Wilson, acuado, amedrontado, derrotado, fugitivo, reaparece

Wilson Santos reapareceu no programa do seu marqueteiro Antero Paes de Barros para sugerir que Guilherme Maluf faça a defesa do legado que pretensamente deixou como prefeito de Cuiabá. Por que ele mesmo não se defende, participando ativamente da política de Cuiabá? Que medo é esse?

Meus amigos, meus inimigos: o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos – que foi parar no limbo político, depois de tentar trocar a prefeitura pelo Governo do Estado – fez mais uma de suas reaparições relampagos no programa mantido pela CBN pelo seu marqueteiro Antero Paes de Barros – aliás, um dos responsáveis pela derrocada de Wilson e de toda uma geração de tucanos.

Como se sabe, Wilson não soube perder. Derrotado nas urnas, não soube manter a sua rotina de trabalho e virou uma espécie de fantasma a vagar nos bastidores da política de Mato Grosso.

De que se esconde Wilson Santos? Talvez se esconda do seu ex-fiel escudeiro, o ex-faz tudo da administração do Galinho, o professor e advogado Zé do Nordeste que, mantendo sua rotina pela cidade, sempre que tem oportunidade costuma descrever o ex-parceiro e chefe político com uma palavra: traíra.

Aliás, de traição não é somente Zé do Nordeste quem acusa Wilson Santos. São muitas pessoas que fazem este diagnóstico pela capital.

De quem se esconde Wilson Santos?

Imagino que Wilson Santos se esconda de si mesmo, fantasma que se transformou daquele político que teve momentos importantes na carreira, como na época em que formava dobradinha com Serys Slhessarenko na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, em ações que culminaram, por exemplo, com a extinção do Fundo de Aposentadoria Parlamentar.
Sim, aquele mesmo FAP que hoje sustenta este outro ser fantasmagórico da política cuiabana que é o ex-deputado e ex-secretário de Saúde Luiz Soares, hoje transformado em um mero cabo eleitoral dos irmãos Jayme e Júlio Campos – cabo eleitoral do DEM que se mostra muito oneroso para a sociedade, já que sustentado com as verbas que os cofres públicos transferem para o FAP.

Mas voltemos a Wilson Santos – que de Luiz Soares cuidarão as urnas em 7 de outubro, impondo-lhe uma das mais constrangedoras derrotas a que este Cuiabá já assistiu.

O curioso é que, nesta nova tentativa de reaparição, via o programa do seu marqueteiro, Wilson Santos voltou desafiando o atual candidato do PSDB, deputado Guilherme Maluf,  a defender a sua administração, já que Wilson Santos continua acreditando que fez uma administração exemplar. Decididamente, o ex-Galinho continua fazendo leitura torta da lição que as urnas lhe aplicaram. O povo o expeliu da política – mas Wilson continua argumentando, nas entrelinhas, que o povo estava enganado.

Humildade e caldo de galinha, ensinavam nossas vovós, nunca fizeram mal a ninguém. Mas o fantasma de Wilson Santos não se guia pela lógica, mas, sim, aparentemente, por um fígado revoltado que até agora não se acalmou.

Ou será que me engano? Vejam que o mesmo Wilson Santos que sugere que Guilherme Maluf vá pras ruas, defender o seu legado, anuncia que não pretende voltar a disputar eleição nem 2014. Quer dizer, Wilson talvez até que saiba o que lhe espera se já fala agora em não  se candidatar novamente.

Como aqueles políticos que antigamente, antes da Lei da Ficha Limpa, para retonarem seus mandatos em novas eleições, recolhendo o voto dos incautos, imagino que Wilson ainda vai continuar escondido e fugindo do debate aberto e franco por muito tempo, na esperança de que o povo esqueça sua parceria com Luis Soares na secretaria de Saúde, o desperdício das verbas do PAC que resultou na rumorosa Operação Pacenas, a sempre questionada gestão dos contratos da colheta de lixo e das concessões de linhas municipais de ônibus, etc, etc, para não falar na troca da candidatura de Kamil Fares pela candidatura de Chico Galindo, no episódio da reeleição.

Se não tivesse medo, se não temesse o rabo que criou para si próprio, Wilson Santos estaria por aí, participando dos debates políticos. Vejam que até Antero Paes de Barros e Luiz Soares, que já foram inimigos figadais dos Campos e hoje vivem se derretem em elogios para os filhos do Fiote conseguem circular livremente pela cidade, participarem do debate de idéias, tal e coisa, ainda que com pouquissima audiência e uma trajetória sempre colocada em xeque.

Wilson se esconde – e quem se esconde é porque tem coisa para esconder.

Vejam que até sugeri que, por amor ao PSDB, Wilson se candidatasse a vereador e tentasse ajudar de alguma forma a campanha do Maluf. Mas parece que o Wilson, coitado, não é capaz de acreditar que se eleja, nesta Cuiabá, sequer para vereador. Anda tão ressabiado o Galinho que até a toalha para 2014 já está jogando. Confira, abaixo, o que divulgou o Antero sobre a reaparição fantasmagórica do Wilson Santos. (EC)

—————-

Wilson afirma desconhecer estratégia de Maluf e que não concorre em 2014

Por Michely Figueiredo
PNB ON LINE
http://www.pnbonline.com.br/post/?id=9239

O ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos afirmou, em entrevista exclusiva a Rádio CBN – AM 590 ,que não sabe se o também tucano Guilherme Maluf, candidato a prefeito da capital, irá explorar de forma positiva suas ações no período em que comandou o palácio Alencastro. Mesmo tendo recebido críticas por problemas em setores como o transporte público, abastecimento de água e saúde, Santos se notabilizou por algumas obras e feitos, como a construção da Avenida das Torres, a criação do Cuiabá-Vest (cursinho pré-vestibular gratuito) e o aumento do piso salarial dos professores da rede pública.

“Realmente não sei como o Guilherme irá se referir a minha gestão. Não consigo adivinhar, pois cada candidato tem sua equipe e faz as suas pesquisas”, desconversou.
Na entrevista, Wilson fez uma análise de sua vida política. “Das nove eleições que disputei, venci sete”. Ele lembrou que nas duas eleições para prefeito, em 2004 e 2008, não contou com o apoio do governo Estadual e Federal, e que, mesmo depois de ter vencido ambas as disputas, enfrentou algumas dificuldades na sua gestão devido à falta de alinhamento com o chefe do Executivo Estadual, o hoje senador, Blairo Maggi (PR), já que, com o na época presidente da República Luis Inácio Lula da silva (PT), tinha um bom relacionamento.

“O Blairo nunca foi me visitar na prefeitura. E não foi por falta de convite. Na minha gestão, o Estado deixou de fazer importantes investimentos em Cuiabá”. Wilson disse que nunca teve nada contra o senador e atribui a falta de entrosamento aos assessores de Maggi. “Essas pessoas que ficavam por perto dele o contaminavam”.

Fora de cena do cenário político há aproximadamente 1 ano e nove meses, Wilson não deu muitas pistas de seu futuro. Ao final da entrevista, o galinho (como é conhecido na baixada cuiabana) afirmou, de forma lacônica, que não entrará na disputa por nenhum cargo eletivo em 2014, embora algumas fontes já dêem como certa sua candidatura para deputado estadual. Em 2010, ele concorreu e perdeu a eleição para governador do Estado, depois de, ao ser reeleito prefeito em 2008, ter dito que cumpriria os quatro anos de mandato.

Categorias:Jogo do Poder

5 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 187.54.110.148 - Responder

    expelindo arrogância pelas narinas, o ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) usou confortavelmente os microfones da radio CBN para fazer o que sempre fez com brilhantismo: bravateou despudoradamente. Sem ser questionado, o Galo de crista baixa, surtou legal e ainda disse que pretende voltar ao programa e avisou que o telefone da emissora pode ser aberto a participação do povo. Wilson se sentiu em casa. Afinal, seu entrevistador foi seu marqueteiro e ambos pertencem ao mesmo decadente PSDB. Na minha opinião, Wilson não soube usar o espaço concedido por seu correligionário. Melhor proveito o ex-prefeito faria se resumisse sua longa entrevista em um verdadeiro e sincero pedido de perdão ao povo cuiabano pelo seu retumbante fracasso como aprendiz de gestor público.

    • - IP 187.53.180.183 - Responder

      ESTE COMENTÁRIO FOI DE UM SÁBIO,QUE FALOU DO CORRETO QUE O SR. WILSON SANTOS DEVIA FAZER …
      O MINIMO ERA PEDIR PERDÃO SEMPRE DE JOELHOS AO POVO CUIABANO.
      PORQUE NÓS SOMOS OS PREJUDICADOS DESTA TERRIVEL É MALDOSA HISTÓRIA, QUE ELE
      ESCREVEU, E FEZ IGUAL A UM DITADOR DEIXANDO RUINAS.

  2. - IP 177.132.247.65 - Responder

    O Galinho que não canta, somente apresenta bravata. Como contar a história da nossa querida capital que foi mal administrada nos útimos 16 anos. Foram 8 anos de França. Este não se preparou e fez uma administração ruim. Foram 6 anos de Wilson. Este se preparou. Estudou e pesquisou, mas administrou com o fígado e sua gestão foi péssima. Foram 2 anos do Galindo péssimo. Como explicar aos nossos filhos nossas escolhas. Como diaz o cantor Toquinho na música Aquarela: … E o futuro? O futuro é uma astronave (o VLT) que tentamos pilotar (Riva)… ele muda a nossa vida … e depois nos convida a rir ou CHORARRRRR!

  3. - IP 201.67.17.124 - Responder

    O Wilson Santos é uma espécie de “morto vivo”,politicamente morreu e como era tudo que sabia fazer na vida,vive vagando pelas lugares mais escondidos com medo de aparições públicas para não ouvir o que político mais tem medo: as vaias do povo,o famoso Hu,HU,HU,é mortífereo !

  4. - IP 187.53.180.183 - Responder

    “Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota” .Wilson santos vê se aprende com essa.
    “A honra não consiste em não cair nunca, mas levantar cada vez que se cai”. Confúcio
    Levantar para fazer duas vezes melhor, para as pessoas que prometes, e não cumpristes..
    VOCÊ SABE BEM O QUE FEZ PARA UM POVO QUE CONFIOU ,MAS NÃO CONFIA MAIS……
    Os cuiabanos sabem porque ele se esconde.
    O sr. Wilson Santos se esconde de sua consciência pesada.
    Por não valorizar seus amigos,(GRANDES AMIGOS, NÃO OS IMPORTANTES, E SIM AQUELE POBREZINHO LÁ DO BAIRRO, QUE CONFIOU O VOTO.) que fizeram escadas para ele brilhar, mas invés de brilhar ofuscou com sua arrogância de saber tudo ,e não sabe nada.
    Porque ele deveria ser HUMILDE EM OUVIR CONSELHOS,E FAZER TUDO COMO TINHA PROMETIDO.
    ACABOU COM A NOSSA CIDADE,E FAZENDO DELA UM LIXO COM RUAS E PRAÇAS SUJAS,QUE NUNCA CUIABÁ VIVEU TÃO LARGADA ,COM A SAÚDE NA UTI…..COM O POVO MORRENDO ABANDONADO.
    Como dizia o nosso grande e saudoso DANTE MARTINS OLIVEIRA ,um homem sem poder não vale nada, passa desapercebido das pessoas.
    HOJE WILSON SANTOS EXPERIMENTA DO VENENO QUE ELE PRODUZIU MUITO.
    AGORA??? SOMENTE HUMILDADE de São Fransisco meu amigo.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

15 − treze =