O mundo sobre rodas
Peugeot lança Partner Rapid com quase tudo do Fiat Fiorino
O mundo sobre rodas


A Peugeot lança o Partner Rapid, fruto alinhado à plataforma Stellantis que nada mais é do que um Fiorino com o logotipo do marca francesa. Dessa maneira, o utilitário também é produzido em Betim (MG) e usa inclusive o mesmo e conhecido motor 1.4 Fire.
O utilitário traz os mesmos equipamentos de série encontrados no modelo da Fiat como ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista e volante com regulagem de altura, travas e vidros elétricos, pré-disposição para rádio, protetor de cárter, alarme, chave canivete com acionamento do alarme entre outros.
No comparação do visual do Fiorino com o Partner Rapid há apenas pequenas diferenças . Como a grade frontal, para-choque, rodas de aro 14 com calotas exclusivas e frisos laterais com o nome ‘Rapid’. Já os faróis afilados recebem o contorno dos para-choques, para-lamas e capô.
Visando conter custos entre seus carros, a Stellantis também aproveitou todo o conteúdo encontrado no Fiorino , incluindo o mesmo volante com regulagem de altura de série, só que com o logotipo da Peugeot , já na nova versão reestilizada.
Ainda no interior, o painel conta com cluster com computador de bordo de seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital.
O lado interno carrega a tonalidade escurecida e possui uma série de porta-objetos para facilitar a organização do usuário, com diversos compartimentos, que somam 18,5 litros de volume. Entre eles, por exemplo, há um espaço pensado para comportar maquininha de cartão e garrafa de água, além do porta-luvas, que possui iluminação própria.
O compartimento de carga oferece um total de 3,3 metros cúbicos de volume aptos a comportar até 650 kg, amparados pelo protetor de cargas, iluminação, tapetes presentes no piso e abertura de até 180º das portas.
O Peugeot Partner Rapid 2023 chega às lojas mais em conta que o Fiorino: R$ 101.390 contra R$ 109.685 pedido pelo modelo da Fiat.


O mundo sobre rodas
Tecnologias contribuem para redução de acidentes de trânsito em 30%


De acordo com dados divulgados pelo Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito, pasta do Ministério da Infraestrutura, o número de mortes por acidentes de trânsito caiu em 30% no Brasil, entre os anos de 2011 e 2020.
Em 2011 o Brasil registrou 44.553 mortes resultantes de acidentes de transporte . O número baixou para 33.625 em 2018 e para 11.647 em 2021. Já o número de acidentes em 2021, foi de 632.764 registros, volume 33% menor se comparado ao ano de 2020, com 845.872 acidentes.
Com as novas regras no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) – que passaram a valer neste ano – e investimentos em educação e planejamento estratégico especialistas acreditam que os números de acidentes no Brasil deverão melhorar.
Entre as tecnologias que têm ajudado a reduzir o número de acidentes no trânsito estão os radares , que atualmente são dotados de softwares que também conseguem emitir dados referentes à quantidade de pessoas que se deslocam de uma origem a um destino, de acordo com o horário, modo de transporte utilizado, (matriz origem-destino), velocidade média, tempo médio de percurso, entre outros.
O especialista em mobilidade, Guilherme Araújo, conta que a partir dos dados gerados pelos radares é possível comprovar uma redução média de até 35 vezes no comportamento irregular dos condutores em locais em que os equipamentos estão instalados.
Em apenas um mês a Velsis, uma das empresas brasileiras responsáveis pela fabricação de tecnologia em mobilidade , monitora três vezes mais do que o valor da frota nacional em passagens de veículos. Ao todo, são 370 milhões de passagens fiscalizadas por meio de equipamentos instalados em rodovias e vias do país.
“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os radares servem para garantir a segurança da população. Ao aferir a velocidade, a tecnologia ajuda a evitar acidentes e mortes em vias, rodovias e em locais como no entorno de escolas, hospitais e residências”, afirma Guilherme Araújo.
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