SOCIÓLOGO EDMUNDO ARRUDA JR: Bolsonarista é mau caráter?

Edmundo

Bolsonarista é mau caráter?

POR EDMUNDO ARRUDA JR

No facebook alguém afirmou: “quem é bolsonarista é mau caráter”. Claro. Frase de efeito que ganha aplausos e repercute. Infelizmente.

A sociedade e a política são complexas. Mau e bom caráter há em qualquer partido, igreja, etc. Conheço eleitores de caráter duvidável no PT, partido no qual militei. Gente ladra mesmo. Fui roubado por esse tipo de militante profissional. E no PT conheci figuras eticamente irreprováveis, seres humanos de grandeza de alma. O mesmo ocorre em relação a eleitores de Bolsonaro.

Simplicar, tipo: bolsonaristas, todos, são maus e os outros são paladinos de virtudes é zombar da riqueza humana. Muita gente boa votou em Bolsonaro de forma útil. Voto anti-petista. De outra parte, muitos votaram no mesmo candidato da direita por boa fé. Bolsonaro é um fenômeno na comunicação. Não se enganem. Por detrás do ignóbil, do abjeto, do absurdo de suas histrionices há o planejado. Populismo ultradireitista falando ao coração dos fatigados, com a mesmice.

O senso comum é conservador. Até preconceituoso. Mas não é burro. Cuidado. Desprezar essa capacidade de um líder ou doutrina encontrar correlatos nas consciências individuais é incidir em duplo erro: de diagnóstico e de prognóstico. Ambos nos conduzem a mais derrotas.

________

*Edmundo Lima de Arruda Jr
12.12.19

Categorias:Mora na Filosofia

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

treze + catorze =