(65) 99638-6107

CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Dinheiro na mão é vendaval

Fábrica de chocolate da Bélgica detecta salmonella

Publicados

Dinheiro na mão é vendaval

É a segunda vez no ano que o caso acontece em uma fábrica de chocolate na Europa
Divulgação/AMMA

É a segunda vez no ano que o caso acontece em uma fábrica de chocolate na Europa

A empresa suíça Barry Callebaut, uma das maiores do mundo no segmento de chocolate, anunciou nesta quinta-feira (30) que especialistas detectaram a presença de salmonella na maior de suas fábricas na Bélgica, localizada em Wieze, uma unidade de fabricação a nordeste de Bruxelas. A produção no local foi interrompida.

“Nossos especialistas identificaram a lecitina como a fonte da contaminação”, disse a empresa em comunicado, depois de detectar salmonela em um lote fabricado no local, destacando que “todos os produtos de chocolate fabricados em Wieze após 25 de junho foram embargados” e que as linhas de produção “serão desinfetadas antes de reiniciar” a fabricação.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

Um porta-voz da empresa disse à AFP que “a maioria dos produtos contaminados ainda está na fábrica da Wieze”, e uma pequena quantidade “com nossos clientes”. A empresa já entrou em contato com 73 clientes para garantir “que não há contaminação dos consumidores”. 

Leia Também:  Campos Neto diz que geada pode agravar inflação

O grupo Barry Callebaut fornece preparações à base de cacau e chocolate para diversas empresas do setor alimentício e, em particular, para grandes marcas do setor de chocolate, como Hershey, Mondelez e Nestlé.

De acordo com um balanço interno em 2021/2022, as vendas anuais atingiram 2,2 milhões de toneladas. A sede da empresa fica em Zurique, na Suíça, embora tenha cerca de 60 unidades de produção em todo o mundo e empregue cerca de 13 mil pessoas. 

Em abril, a Agência Belga de Segurança Alimentar já havia determinado o fechamento de uma fábrica de outra marca gigante do setor de chocolates, a  Kinder (do grupo italiano Ferrero), devido a um surto de salmonela.

A justiça belga só autorizou em junho a reabertura da fábrica — na cidade de Arlon, sul da Bélgica, onde eram produzidos ovos de chocolate Kinder contaminados com salmonela — por um período experimental.

Leia Também:  Auxílio Brasil: Mais de 5 mil famílias pediram o empréstimo consignado

Essa autorização de reabertura da fábrica tem duração de três meses, durante os quais cada ingrediente será analisado antes da distribuição e venda dos chocolates.

*Com agências internacionais

Fonte: IG ECONOMIA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Dinheiro na mão é vendaval

Em 10 meses o Brasil conquistou 57 novos mercados para os produtos do agronegócio

Publicados

em

Nos últimos dez meses, o Brasil conquistou 57 novos mercados para os produtos do agronegócio, segundo levantamento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Entre os principais avanços, destacam-se a exportação de carne bovina para o México e de carne suína para a República Dominicana, além do algodão para o Egito e os frutos de mamão “papaya” para o Chile.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, salientou a relevância da ampliação do acesso a esses mercados para diversas cadeias agropecuárias. Ele enfatizou que essa expansão contribui não apenas para o desenvolvimento sustentável, mas também para a geração de renda e riqueza tanto para o Brasil quanto para o setor.

Além dessas aberturas, o esforço do ministério resultou em outras conquistas significativas. Isso inclui a suspensão do embargo à importação de carne bovina brasileira pela China, após a confirmação de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina. Também houve a aceitação dos estoques de carne produzidos antes do início do embargo. A certificação oficial de qualidade do algodão brasileiro foi reconhecida no mercado chinês.

Leia Também:  Campos Neto diz que geada pode agravar inflação

No âmbito dos acordos, foram estabelecidos acordos de cooperação com Chile e Cuba para a adoção do sistema de “pre-listing” para habilitar estabelecimentos exportadores. No Reino Unido, ocorreu a retomada plena do sistema de habilitação de estabelecimentos, com a retirada dos controles reforçados na inspeção britânica de carregamentos de produtos de origem animal do Brasil.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA