PREFEITURA SANEAMENTO

TE CUIDA, REDE GLOBO! – Jajah Neves assume comando da TBO, forma rede de emissoras em Mato Grosso, sob a grife da TV Cultura e quer conquistar o público com programação ao vivo. Radialista e jornalista, 32 anos, Jajah afirma ter sofrido muito com o questionamento de algumas pessoas que acham que usa de seu programa de tevê simplesmente para se promover eleitoralmente. “Eu não sou um apresentador que virou político, sou um político que se tornou apresentador”.

JAJAH NEVES
Te cuida, Rede Globo!

Jajah Neves assume comando da TBO, forma rede de emissoras em Mato Grosso, sob a grife da TV Cultura e quer conquistar o público com programação ao vivo

VANESSA MORENO E ENOCK CAVALCANTI
DO DIÁRIO DE CUIABÁ

Jajah Neves, o apresentador da camisa amarela, pretende lançar na TV Brasil Oeste, canal 8, em Cuiabá, nas próximas semanas, um programa de auditório com gincanas, premiações e muita interatividade. O programa deve ir ao ar todos os sábados, de 13 às 18 horas, ao vivo, batendo de frente com o programa global do Luciano Hulk e, uma vez por mês, o apresentador pretende comandar o programa fora do estúdio, esperando atrair um público de mais de cinco mil pessoas.

Ele garante que o objetivo é aprimorar o seu atual programa que fomenta a Cultura com espaço para entrevistas, discutindo o cenário político do Estado e as mazelas sociais. “Eu tenho o compromisso de fazer as pessoas se verem na TV, eu sou simplesmente um mediador daquilo que está no seio da sociedade”, diz ele.

Jajah Neves informa que dá vez e voz aos telespectadores, sem muita edição. Ele deixa o povo falar o que sente e o que acredita. Vários artistas regionais que não possuem espaço nas grandes redes como a Globo e a Gazeta já foram promovidos com patrocínio para gravação de CDs, através da participação nas caravanas promovidas pelo programa que ele comanda.

Com patrocínio da iniciativa privada e com o apoio de pessoas e movimentos da sociedade civil, Jajah Neves, em seu programa procura garantir intensa interatividade com projetos de incentivo ao esporte, passeios estudantis, atividades culturais na escola, e o quadro “Jajah na Comunidade”, que desenvolve ações sociais voltadas para a saúde e o auxilio jurídico. “É um programa bem social e popular, sem o famoso sensacionalismo, fugimos daquela imagem agressiva por ser um programa de fim de semana”, afirma Jajah que, com quatro anos de tevê, assegura nunca ter explorado imagens muito fortes ao vivo. “Faço uma programação popular, não uma programação escandalosa”, resume.

Jajah Neves é o nome artístico de Ueiner Jajah Neves, 32 anos, neto de libaneses, natural de Jataí, Goiás, tendo vindo para Mato Grosso em 1983, quando tinha apenas 11 anos de idade. Desde então sempre morou em Várzea Grande, onde também estudava e assumiu o movimento estudantil desde a quinta série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. Com espírito militante, Jajah fundou o Sindicato de Estudantes de Várzea Grande e conta que foi o único presidente de sindicato estudantil a fornecer a carteira estudantil gratuitamente.

Após concluir o ensino médio, Jajah Neves se formou em Análises Políticas e em Gestão Pública, além de outros cursos voltados para a gestão pública.

Sua primeira passagem pela televisão foi no final de 2009, na antiga TV Cultura, Canal 17, empresa do ex-prefeito Francisco Galindo, apresentando o programa diário “Mato Grosso em Foco” ao vivo, de segunda a sábado. Após um ano, Jajah se afastou para sua primeira incursão eleitoral, como candidato a deputado estadual pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro. Foi o 11º mais votado em Várzea Grande, mas não alcançou a vitória.

Voltou ao programa onde fazia de tudo um pouco. Dirigia, produzia e apresentava. Após dois anos, se candidatou novamente, mas dessa vez a vereador por Várzea Grande. Foi o mais votado individualmente no município, mas seu partido não obteve legendas suficientes para elegê-lo, voltando então para a TV Cultura, até a suspensão da programação regional, com o desinteresse do grupo comandado por Chico e seu irmão Altamiro Galindo pelo negócio de televisão.

Depois de dois meses fora do ar recebeu do empresário Júlio Campos Neto, filho do ex-governador Júlio Campos, o convite para apresentar seu atual programa na TV Brasil Oeste. Dessa vez, Jajah fez questão de destacar seu nome. O programa Jajah Neves foi lançado em 20 de abril de 2013 e completa, esse ano, dois anos de atividades. Em junho do ano passado, o apresentador se ausentou para disputar sua mais recente eleição para deputado estadual, dessa vez pelo PDT, partido do qual assumiu a presidência em Várzea Grande, abençoado pelo atual governador Pedro Taques (PDT). Ele foi escolhido para dirigir a reestruturação do PDT e definir mesmo planos que levem à conquista do poder, pelo grupo político comandado por Taques, naquele município.

“Por conta da minha atuação política, acabei aceitando e me identifiquei com o partido e com o Pedro Taques”, declara. Nesse momento deixou o partido de origem, o PRTB. Durante o período da candidatura, seu irmão, Ademar Jajah, assumiu seu programa.

Jajah foi o candidato à Assembleia mais votado em Várzea Grande com 9.366 votos e com mais 6.373 votos em Cuiabá e cerca de 380 em outros municípios da Baixada Cuiabana, Jajah não se elegeu, mas despontou como primeiro suplente. “Primeiro suplente, mas com sentimento vitorioso”, afirma, certo de que tem uma promissora carreira política pela frente.

Ao retornar para seu programa na tevê, o apresentador, depois de um convite direto do veterano “cacique” da política mato-grossense, Júlio Campos, assumiu a presidência da TBO, chamando para respaldá-lo, como vice-presidente, o amigo e empresário Henry Kenner. Com o arrendamento, Jajah passou a comandar, agora, uma rede de televisão formada por cinco emissoras que se espalham pelas cidades de Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Chapada dos Guimarães e Cuiabá, todas com programações distintas. No dia 8 de fevereiro, o grupo se incorporou à rede nacional da TV Cultura de São Paulo. “Com isso, estamos criando a possibilidade da Cultura passar de 100 milhões para 102 milhões de espectadores em todo o Brasil”, diz.

Jajah Neves comemora o fato de que, atualmente, a TBO, na atual virada, é a emissora com a maior grade de programação regional. Já são nada menos que 16 programas, grande parte ao vivo. Para acompanhar o crescimento da emissora, o maior estúdio de gravação de Mato Grosso está sendo construído. Serão 138 metros quadrados. A emissora deixará, assim, o acanhado espaço que ocupa, ao lado do prédio que aluga para a TV Rondon, no bairro Consil.

Com o novo estúdio, a expectativa é pela contínua ampliação da programação regional, que hoje busca a atenção do público com programas como “A Cara do Povo” com Ademar Jajah, “Mato Grosso Muito Mais” com o jornalista e vereador Onofre Junior, “Fatos e Boatos” com Adriano Guedes e Ariane Valadão, “Papo Reto” com Marcos Almeida, “Variedades” com João de Oliveira, “Concurseiro” com o professor Luís Antônio, “Veracidade” com o ex-vereador e ex-secretário de Cultura de Cuiabá Luiz Poção, “TV Daqui” com Pedro Ribeiro, “Programa Jajah Neves” e o “Câmera Show” com Emerson Bispo.

Esse ano, Jajah também terá muito trabalho na área do rádio. “Vamos assumir a programação da Rádio Industrial – AM e, no dia 1º de maio, assumo a 93,3 FM que hoje é a Jovem Pan”. O apresentador pretende levar o quadro de maior sucesso em seu programa de sábado, o “Fiscal do Povo”, para o rádio. Nesse quadro, Jajah conta que tudo que faz é ir às mais diversas comunidades da Grande Cuiabá e deixar o povo falar.

“Eu não me preocupo com a concorrência, me preocupo com os telespectadores”, declara Jajah quando indagado sobre o desafio de enfrentar a TV Centro América, afiliada da Rede Globo e o Grupo Gazeta de Comunicação, que pontificam, atualmente, na liderança da audiência. Ele acredita que mostrar a cara do povo é algo que se perdeu na televisão de Mato Grosso e esse pode ser o diferencial que tem a oferecer. “Eu quero criar um espaço de comunicação onde as pessoas tenham acessibilidade, que valorize a participação das pessoas. Há centenas de repórteres e cinegrafistas espalhados pelas ruas da Baixada Cuiabana”, avalia.

Radialista e jornalista por direito adquirido, por gostar de ser apresentador, Jajah afirma ter sofrido muito com o questionamento de algumas pessoas que acham que usa de seu programa de tevê simplesmente para se promover eleitoralmente. “Eu não sou um apresentador que virou político, sou um político que se tornou apresentador”. E completa: “O Jajah Neves político tem uma missão, a paixão e o desejo de contribuir com as comunidades e o Jajah Neves empresário tem suas aspirações financeiras, econômicas pra sobressair, mas são coisas distintas, não me confundo”.

Como se não bastasse sua vida corrida e os compromissos como apresentador de TV, político e empresário, Jajah Neves também é cantor solo sertanejo e já coleciona cinco CDs e um DVD, com canções românticas, de sua própria lavra.

Atento à força das novas tecnologias, e sempre preocupado em firmar sua marca e seu discurso, o comunicador Jajah Neves se utiliza intensamente do Facebook e do Whatsapp para interagir com o público. Tanto que diz que esse público é seu grande parceiro na produção de seus programas e na definição de seus caminhos na Comunicação. Jajah informa que está sempre disponível através do Whatsapp do seu programa: (65) 9206-6336.

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

2 × quatro =