Políticos aparecem entre principais ocupantes de Terra Indígena Marãiwatsédé

Políticos aparecem entre principais ocupantes de Terra Indígena Marãiwatsédé
Roldão Arruda – O Estado de S.Paulo

Um grupo de políticos locais figura entre os principais ocupantes da Terra Indígena Marãiwatsédé, que está sendo reivindicada pelos xavantes, no Estado do Mato Grosso.

De acordo com levantamento tornado público pelo Ministério Público Federal, o grupo agrega seis políticos, entre prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores dos municípios de Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia e Alto Taquari. Juntos, eles controlariam cerca de 22 mil hectares no interior da terra indígena.

No momento a Polícia Federal está realizando uma operação destinada à retirada dos atuais ocupantes da área, que se estende por 165.241 hectares. Eles estão sendo legalmente intimados a sair do local, que será entregue aos xavantes.

A área tem sido objeto de disputa judicial e política desde 1998, ano em que o então presidente Fernando Henrique Cardoso homologou o território como terra indígena.

A ação legal de desocupação teve início em agosto deste ano. Os ocupantes da área recorreram e, em outubro, o ministro Carlos Ayres Britto, do STF, determinou o prosseguimento da ação.

Categorias:Plantão

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

um × 4 =