PRIVATIZAÇÃO – Serviços de água e esgoto voltam a liderar reclamações no Procon, em Cuiabá

Serviços de água e esgoto voltam a liderar reclamações no Procon

Só em maio foram 129 reclamações, em 85 casos relatados foi de cobrança indevida e 11 por serviço não fornecido.

HÉRICA TEIXEIRA
Hipernoticias

Reclamações acerca dos serviços de água e esgoto da Capital lideram o ranking da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon). Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), de janeiro a maio deste ano, foram registrados 250 reclamações. Somente em relação a cobranças indevidas dos serviços estão detectadas 180 casos e para serviço não fornecido apontam 16.

Em relação ao mês de maio, as reclamações foram ainda mais significativas. No total são 147 reclamações, dos quais 98 sobre cobrança indevida e 12 por serviço não fornecido.

A empresa responsável pelos serviços de água e esgoto desde abril, CAB Cuiabá, informou por meio de assessoria que “no processo de mudança na gestão dos serviços de água e esgoto em Cuiabá é natural o surgimento de reclamações e solicitações aos órgãos de defesa do consumidor, justamente diante da demanda reprimida que já existia anterior ao período da CAB Cuiabá assumir os serviços de saneamento na Capital. Estamos trabalhando cotidianamente para reduzir ao máximo essa demanda já existente e as que surgem diariamente. Entendemos a necessidade da população e por isso pedimos compreensão, pois buscamos solucionar no menor espaço de tempo as urgências”.

O diretor da CAB Cuiabá, Ítalo Jóffili, informou por meio de assessoria, que para a efetivação dos trabalhos traçados é preciso planejamento.

“Temos um parque operacional e redes de água e esgoto que necessitam de investimentos, contudo, isso somente pode ser feito obedecendo a critérios técnicos baseados em planejamento. É para que isso seja efetivado que precisamos de tempo para trabalhar e atender as necessidades da população. Por isso, a CAB Cuiabá está elaborando um Plano Diretor para diagnosticar a real situação de água e esgoto em Cuiabá, de forma detalhada, indicando os pontos críticos pelos quais as ações estruturais da empresa começarão. Pelo contrato de concessão, a CAB Cuiabá tem até 2022 para universalizar a rede e o tratamento de esgoto para todos os cuiabanos, e até 2015 para garantir o abastecimento de água de qualidade nas 24h do dia para todos os cuiabanos”, resumiu.

Ainda segundo dados do Procon, somente no mês de maio foram instaurados o total de 1.567 procedimentos, sendo o setor de serviços essenciais destacado em primeiro lugar em reclamações, com 504 registros.

Na primeira posição do ranking, as reclamações de água e esgoto somam 147 casos, seguido de energia elétrica (143) e telefonia celular (115).

O setor de produtos ficou em segundo lugar da insatisfação dos consumidores, com 399 reclamações, sendo 88 para aparelho de telefone, 32 para produtos de informática e 32 para móveis de quarto.

Em terceiro lugar, ficou o setor financeiro com 314 reclamações, os bancos comerciais lideram com 158 reclamações, seguidos de 38 reclamações sobre cartões de crédito e 23 reclamações para cartão de loja.

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