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Volvo XC60 Recharge Inscription T8:  um SUV sustentável

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Volvo XC60 Recharge T8: SUV tem entre a principal novidade os bancos de tecido feitos com 70% de poliéster reciclado
Carlos Guimarães/iG

Volvo XC60 Recharge T8: SUV tem entre a principal novidade os bancos de tecido feitos com 70% de poliéster reciclado

Enquanto o notíciário nos bombardeava com detalhes sobre as mudanças na Petrobras que fizeram as ações da empresa despencarem e preços da gasolina subirem, o Volvo XC60 Recharge Inscription T8 estava com as baterias recarregando na garagem do supermercado.

Toda essa discussão sobre combustíveis parecia algo de outro mundo, e não desse do século 21 em que vivemos hoje em dia. Já havia rodado um bocado com o carro e ainda tinha mais de 600 km de autonomia.

Pena que os carros elétricos e os híbridos plug-in, como o Volvo XC60 Recharge Inscription T8 (R$ 369.950), ainda são muito poucos no Brasil e custam bem mais do que a grande maioria dos brasileiros pode pagar. No caso do SUV sueco, além da questão do conjunto mecânico econômico (o carro faz até 20 km/l na estrada, segundo o Inmetro), outro ponto que está de acordo com a nova realidade atual fica por conta dos bancos revestidos de tecido sustentável.

Sim, a versão que avaliamos veio com bancos feitos de um tecido feito com 30% de lã e 70% de poliéster reciclado que tem como origem origem garrafas PET, lixo plástico retirado de oceanos e até roupas decartadas. A nova opção está disponível na versão Inscription do SUV e pode ser encontrado nas tonalidades Charcoal Midnight Zink Wool Blend, que traz tons em cinza claro e a Charcoal Slate Wool, em cinza mais escuro.

A versão do SUV é sofisticada e para poucos, mas o conceito de modelo sustentável poderia ser aplicado em qualquer modelo bem mais em conta. E isso logo deverá acontecer. De qualquer forma, no caso do XC60 T8 , a combinação do motor 2.0 turbo com outro elétrico dá uma lição de eficiência. Ao todo são 407 cv, potência que é distribuída entre os eixos não apenas conforme as condições de aderência, mas também com a maneira que o motorista dirige.

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Se for devagar e as baterias estiverem com carga suficiente, o carro funciona no modo elétrico e pode continuar assim até os 120 km/h, utilizando o motor de 87 cv. De acordo com a fabricante, sem gastar uma gota de combustível, o Volvo XC60 T8 pode rodar 45 km. Agora, se resolver pisar fundo e quiser desempenho, os dois motores entram em ação juntos e o SUV pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos, tempo que muito esportivo por aí não consegue atingir.

Pois é, estamos falando de um SUV que consegue andar bem e gastar pouco, dependo do gosto do freguês. Além disso, o silêncio a bordo e a suavidade de funcionamento impressionam. O máximo que você vai conseguir ouvir é um zunido do motor elétrico ou o sibilar da turbina do 2.0 a gasolina quando cutucar o acelerador com mais força. Bom também é o modo de condução semi-autônomo nível 2 que pode assumir o controle do volante na estrada até 130 km/h, seguindo o traçado das faixas pintadas no chão.

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A lista de equipamentos é extensa e inclui GPS, teto-solar panorâmico, câmera de ré com visão de 360 graus, porta-malas com abertura e fechamento de maneira automática, entre vários outros itens. Ainda entre os principais destaques está alavanca de cristal Orrefors e o sistema de som de alta-fidelidade com 10 alto-falantes e subwoofer de 255 watts controlado pelo sistema multimídia com tela de 9 polegadas, que poderia ter funcionamento mais intuitivo.

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Mas isso já está sendo resolvido com uma parceria da Volvo com o Google que irá render entre os frutos um novo sistema de entretenimento operado por uma versão da plataforma Android desenvolvida especificamente para carros e virá de série com os sistemas de comando por voz Google Assistant, Google Play Store Google, entre outros aplicativos.

Por dentro, o XC80 T8 se mostra espaçoso, com cinco lugares para viajar sem aperto e bons 469 litros de capacidade no porta-malas, com tampa, aberta ou fechada automaticamente ao apertar um botão. O ambiente é arejado, com ajuda do teto-solar panorâmico e os assentos traseiros das pontas podem ser elevados o que ajuda a levar crianças pequenas com segurança. Porém, embora seja sustentável, o novo tecido não é tão fácil de limpar quanto couro impermeável.

Conclusão

Um dos SUVs mais sustentáveis à venda no Brasil hoje em dia, o Volvo XC60 Recharge Inscription T8 com banco de tecido também consegue reunir baixo consumo com alto desempenho graças à tecnologia avançada, ainda feita para poucos. Quanto aos bancos, são realmente confortáveis e com visual caprichado, mas não tão práticos quanto os de couro.

Entre os SUVs rivais que também apostam na sustentabilidade, podem ser incluídos modelos 100% elétricos, como Mercedes EQC 400 (R$ 575 mil), Audi E-Tron Sportback (R$ 551.990), além dos híbridos Porsche Cayenne E-Hybrid (R$ 549 mil), Range Rover Sport PHEV P404 HSE (R$ 496.698) e o BMW xDrive30e X Line (R$ 342.950).

Ficha técnica

Ficha técnica

Volvo XC60 Inscription T8

Preço: R$ 369.950

Motor: 2.0, turbo, supercharger, gasolina e outro elétrico Potência: 320 cv a 5.700 rpm Torque: 40.8 kgfm a 2.200 rpm Transmissão: automático, de oito marchas, tração intergral Suspensão: braços sobrepostos (dianteira), multibraço (traseira) Freios: discos ventilados (dianteira e traseira) Porta-malas: 505 litros Consumo: 19 km/l na cidade e 20 km/l na estrada 0 a 100 km/h: 5,3 segundos Vel. Máx: 230 km/h

Fonte: IG CARROS

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Renault anuncia R$ 1,1 bi para renovar linha brasileira até 2022

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Renault Kaptur russo estreou no ano passado retoques no visual e novo motor 1.3 turbo, feito junto com a Mercedes
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A Renault anunciou oficialmente nesta segunda-feira (1º) o investimento de R$ 1,1 bilhão na fábrica de São José dos Pinhais (PR), para a produção do novo motor turbo e de cinco novos veículos, que serão lançados no mercado brasileiro até meados de 2022.


Em comunicado, a Renault não revela exatamente quais são essas novidades, se limitando informar apenas de que se trata de um investimento para a “renovação de veículos da gama atual”. Com isso em vista, já dá para saber que o motor turbo será o 1.3 turbo de quatro cilindros, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e que por aqui já está disponível em modelos como os GLA e GLB.

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Em uma variação de 150 cv, o novo propulsor sobrealimentado fará a sua estreia no Captur reestilizado, carro que já foi flagrado em testes no Brasil e que deve adotar as novidades mecânicas e o visual do SUV mostrado na Rússia no ano passado, onde é vendido com o nome Kaptur.

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Já em relação quatro carros restantes, restam a nova geração da picape Duster Oroch , que ainda não seguiu a atualização do SUV Duster, e o novo Kwid , que desde o final de 2019 roda com um visual atualizado na Índia.

Outra alternativa que promete ser interessante para a Renault no Brasil é o SUV Bigster , maior que o Duster. Trata-se de um modelo médio, do mesmo sgemento de Corolla Cross, Compass e outros. Mas esse carro deverá entrar em outra leva de investimentos, além da renovação dos modelos atuais.

Já os novos Sandero e Logan devem completar a lista. Revelados na Europa no ano passado, os dois modelos utilizam a nova plataforma CMF-B e são mais sofisticados que os atuais, permitindo que a marca francesa reposicione os dois carros para atender a um público em busca de um modelo mais “premium”, trocando volume de vendas por rentabilidade.

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Carros elétricos

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Também até 2022, a Renault confirmou a importação de dois novos carros elétricos. Um deles é o Zoe reestilizado. Já o outro ainda é uma incógnita. Além do Kangoo elétrico oferecido atualmente no Brasil, a linha de elétricos da marca na França inclui ainda uma variação elétrica da van Master.

Mas se a ideia for trazer um carro de passeio elétrico, a Renault oferece na Europa a opção do Twingo, modelo menor e mais barato do que o Zoe, mas que já está no final do seu ciclo de vida, ou o Dacia Spring, uma espécie de variação elétrica do Renault Kwid que estreia ainda no 1º semestre na Europa com a proposta de ser o elétrico mais acessível do continente.

Fonte: IG CARROS

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