PESQUISA OU CAMPANHA? – A Gazeta, de Dorileo Leal, força na margem de erro e aponta Lúdio 6 pontos a frente de Mauro no 2º turno

A dúvida, bastante justificada, tendo em vista os episódios do primeiro turno, é se o instituto de pesquisa do jornal do Dorileo está fazendo pesquisa de fato ou fazendo campanha para seus megapatrocinadores do Governo do Estado. Reparem que, na margem de erro, com quatro pontos para mais ou para menos, Lúdio e Mauro podem estar solenemente empatados. Ao invés do equilíbrio parece que o jornal prefere mesmo o risco. Confira os números de A Gazeta. (EC)

Primeira pesquisa do segundo turno aponta Lúdio 6 pontos a frente de Mauro Mendes

O médico Lúdio Cabral, candidato do PT à Prefeitura de Cuiabá, aparece com 6 pontos percentuais de vantagem sobre o empresário, Mauro Mendes (PSB), na primeira rodada de pesquisa Gazeta Dados sobre a disputa para o 2º turno.

Enquanto o petista lidera com 47% das intenções de voto estimulado, o socialista obteve 41%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento aponta que 9% do eleitorado ainda não sabe para quem dará o voto no próximo dia 28, data em que acontece o 2º turno.

Na amostra estimulada, quando aos entrevistados são apresentados os nomes dos 2 candidatos, brancos e nulos somam 3%. Foram ouvidas pelo Instituto 800 pessoas, neste domingo (14), a exatos 7 dias após a votação em 1º turno.

Pesquisa, registrada sob o número 00672/2012 na Justiça Eleitoral, é a primeira de uma série que o Gazeta Dados fará mostrando o desempenho de Lúdio e Mauro nesta nova etapa quando a eleição fica “zerada”. Ou seja, para sagrar-se vencedor basta ter 1 voto a mais que o adversário.

No 1º turno, Mendes terminou em vantagem com 43,96% dos votos válidos, enquanto Cabral obteve 42,27%.

Agora para a conquista de votos e garantir assento na principal cadeira do Palácio Alencastro, o período de campanha é reduzido. Mas no horário eleitoral gratuito, iniciado no sábado (13), os candidatos terão mais tempo. São 20 minutos diários para cada um, divididos em 2 blocos, tanto no rádio como na TV.

No resultado do voto espontâneo, quando o entrevistado diz sem qualquer espécie de indução o nome do candidato de sua preferência, Lúdio Cabral repete o desempenho, impondo iguais 6 pontos de dianteira sobre Mauro Mendes. O petista surge com 46% das intenções de votos e o socialista, 40%. Em relação à somatória de brancos e nulos, o percentual repete os 3%, entretanto o total de indecisos sobe para 11%, 2 pontos a mais.

Na dança dos números, o Gazeta Dados ainda questionou os entrevistados sobre em quem não votariam. Mauro possui o maior percentual de rejeição, com 41%. Já Lúdio está 7 pontos atrás com 34%. Indecisos atingem 21% e, 4%, não indicariam nenhum deles neste quesito. Para alcançar um índice bastante próximo do sentimento dos eleitores cuiabanos, o Instituto esteve em 255 bairros, divididos em 4 regiões da Capital. No detalhamento do voto estimulado, constata-se que o petista tem maior penetração na região Oeste de Cuiabá, onde atinge 52%. Nos bairros ao Sul, são 48% de preferência, seguido pela parte Leste com 45% e, 42% no Norte.

Mauro atinge maior percentual de aceitação na região Norte, obtendo 44%. Na parte Leste, totaliza 42% e, no Sul e Oeste, 39%, cada.

Por faixa etária, o médico dispara como primeira opção do eleitorado com idade de 16 a 24 anos, com 53%. Entre aqueles com 25 a 34 anos e os acima de 45 anos, o petista conquista 47% da preferência. Eleitores com idades de 35 a 44 anos reúnem 41%.

O empresário chega melhor na faixa de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos, quando soma 43% das indicações para cada parcela da população. Jovens a partir de 16 a 24 anos são 39%. Também 39% de homens e mulheres com idade superior a 45 anos declaram voto para o empresário.

Por sexo, Mauro tem melhor performance entre os homens com 44% contra 39% das mulheres. Lúdio reúne 48% do eleitorado feminino e, 46%, do masculino.

Ainda no detalhamento do voto, o candidato do PT bate os 61% de eleitores que não estudaram e abocanha 51% daqueles que possuem o ensino médio, completo ou incompleto. Já o socialista conquista maior número de votos entre eleitores que cursaram o ensino fundamental até o 9º ano, com 46%. Obtém 45% entre pessoas com ensino superior completo e incompleto.

Quando faz a checagem por renda familiar, Lúdio garante 50% dos votos dos entrevistados que recebem de 5 a 10 salários mínimos. Recua a 47% na faixa de 1 a 5 SMs. Mauro assegura 48% daqueles que ganham acima de 10 salários mínimos e, 41%, entre 1 a 5 SMs.

No segmento de desempregados ou de pessoas à procura de trabalho, o petista alcança 67% dos votos, enquanto o socialista atinge a melhor pontuação entre aposentados e pensionistas.

Uma outra análise abordada na primeira rodada do Gazeta Dados para o 2º turno, os entrevistadores questionaram os eleitores sobre a convicção do voto. As respostas indicam que 80% não mudariam de jeito nenhum sua escolha; 9% mudariam, mas não têm certeza; 4% mudariam com certeza e, 7%, responderam que não sabem.

 

FONTE A GAZETA CUIABÁ

5 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 200.175.241.202 - Responder

    É fica claro a parcialidade deste panfleto diário…pior q não tem nem vergonha de divulgar essa pesquisa…depois da última se esse tal Dorileo tivesse brio na cara não divulgava mais nenhuma pois errou todas…é será quantos q ele levou para desistir da sua campanha???

  2. - IP 189.114.52.106 - Responder

    Parece que estou revendo o filme de 2004. A estratégia da gazeta dados é a mesma adotada em 2004 entre Alexandre Cesar e Wilson mentindo Santos na corrida à prefeitura de Cuiabá. Os militantes que apoiam o Lúdio devem ficar atentos as manobras de gazeta dados. Discordo do Enock quanto a compra da pesquisa pelo governo. Penso e as próximas pesquisas da gazeta dados apontarão o crescimento do Mauro e a queda do Ludio, tudo para induzir o eleitor ao erro. Essa pesquisa tem a digital do Antero Maldade Barros. Pé no chão e vamos a luta, companheiros. O conto do vigário nos abateu em 2004. Dessa vez não conseguirão.

  3. - IP 177.64.242.234 - Responder

    TA CONFIRMADO LUDIO É O PREFEITO DE CUIABA DESDE O DIA 17 DE OUTUBRO ,NAO FOSSE AS MANOBRAS DOS MAGICOS DO TRE RUI RAMOS E COMPARSSAS,QUE SUMIRAM COM OS VOTOS DO LUDIO E NAO DERAM EXPLICAÇOES ATE AGORA.MAURO ALI BA,BA E OS 40 LADROES AINDA NAO CONSEGUIRAM O QUE TANTO DESEJAM.MAS AGORA VAO PARTIR PRO TUDO OU NADA O COMITE DA MALDADE JA ESTA A POSTOS CARMINHA VAI PARTIR PRA CIMA.MAURO O SEU NUMERO É 40?LADROES?POIS É ,EU VOTO 13 LUDIO,EU VOTO LIMPO.VOTO LUDIO.

  4. - IP 187.5.109.196 - Responder

    Lúdio vence as eleições, ISSO SE O TRE DO RUI RAMOS deixar !!!!

  5. - IP 189.10.40.35 - Responder

    No mínimo tendenciosa a proposta da Gazeta ao divulgar essa pesquisa, principalmente depois da vergonhosa discrepância dos percentuais reais encontrados no final do primeiro turno, a verdadeiro despropósito da ideal finalidade do jornalismo – qual seja, de servir de imparcial veículo de informação e instrumento de formação de crítica construtiva da sociedade local – servindo tão somente para demonstrar elaborado apanágio da podre politicagem.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

três × cinco =