(65) 99638-6107

CUIABÁ

O mundo sobre rodas

Piloto conta o que está por trás de um caminhão que passa dos 240 km/h

Publicados

O mundo sobre rodas

source
Os caminhões da Copa Truck são tão velozes quanto enormes. E tão brutos quanto precisos nas curvas
Guilherme Menezes/ iG Carros

Os caminhões da Copa Truck são tão velozes quanto enormes. E tão brutos quanto precisos nas curvas

Se o universo dos carros de corrida já é bem diferente dos carros de rua, imagina quando falamos dos caminhões de corrida. No mesmo dia em que fomos para o Autódromo de Interlagos (SP) — a convite da equipe Mercedes-Benz — pudemos não só dar uma volta no passageiro do caminhão da Copa Truck, como também analisar de perto como são esses veículos e os bastidores da categoria.

Em relação ao caminhão comum, a cabine é rebaixada, são colocados santantônios, bancos e cintos de corrida, o trem de força é realocado para a traseira e o eixo cardã é aliviado, bem como a potência e o torque são dobrados de 500 cv e 250 kgfm para mais de 1000 cv e 500 kgfm, com um turbocompressor imenso que gera mais de 3 bar de pressão, até os 3000 rpm. O resultado são mais de 240 km/h nas retas de Interlagos.

Leia Também:  Lenda do automobilismo nacional estará em Águas de Lindóia (SP)

Para gerir tudo isso, encontramos complexos sistemas de refrigeração de freios, uma estrutura para lá de robusta e inúmeros itens de segurança. Quem nos detalha esses e outros aspectos, no nosso podcast de hoje, é o piloto Roberval Andrade , caminhoneiro e piloto da Truck há mais de 20 anos. Ouça a entrevista na íntegra a seguir.


“A evolução dos caminhões desde os anos 2000 é notória. Em 2002 tinha 750 cv. O Mercedes de lá para cá evoluiu com a chegada da era eletrônica. Regulamento, estrutura, leveza dos chassis, potência e dinâmica melhoraram muito”, afirma o piloto.

Bastante curioso como um caminhão de corrida se diferencia dos caminhões de rua. Roberval diz que “os caminhões de rua são mais altos, mais macios e mais pesados. Ao contrário do caminhão Truck, que é rígido, tem um metro a menos de altura, 2 metros a menos de comprimento, teve muitos dos equipamentos retirados, passa a oferecer um novo conjunto de freios, com sistemas de irrigação com água e muito mais”.

Leia Também:  GM irá retornar à Europa, mas apenas para vender carros elétricos
Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

O mundo sobre rodas

DeLorean esclarece dúvidas sobre o lançamento do EVolved

Publicados

em

source
Vídeo divulgado pela DeLorean mostra poucos detalhes
Divulgação

Vídeo divulgado pela DeLorean mostra poucos detalhes

Quando um nome na indústria automotiva é revivido, ele é cercado de expectativas e também de entusiastas do antigo modelo.Com a DeLorean não é diferente. A fabricante voltou à ativa após falir em 1982 e afirma que está preparando um modelo com referências ao DMC-12 original, que se tornou um ícone popular graças os filmes da franquia “De Volta para o Futuro”.

Nas redes sociais, alguns entusiastas que aguardam o novo modelo da DeLorean se mostraram confusos com as imagens de divulgação lançadas pela fabricante e para solucionar as dúvidas, o Chefe do Departamento de Marketing da empresa, Troy Beetz, comunicou que todas as imagens são do mesmo veículo.

“Só posso revelar que estamos realizando ajustes finos nesse desenho. Sem pegadinhas, do primeiro à última imagem divulgada, as diferenças são apenas evoluções do design baseadas nas respostas que recebemos na nossa equipe interna e dos futuros clientes” Disse o executivo. A dúvida surgiu por conta de um anúncio do CEO da companhia, Joost De Vries, quando disse que iria apresentar outros protótipos que a empresa possui.

Leia Também:  GM irá retornar à Europa, mas apenas para vender carros elétricos

De acordo com o executivo, apesar da falência da empresa original em 1982, os estúdios de design nunca pararam de projetar modelos, e os desenhistas atuais esboçaram como imaginam o que seriam os produtos da DeLorean durante as décadas em que esteve falida.

Ainda não existem quaisquer informações sobre os conceitos que a DeLorean possui, mas o lançamento do EVolved – que nem teve esse nome confirmado ainda – pode ser a oportunidade perfeita para apresentar esses conceitos ao mundo, que devem ser apenas esboços e imagens computadorizadas projetando as idéias dos desenhistas.

Vale ressaltar que o modelo será revelado no fim do mês, precisamente no dia 31 de maio, e o público terá o primeiro contato com o veículo durante o concurso de elegância de Pebble Beach , que acontece na Califórnia, Estados Unidos a partir do dia 21 de agosto.

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA