(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

É bem Mato Grosso

Governo apresenta potencial de produção de amendoim e gergelim no 1º Encontro Latino-americano

Publicados

É bem Mato Grosso


O 1º Encontro Latino-americano do Amendoim e Gergelim (Elage) reúne participantes do Brasil, Paraguai, Argentina e Estados Unidos nesta quinta-feira (14.04), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento encerra a programação do 8º Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, que ocorreu ao longo da semana.

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedec-MT), é um dos expositores do encontro, promovido pelo Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe) em parceria com a Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) e instituições apoiadoras.

No estande, a Sedec apresenta o potencial de produção das duas culturas no Estado, as áreas mais propícias para a produção das oleaginosas e prospecção de negócios em Mato Grosso.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, ser parceiro em eventos dessa proporção só mostra o quanto o Estado tem potencial de crescimento no agronegócio.

“Poder participar de eventos que reúnem as maiores autoridades e pesquisadores dessas culturas na América Latina demonstra o quanto Mato Grosso é reconhecido pela sua produção agropecuária e o quanto tem a contribuir em segurança alimentar para o Brasil e o mundo. São culturas relativamente novas para o Estado, mas estamos em processo de expansão das áreas plantadas”, relata Miranda.

Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso institui ‘Nova Política de Segurança nas Comunicações’

Confira abaixo a programação completa de painéis e palestras do 1º Elage:

8h15 às 8h55 – Mercado mundial de amendoim;

9h às 9h30 – Manejo do amendoim no Cerrado – As pesquisas em andamento;

9h35 às 10h05 – A contribuição do Instituto Agro (IAC) para o desenvolvimento da cultura do amendoim no Brasil;

10h10 às 10h45 – A cadeia do amendoim na Argentina;

10h50 às 11h20 – A evolução do amendoim na Argentina – Uma abordagem histórica;

11h25 às 12h15 – Modelo mato-grossense de apoio à pesquisa – Desafios da cadeia do amendoim no Brasil;

12h20 às 13h25 – Almoço;

13h30 às 14h15 – Gergelim – Avanços no melhoramento genético;

14h20 às 14h45 – O mercado mundial e o Brasil;

14h50 às 16h10 – Gergelim – Mercado Mundial;

16h15 às 16h30 – Nematoides em gergelim: oportunidades e desafios.

Saiba mais sobre o evento acessando AQUI.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É bem Mato Grosso

MT é destaque em evento nacional por ser um dos maiores refúgios de aves silvestres do país

Publicados

em

Com Pantanal, Amazônia e Cerrado, Mato Grosso tem uma das maiores diversidades de aves do Brasil: são 50,11% das 1.808 espécies catalogadas pelo eBird no Brasil, um banco de dados mundial online de observações de aves que fornece aos cientistas, pesquisadores e naturalistas amadores dados em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves. Por este motivo, o Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS) atrai turistas internacionais e nacionais ao Estado em busca de fotografar e catalogar aves silvestres.

De 17 a 19 de maio, Mato Grosso está com estande no Encontro Brasileiro de Observação de Aves 2024 (Avistar) mostrando a pesquisadores, turistas e apaixonados por ecoturismo que o Estado é o melhor lugar para quem está busca de avistamento da vida selvagem. A Avistar 2024 ocorre no campus da Universidade de São Paulo (USP).

O Pantanal é um dos principais destinos de observadores de aves, da fauna e flora selvagem. Para atrair mais turistas internacionais do país, uma das estratégias de promoção de Mato Grosso é participar pela primeira vez da Global BirdFair, que será realizada 12 a 14 de julho, em Rutland, na Inglaterra.

Leia Também:  PM leva serviços e recreação para 1,5 mil moradores da zona rural de Nossa Senhora do Livramento

“Vamos melhorar, vamos subir ao ambiente de negócios, vamos levar o Brasil e mostrar a esse turista internacional de observação de aves que o Pantanal, o Brasil, está na briga com a Colômbia e outros destinos da América do Sul”, disse o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, durante painel sobre os cases no turismo de observação de aves.

Outra aposta do Estado na divulgação da vida selvagem para atrair turistas foi o investimento do Estado para o documentário A Marcha das Onças, do com direção de Lawrence Wahba e Mike Bueno, além de roteiro e supervisão editorial do cineasta francês Emmanuel Priou, vencedor do Oscar por “Marcha dos Pinguins”.

Wellaton apresentou um trailer do documentário e destacou que o documentário dará uma projeção ainda maior para o Pantanal.

“Toda a estruturação do turismo feita por empresários com o poder público baseada na estruturação, qualificação e promoção é fundamental para o setor. Quero agradecer a todo esse setor produtivo que tira essa visão de que o turismo é apenas lazer e ócio, elitizando o significado desta importante cadeia econômica. O turismo significa emprego, renda e transformação das cidades. A maioria das cidades do Mato Grosso tem menos de dez mil habitantes e a forma de transformá-las é por meio do turismo”, disse o secretário adjunto.

Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso institui ‘Nova Política de Segurança nas Comunicações’

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA