PREFEITURA SANEAMENTO

SAÍTO, participando ao lado da desembargadora Maria Erotides de curso sobre Segurança, em Brasilia, conscientiza-se da importância de preservar os homens e mulheres de honra que envergam a toga com firmeza e coragem, sem mácula, trazendo paz a todos.

Gonçalo Antunes de Barros Neto, juiz de Direito em Cuiabá, Mato Grosso, conhecido pelos amigos como Saíto

Gonçalo Antunes de Barros Neto, juiz de Direito em Cuiabá, Mato Grosso, conhecido pelos amigos como Saíto

 

Exército Brasileiro

POR GONÇALO ANTUNES DE BARROS NETO – SAÍTO

 

Recentemente, por autorização da presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e do Diretor da Escola de Magistrados, se fizeram presentes no I Curso de Segurança de Autoridades, ministrado pelo Exército Brasileiro nas dependências do Batalhão Brasília (Polícia do Exército), a Desembargadora Maria Erotides, oradora da turma e presidente da Comissão de Segurança do TJMT, o senhor João Luiz Lins (ESMAGIS) e este subscritor.
O citado Curso teve como instrutores os Capitães Schvengber, Martins, Souza Abreu, Muenzer, e a Aspirante Juliana, comandados pelo Tenente-Coronel João Felipe Dias Alves, comandante do Batalhão da PE da capital federal. Juízes de todos os Tribunais de Justiça e dos cinco Tribunais Regionais Federais do país se fizeram presentes, ocasião em que a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM, dirigida pelo Ministro João Otávio de Noronha e pelo Juiz Paulo Tamburini, Secretário-Geral, organizadora do evento, pode constatar a necessidade de instruir e conscientizar os membros do Judiciário quanto à preservação de sua segurança pessoal e de seus familiares.
Já foi o tempo em que se combatia o crime individualizado, deste ou daquele indiciado. As organizações criminosas estão aí, cooptando agentes públicos, se infiltrando nas instituições, ameaçando os que efetivamente combatem as transgressões de considerável intensidade e que se encontram em situação de vulnerabilidade. O tempo urge, é muito bem vinda a iniciativa, precisamos preservar os homens e mulheres de honra que envergam a toga com firmeza e coragem, sem mácula, trazendo paz a todos.
Os instrutores do Exército Brasileiro que atuaram naqueles dias de instrução, com toda a certeza, estão, mais uma vez, prestando relevante serviço à nação na medida em que ajudam a implantar, no seio da magistratura, a cultura da segurança pessoal e de familiares. Os valores próprios da organização militar – objetividade, respeito, disciplina-, foram ensinados juntamente com as técnicas de defesa e de prevenção. Disciplinas como gerenciamento de crises, informação, contrainformação, direção defensiva e evasiva etc., foram ministradas com zelo e eficiência, próprios das Forças Armadas.
Tivemos a oportunidade de conhecer fatos, ouvir relatos, e interagir com Juízes e Desembargadores sobre o tema “segurança”. Quem tem que ser organizado é o Estado e não a transgressão. Nessas questões sensíveis não há lugar para achismos, disque me disse, conversinhas de bastidores, divisão política interna, listinhas de desafetos, mediocridade; e sim para honra, unidade, seriedade, busca da verdade, maturidade e responsabilidade – “A verdade é um pérfido veneno que enlouquece de todo… e que não mata!” (Osório Duque Estrada).
O Exército torna-se profissional, não é de direita e nem de esquerda, é da pátria e dos brasileiros. Como asseverou Olavo Bilac – “A pátria não é a raça, não é o meio, não é o conjunto dos aparelhos econômicos e políticos: é o idioma criado ou herdado pelo povo”. Nosso muito obrigado. Força e honra, sempre. É por aí…
GONÇALO ANTUNES DE BARROS NETO – SAÍTO é Juiz de Direito, membro da Comissão de Segurança do TJMT, e escreve aos domingos em A Gazeta

(e-mail: [email protected]).

2 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 189.87.159.130 - Responder

    Força e Honra sempre … com magistrado que honram sua Toga… pessoas de valor imutavél… Parabéns ao Poder Judiciário pela escolha… Desª Maria Erotides, e Dr. Gonçalo Neto, magistrados que honram suas togas com coragem e firmeza sem mácula e de punho forte e caneta pesada…Parabéns…

  2. - IP 179.217.124.178 - Responder

    Legal a relfexao. Mto bonito oartigo.esses dias o pablo stolze disse pra ser juiz prrcisa mais de poesia q de tecnica…parabens

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

2 × quatro =