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Toyota Aygo X é (mais um) misto de SUV e hatch subcompacto

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Conceito Toyota Aygo X prologue vai substituir o urbano Aygo na Europa
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Conceito Toyota Aygo X prologue vai substituir o urbano Aygo na Europa


Nesses tempos em que até sedãs como o Renault Logan ganham adereços visuais para se aproximar dos SUVs, a Toyota deu mais um passo em direção à moda de transformar todos os carros em utilitários esportivos. Recentemente, o fabricante japonês revelou na Europa o Aygo X prologue , um misto de hatch subcompacto e SUV.


O conceito, projetado pelo ED, o escritório de design da Toyota na França, adianta as linhas do substituto do Aygo. Em sua 2ª geração, lançada em 2014, o hatch feito na República Checa é atualmente um subcompacto urbano menor do que o Fiat Mobi e que compartilha o mesmo projeto básico com os também urbanos Peugeot 108 e Citroën C1.

O Toyota Aygo X prologue aposta em rodas de grandes dimensões e suspensão elevada, carroceria em dois tons com linhas musculosas e molduras plásticas nos para-lamas dianteiros, além do teto com barras longitudinais integradas. Na dianteira, chamam a atenção o LED que se estende por toda a área frontal, além do para-choque com uma grande entrada de ar central, que abriga as luzes auxiliares de LED.

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“Todos merecem um carro legal. Quando olho para o Aygo X prologue, eu me sinto extremamente orgulhoso de dizer que a equipe do ED criou exatamente isso. Estou empolgado para ver ele revolucionando o seu segmento”, destacou o presidente do ED, Ian Cartabiano, em um comunicado divulgado pela Toyota.

Ainda sem dados técnicos, a versão de produção do Aygo X prologue deverá ser lançada entre o final deste ano e o início de 2022. O modelo irá compartilhar com o Yaris europeu a variação GA-B da plataforma modular da Toyota, que no mercado brasileiro é vista em sua variação “C” no sedã Corolla e no recém-lançado SUV Corolla Cross .

E no Brasil?

Nissan Magnite
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Nissan Magnite


Seguindo essa mesma linha da Toyota para o novo Aygo, a Renault até tentou emplacar o Kwid no mercado brasileiro como o “SUV dos compactos”, inclusive oferecendo a versão Outsider, recheada de adereços de temática aventureira. Mas se o modelo não é visto exatamente como um utilitário esportivo, pelo menos a sua plataforma servirá de base para o Nissan Magnite , SUV subcompacto “de verdade” projetado na Índia. O modelo será feito na fábrica de São José dos Pinhais (PR) a partir de 2022.

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Fonte: IG CARROS

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Hyundai Creta 2022 quer voltar a ser líder na versão 1.0 Platinum

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Hyundai Creta Platinum 1.0: visual recebeu mudanças em relação à versão coreana, mas continuou controverso
Cauê Lira/iG Carros

Hyundai Creta Platinum 1.0: visual recebeu mudanças em relação à versão coreana, mas continuou controverso

Entre todos os carros de imprensa que guiei neste ano, o Hyundai Creta 2022 foi um dos que causou mais curiosidade nas pessoas. Ele chega às lojas nas versões Comfort 1.0 (R$ 107.490), Limited 1.0 (R$ 120.490), Platinum 1.0 (R$ 135.490) e Ultimate 2.0 (R$ 147.990), contando ainda com a versão Action 1.6 (R$ 94.690) que mantém o visual antigo.

Foi justamente neste ponto que a Hyundai mais investiu. Podemos dizer que o Creta 2022 teve uma das reestilizações mais profundas dos últimos anos, atualizando não apenas o design da dianteira e da traseira, como também o interior. 

O Creta ainda é montado sob a plataforma GB, a mesma que equipou o sedã  Elantra por muitos anos. O visual traz inspirações claras do Palisade , SUV de grande porte que faz sucesso nos Estados Unidos. 

Os faróis dianteiros passam a ser divididos com uma parte maior abaixo e um filete mais estreito acima, em um arranjo inaugurado pela Fiat Toro no Brasil. O mais interessante é que este padrão continua na traseira.

O interior também está diferente, trazendo um ar mais sofisticado. Destaque para a central multimídia de 10,25 polegadas, a maior da categoria, e o novo seletor de modo de condução com quatro opções: econômico, normal, personalizado e esportivo.

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Motores

Versão com motor 1.0 turbo, com injeção direta, mostrou-se ágil o suficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada
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Versão com motor 1.0 turbo, com injeção direta, mostrou-se ágil o suficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada

Na linha 2022, os motores do Creta estão dispostos da seguinte forma. A versão Action sem facelift mantém o motor 1.6 aspirado de 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Os modelos Comfort , Limited e Platinum contam com o motor 1.0 turbo GDi de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque.

Quem olha para os números sem enxergar o contexto pode imaginar que o Creta regrediu ao apostar em um motor de apenas um litro de cilindrada com potência declarada em níveis inferiores. Mas a verdade é que o SUV nunca esteve tão bom de andar.

O antigo motor 1.6 desenvolve seus 16,5 kgfm de torque em 4.500 rotações, enquanto o motor 1.0 turbo precisa de apenas 1.500 rotações para entregar o torque cheio de 17,5 kgfm de torque. Sendo assim, temos um SUV muito mais ágil  aos comandos do motorista no pedal, além de ter ficado mais eficiente.

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Com o novo 1.0 turbo, o SUV ficou muito mais espertinho para encarar subidas e saídas de semáforo. O grande destaque fica por conta do câmbio automático de seis marchas , que tem trocas suaves e inteligentes, de acordo com o modo de condução escolhido pelo motorista.

O casamento entre o motor 1.0 turbo e o câmbio é feliz, proporcionando bom desempenho para a versão. O consumo, segundo o Inmetro, é de 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol, além de marcar 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

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A versão mais cara do Creta, a Ultimate , mantém o motor 2.0 aspirado, que ganhou 1 cv na comparação com o modelo anterior. Agora são 167 cv de potência a 6.200 rpm e 20,5 kgfm de torque a 4.700 rpm, com câmbio automático de seis marchas. Em algumas semanas, teremos essa versão em nossa garagem para um veredito sobre ela.

Conforto

Interior do novo Creta representa a principal evolução do modelo, que ficou com aspecto mais requintado e moderno
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Interior do novo Creta representa a principal evolução do modelo, que ficou com aspecto mais requintado e moderno

O Creta Platinium ainda conta com várias câmeras espalhadas pela carroceria, que formam uma visualização 360° na central multimídia. Trata-se de um ótimo recurso para evitar ‘raladas’ indesejadas no estacionamento do prédio.

O porta-malas que antes tinha 431 litros agora passa a ter 422. Isso porque os engenheiros optaram por recuar o banco traseiro e dar mais espaço para os joelhos.

Veredito

O Hyundai Creta quer voltar à liderança do segmento, posto que atingiu em 2018 ao superar o Honda HR-V por mil unidades nas vendas. Em 2022 também terá que enfrentar o novo SUV compacto da Honda.

Apesar da polêmica a respeito do visual – principalmente pelo formato dos faróis dianteiros – o modelo renovado deve repetir a história do HB20 e performar bem nas concessionárias. Vale lembrar que o hatch também sofreu críticas pelo visual ao ser lançado em 2019, mas foi o carro mais vendido do Brasil em setembro de 2021.

Hyundai Creta Platinum Motor: 1.0, turbo, flex Potência: 120 cv a 6.000 rpm Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm Transmissão: automática, seis marchas Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira) Freios: discos ventilados (dianteira), discos sólidos (traseira) Proporções: 4,30 metros (comprimento), 1,79 m (largura), 1,63 m (altura), 2.61 m (entre-eixos) Pneus: 215/60 R17 Porta-malas: 422 litros Consumo etanol: 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada Consumo gasolina: 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada

Fonte: IG CARROS

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