Campanha Coronavirus

SAÍTO, nas águas do poeta Drummond, dá sua receita de ano novo: “Viver um novo ano é nos guiar por mudanças, e uma delas é a atitude de recusa frente ao cômodo papel de assistentes e ouvintes da mesmice”

Gonçalo Antunes de Barros Neto, juiz de Direito em Cuiabá, Mato Grosso, conhecido pelos amigos como Saíto

Gonçalo Antunes de Barros Neto, juiz de Direito em Cuiabá, Mato Grosso, conhecido pelos amigos como Saíto

Ano Novo, de verdade

por GONÇALO ANTUNES DE BARROS NETO – SAÍTO

 

 

Mais um ano se finda e dizemos: feliz ano novo. Não sei, não, mas somos mesmo contraditórios. A cada ano, a perda é inevitável – amigos, parentes, animais domésticos-, e ainda apreciamos o ano novo. Aos homens, menos ano de vida, às mulheres, a mesma sorte, tirania a que submetemos e sem a menor chance de mudanças. E o ciclo se repete – natal, nascemos em fraternidade e amor; ano novo, em esperança-. Mas amor em quê e esperança de quê?

Andando recentemente pela gauchesca Gramado, pude sentir o “amor” e a “esperança” nas pessoas vindas de todo o país. Um chef de cozinha inventa um prato qualquer e dá-lhe um pomposo nome francês ou italiano. O ambiente é sofisticado, preparado em detalhes para tudo parecer sério e respeitável. O preço assusta já no cardápio. Mas o que vem depois, esse, sim, arrota cretinice. Um punhadinho de cada, pratinho bem feitinho, desenhado. A arte substitui a fome, pensei! Não sabia, mas aprendi que realmente somos contraditórios. E as pessoas chiques saem dali em ritual, tudo muito bem combinado. Parecem satisfeitas. E eu, que de bobó passei uma vez só, fui à esquina, muito bem frequentada pelos iguais, e pedi logo “boia” da boa, sem frescura, mas daquela que o estômago sai de bem com seu amo.

Voltando ao amor e à esperança, em um determinado evento da lindíssima cidade, conversei com crianças que ali estavam para sobreviver, sobreviver do amor e da esperança dos turistas. Perguntei a um dos pequenos se já havia visto o espetáculo, afinal, Papai Noel não tem esse nome por acaso. Dissera-me que não. E outra, também não. E outras, ainda não. Sem poder atender a todas, me retirei em isolado protesto, não darei os anéis para não me tomarem os dedos. Isso é coisa de canalha.

Quando aprenderemos que Jesus é justiça, liberdade, igualdade, contestação, destemor, revolução e amor forte? Que ano novo não existe sem a contrapartida da mudança? Aliás, não se faz o novo com o velho, posto formado por bases pragmáticas e conceituais diferentes. Ano novo, ao pé da letra, é nascer de novo para uma nova tomada de consciência. É briga interior, reflexão, não é paz, mas inquietação. É “a dor como padrão para a intensidade dos sentidos” (Hanna Arendt).

Antonio Gramsci ironiza o pensamento inconsequente: “Meu estado de espírito sintetiza estes dois sentimentos [otimismo e pessimismo] e os supera: sou pessimista com a inteligência, mas otimista com a vontade. Em cada circunstância, penso na hipótese pior, para pôr em movimento todas as reservas de vontade e ser capaz de abater o obstáculo”. Viver é lutar, sempre. Contra o próprio egoísmo, contra a miséria intelectual, o apego às circunstâncias, enfim, viver um novo ano é nos guiar por mudanças, e uma delas é a atitude de recusa frente ao cômodo papel de assistentes e ouvintes da mesmice.

Então, de feliz ano novo, de esperança, portanto, vejo que somente o amor feito punho, forte como o grito dos excluídos, pra quebrar a cara e a resistência dos vivaldinos e gananciosos, excluirá os paradigmas da maldade social. É por aí…

GONÇALO ANTUNES DE BARROS NETO – SAÍTO é Juiz de Direito e escreve aos domingos em A Gazeta (e-mail: [email protected]).

3 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.64.225.159 - Responder

    Com todo respeito, a cada vez que leio um artigo do Dr. Gonçalo, mais o admiro!!! A Magistratura precisa de pessoas como ele!!! Desejo a todos um ano novo cheio de mudanças!!!

  2. - IP 179.112.82.191 - Responder

    Parabéns Saito por mais esse texto rico em sua explanação, aproveitando para expressar a todos um Feliz 2014 com as Bênçãos do Nosso Senhor Jesus Cristo!!!!!

  3. - IP 187.123.1.198 - Responder

    Mensagem bela. Renovemo-nos todos!! Viva 2014!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

1 × quatro =