados devem entregar, até o dia 07 de novembro, os documentos exigidos pelo Edital de Convocação na secretaria da escola onde estão matriculados. Os jovens selecionados serão oficialmente nomeados em uma cerimônia realizada no Palácio Paiaguás.

Acesse o anexo e leia o edital completo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

Cresce fluxo de passageiros nos aeroportos do interior e taxa de ocupação em hotéis

Publicados

em

O fluxo de passageiros em aeroportos do interior do Estado cresceu em 2023, em comparação com 2022, segundo o Boletim do Turismo, publicado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) nesta semana. Conforme o estudo, elaborado pela Secretaria Adjunta de Turismo, no ano passado, 3,3 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques, passaram em Mato Grosso.

A quantidade de viajantes que passam pelos aeroportos de Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso, Sinop e Alta Floresta é considerada um indicador importante para traçar estratégias de acesso aos destinos e atrativos turísticos do Estado, já que os aeroportos são as principais formas de entrada de turistas estrangeiros e de outros estados em Mato Grosso.

“O monitoramento do setor através dos indicadores de desempenho aponta caminhos a serem tomados tanto pelo Governo, que fomenta o setor pelas políticas públicas, quanto pelos empresários, que se guiam pelos números e identificam oportunidades para investimentos, o que torna o papel o Observatório do Turismo MT essencial”, ressaltou o turismólogo e analista da Sedec Leandro Lima, responsável pela elaboração do Boletim do Turismo.

Leia Também:  Concerto gospel em comemoração aos 131 anos do Corpo Musical da PM em MT reúne 2 mil pessoas

Cerca de 85% dos embarques e desembarques em Mato Grosso são realizados pelo Aeroporto Marechal Rondon. Em reforma desde abril de 2023, ele é o principal portão de entrada no Estado e recebeu o fluxo de 2,8 milhões de passageiros no ano passado.

O Boletim do Turismo também apontou que os voos no interior do Estado cresceram em 2023.

No aeroporto de Sinop, o primeiro que foi reformado pela concessionária Centro Oeste Aiports, houve um fluxo de 342.493 embarques e desembarques em 2023, um aumento de 12,3% em comparação ao ano anterior. Já o aeroporto de Rondonópolis finalizou 2023 com 51,5 mil passageiros, 22% a mais que o fluxo de 2022.

Em Alta Floresta, os embarques e desembarques contaram com 51,6 mil passageiros, enquanto o aeroporto de Sorriso recebeu 48.403 passageiros.

A taxa de ocupação de hotéis também mostrou um leve aumento em relação a 2022. Conforme os dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH MT), houve melhora na taxa de ocupação e na diária média dos meios de hospedagem de Cuiabá e Várzea Grande.

Leia Também:  Racismo é como um pacto que precisa ser revertido, aponta o juiz Antônio Peleja em palestra

A taxa média total de ocupação em 2023 foi de 64,3%, uma melhora de 0,5% em relação a 2022 (63,8%). Os meios de hospedagem são divididos em dois grupos por estrelas, sendo o primeiro com 2 e 3 estrelas, e o segundo com 4 e 5 estrelas. O primeiro grupo obteve uma taxa média de 63,27% em 2023, já o segundo ficou com 65,29%.

O Boletim do Turismo ainda apontou que os meses de janeiro e fevereiro registraram a menor taxa média para o grupo de hotéis de 2 a 3 estrelas (54,22%), e dezembro para o grupo de 4 a 5 estrelas, com 54,46%. Já o melhor desempenho foi registrado em agosto para ambos os grupos, com 76,37% para o primeiro e 75,01% para o segundo grupo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA