RENATO NERY – Não podemos viver somente das glórias passadas da OAB-MT. É preciso construir o futuro. Neste deserto de lideranças um fato, é auspicioso: a presença de uma mulher liderando a oposição para as eleições de novembro/2012.

Renato Nery é advogado e já foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Mato Grosso

Eleições na OAB/MT
por Renato Gomes Nery

No final de novembro/2012, serão realizadas as eleições para a renovação do Conselho Seccional da OAB/MT, bem como de sua Diretoria e dos representantes do Estado de Mato Grosso no Conselho Federal da OAB.

Os desafios são muitos e a situação não é das melhores, pois o tempo e a experiência têm demonstrado que as reeleições no Brasil somente servem para a formação de grupos não republicanos que querem se perpetuar no poder, onde cuidam somente dos seus interesses. No caso da OAB/MT não é diferente. O envolvimento de membros de direção da instituição em casos nebulosos é infelizmente uma prova de que nem ela está infensa aos malfeitos desse Brasil varonil.

É urgente que se renove. É urgente que novos grupos e novas pessoas assumam as responsabilidades pelos destinos de nossa Instituição e da advocacia mato-grossense. A renovação é salutar e necessária. É preciso que acreditemos na renovação, pois os problemas e os desafios são muitos e estão à espera de quem os enfrentem. A advocacia está órfã de uma representação forte que faça valer o seu prestígio em prol do advogado. O Poder Judiciário de primeira instância da Justiça Comum claudica entre a inércia e o marasmo. As Instituições são abaladas por escândalo e mais escândalos. E a sociedade civil está a procura da sua representante que se omite nas questões mais relevantes e até nas mais corriqueiras. Não podemos viver somente das glórias passadas da nossa combativa Instituição. É preciso construir o futuro.

Entretanto, neste deserto de lideranças um fato é auspicioso: a presença de uma mulher liderando a oposição para as eleições de novembro/2012. Não é a primeira vez que isto acontece, será a segunda, mas certamente não será a última, pois a presença da mulher nos cargos de mando é cada vez maior. E um sinal concreto de que acreditamos nas mulheres é que outorgamos há pouco tempo a uma delas o cargo de Presidente da República. E não há queixas a respeito da gestão da primeira mulher que presidiu a OAB/MT por dois mandatos. E a mulher que ora pleiteia o cargo de Presidente da OAB/MT tem defeitos como todo mundo, mas tem relevantes qualidades, a primeira é de ter coragem – que muitos homens não tiveram – de liderar a oposição. A segunda é que já demonstrou esta coragem ao se afastar daqueles que passaram a não cumprir os compromissos com a classe e com a sociedade. E já comprovou que tem preparo, vivência e competência para presidir a nossa Instituição, onde já exerceu diversos cargos de relevo.

Não se trata, como é corriqueiro no Brasil, de votar no menos pior, mas, sim, estamos diante de uma excelente opção de mudanças e de transformação. Depende de nós!!!

*RENATO GOMES NERY – é advogado e ex-presidente da OAB/MT

Categorias:Jogo do Poder

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 189.59.42.100 - Responder

    Parabéns, Renato! Você foi abnegado de largar o osso e viver a sua vida, prosperando na advocacia e no ramo empresarial. Infelizmente, tem gente que não larga a boquinha, e vive à sombra da OAB. Sem ela, não seriam ninguém e não teriam nenhuma projeção. Assim é com essa garotada que é meio contratada, meio independente. Vivem da visibilidade da Ordem e nada mais. Agora, é vez de dar a vez a uma leva nova, realmente diferente, oportunizando a uma mulher voltar à Presidência da OAB.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

3 × 4 =