Campanha Coronavirus

Para o filósofo Hélio Schwartsman, Lula depende cada vez mais da militância ideológica do PT para sobreviver. Lula seria, agora, um Maluf da esquerda

 

 

Lula, o Maluf da esquerda 

Por HÉLIO SCHWARTSMAN

 

A confissão de Antonio Palocci acaba com Lula? Bem, acho que dá para dizer que ela não ajuda o ex-presidente, mas me parece precipitado afirmar que encerre a carreira política do líder petista, que já conseguiu livrar-se de situações que pareciam impossíveis.

O primeiro ponto a considerar é que a bomba lançada por Palocci ainda está no terreno das declarações. O que ele diz tem peso por vir de quem vem, mas não chega a ser um “batom na cueca” como o vídeo de Rocha Loures com a mala de dinheiro.

Mais importante, a narrativa que Lula vinha usando para explicar seu envolvimento na Lava Jato —”tudo não passa de perseguição política promovida pelas elites que não querem ver a vida dos pobres melhorar”— pode, sem grandes malabarismos, acomodar a transformação de Palocci: depois de sofrer meses de “tortura psicológica” ao ser mantido injustamente na cadeia, ele desabou e agora acusa o ex-presidente apenas para deixar o cárcere.

Isso basta para que os petistas convictos, determinados a absolver o ex-presidente de qualquer pecado, continuem a crer na inocência de seu líder. A ideologia não precisa de mais do que um fiapinho de verossimilhança para nele agarrar-se até o fim.

A questão é que nem todo o mundo é igualmente ideológico. O grau com que as pessoas se prendem ao discurso de partidos (e religiões) segue uma distribuição normal, sendo que só uma minoria se mostra invulnerável a evidências empíricas contrárias a suas inclinações.

A multiplicação dos delatores que entregam o ex-presidente e das situações que ele próprio não consegue explicar a contento, um processo que teve início em 2005, tende a tornar Lula cada vez mais dependente de uma militância ideológica —exatamente o contrário da guinada para o centro que o elegeu em 2003. Minha impressão é que ele vai se transformando numa espécie de Maluf da esquerda.

 

Hélio Schwartsman é um filósofo e jornalista brasileiro. É editorialista e colunista do jornal Folha de S.Paulo.

Categorias:Cidadania

6 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 191.250.39.201 - Responder

    A lógica o Lula é a mesma de todos criminosos covardes:Todas delaçoes dos comparsas são mentirosas,todas as provas do processo são falsas e apenas o que ele fala é verdadeiro.

    • - IP 179.254.144.91 - Responder

      Osmir andou sumido depois que Aécio foi surpreendido naquela correria de malas de dinheiro e ameaçando mandar matar alguns membros da própria quadrilha, digo, da família. Fico feliz diante de sua recuperação, Osmir. Já Aécio parece liquidado, na lona. Saúde em dia? E as suas abobrinhas continuam com a mesma qualidade… parabéns!

  2. - IP 189.114.52.121 - Responder

    Vc e que tinha sumido Vicente do Pt,estou sempre por aqui dando as minhas maceradas e desmentindo os petralhas.Por mim ,Aécio já deveria estar preso.Porem Lula e Dilma também,são ambos chefe de quadrilha. Porém gostaria de saber sua opinião sobre as delacoes do companheiro Palocci. FALA Vicente,O que Vc e achou dele ter dito que o Lula sabia de tudo e recebeu dinheiro em espécie. E sobre o pacto de sangue com a Odebrecht?E o fundo de 100 milhões de dólares?Fala Vicente ou cale se e não encha o saco de quem está aqui defendendo a pátria desses saqueadores,que se até em Cuba estivessem já teriam ido para o PAREDÃO. E Vc provavelmente também!

    • - IP 179.254.144.91 - Responder

      Osmir, se porventura vc acompanhou o noticiário completo e não apenas a edição da Globo, percebeu que Palocci disse o que queriam que dissesse, depois da tortura de mais de um ano de prisão. E disse, também, que não tem nenhuma prova do que disse, ou seja, não provou, apenas disse aquilo que vc, Moro e alguns membros do MPF queriam ouvir. Nenhum documento, nenhum vídeo, nenhum áudio para sustentar as palavras. Se porventura o vc. conhece alguma coisinha de processo penal, vai compreender rapidamente que Moro mais uma vez desmoralizou o Poder Judiciário e as instituições. As platitudes judiciais agradam alguns, como vc, mas desagrada os especialistas, os demais aplicadores do Direito. Ao contrário de sua opinião, não mandaria vc para o paredão. Mandaria para uma escola de Direito para aprender alguma coisa e deixar de dar opinião sobre o que vc não entende, afinal a ignorância não merece punida, apenas erradicada.

  3. - IP 177.17.200.58 - Responder

    Vc é bobo abduzido e completamente convertido,Mas não fique triste,como Vc e existem milhões de brasileiros,que apesar de verem , não acreditam no que vêem. Para os idiotas desinformados e analfabetos políticos,Os delatores são mentiroso,As provas são falsas tudo que o Luladrao fala é verdade.Ah só mais uma coisa ,seu bobalhao:testemunha é prova.Ou Marcelo Odebrecht,Palocci,O AS,Andrade,mentiram?.Lula vai ser condenado em segunda instância e aí vc vai acusar os desembargadores.Lula não,ele e inocente.Babaca!

    • - IP 189.11.201.94 - Responder

      A partir do momento em que a discussão exige um pouco mais de raciocínio e elaboração mental, Osmir se exaspera e passa ao insulto… Compreendo a dificuldade de Osmir e não vou tripudiar de suas limitações, afinal todos as temos em algum nível. Compreendo também o desgaste emocional de Osmir depois de ter feito campanha para Aécio e aplaudido o Golpe que levou Temer ao poder. Osmir ainda fez campanha para Taques e ficou abalado com as denúncias de corrupção na Seduc e o escândalo dos grampos. Enfim, Osmir está no mato sem cachorro e, segundo o quadro político, só tem uma alternativa: o fascismo de Bolsonaro.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

2 + um =