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Novo Citroën C3 terá versão elétrica em mercados emergentes

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Nova geração do Citroën C3 já foi lançada no mercado indiano e deve chegar ao Brasil até o início de setembro
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Nova geração do Citroën C3 já foi lançada no mercado indiano e deve chegar ao Brasil até o início de setembro

Apesar dos diversos adiamentos para o lançamento da nova geração do Citroën C3 do Brasil, mais informações vão surgindo conforme a data de anuncio do modelo se aproxima.

As novidades do momento apontam que a Citroën prepara uma versão 100% elétrica do SUV compacto , e que fará sua estréia global no mercado indiano, assim como a versão a combustão, vendida desde julho por lá.

O C3 elétrico está em fase de testes e irá utilizar a plataforma e-CMP, que já utilizada pelo Peugeot e-208 , mas vem para o Brasil importado da Europa. A novidade provavelmente também virá importada, e deve receber as mesmas especificações técnicas.

A nova geração do Citroën C3 já é fabricada em Porto Real (RJ), mas não foi lançada oficialmente, devido à falta de chips semicondutores.

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O modelo será voltado para os segmentos de entrada e irá medir 3,98 metros de comprimento, 2,54 m de entre-eixos e porta-malas de 315 litros, a distância livre do solo de 18 cm dará ao C3 as características de SUV que o mercado vem aceitando cada vez mais.

Citroën C3 já teve interior revelado, mostrando que terá estilo descolado, seguindo a tradição da marca
Divulgação

Citroën C3 já teve interior revelado, mostrando que terá estilo descolado, seguindo a tradição da marca

A motorização da versão a combustão não foi divulgada, mas analisando as recentes movimentações da Stellantis , o motor 1.0 Firefly que equipa o Fiat Argo e Peugeot 208 deve ser utilizado, pelo menos até as versões intermediárias.

No caso de uma versão elétrica, é provável que a motorização seja exatamente a mesma apresentada no Peugeot e-208 , que conta com um motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque.

As baterias são de apenas 50 kWh, mas são suficientes para 340 km, aferidos no ciclo de testes WLTP da Europa.

O maior inimigo de uma versão elétrica do C3 seria o preço. No caso do e-208, apesar de oferecer o máximo de tecnologia embarcada, custa R$252.061, R$ 142.071 mais caro que a versão topo de linha a combustão. Entretanto, os planos parecem ser de fato oferecer uma versão elétrica do modelo, que promete revolucionar a atuação da Citroën no Brasil, e a fabricante inclusive vem expandido sua rede de concessionários autorizados a comercializar e reparar modelos elétricos, apesar de só vender o furgão ë-Jumpy no momento.

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Fonte: IG CARROS

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Audi Q3 nacional: Como é no dia a dia e como se compara ao importado?

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Audi Q3: Modelo de mostra versátil, com conforto, tecnologias e bom desempenho
Guilherme Menezes /iG Carros

Audi Q3: Modelo de mostra versátil, com conforto, tecnologias e bom desempenho

Faz alguns anos que o mercado de SUVs iniciou uma ascensão notável nos rankings brasileiros de emplacamentos. Depois da pandemia e das últimas crises, o valor agregado dos automóveis subiu, decorrente do encarecimento dos custos de produção e da diminuição da oferta no mercado.

Em meio a tudo isso, vemos demandas maiores no segmento premium, que, inclusive, faz sucesso também com os SUVs com ares de cupê. Esse cenário motivou a Audi a prosseguir com a reinauguração da fábrica no Brasil, em São José dos Pinhais (PR). Por lá, são feitos os novos Q3 Sportback (que representa 70% do mix, segundo a marca) e o Q3 tradicional, que é o carro dos nossos testes.

Como se sai no dia a dia? A unidade testada é a versão topo de linha Performance Black , que sai por R$ 315.990. Entre os destaques, vemos a presença do pacote S-Line , que adiciona bancos de couro com Alcântara e volante com base plana e rodas de 19 polegadas.

Na lista de opcionais , há o piloto automático adaptativo com funções de assistência em congestionamento, aviso de saída de faixa, sistema de som Sonos 3D com 15 alto-falantes e subwoofer, que entrega 680W de potência.

Tivemos a oportunidade de entender se há diferenças entre o nacional e o anterior, que era da mesma geração, mas importado da Hungria. A resposta é que, com exceção a um item, não há diferenças.

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Isso se explica pelo fato de que sua produção é baseada no regime SKD (Semi Knock-Down), que consiste na chegada dos componentes individualmente, mas já montados por completo. No Brasil, são reunidos no carro para, assim, um novo Q3 nacional ficar pronto.

Duas vantagens dessa estratégia são a redução de custos de produção, ao mesmo tempo que fica mais fácil manter o padrão de qualidade.

Qual é a única diferença que observamos do Q3 húngaro para o nacional? A ausência do carregador por indução. Antes mesmo de notarmos isso, a própria equipe da Audi destacou esse ponto, logo que nos concederam o carro para teste.

Conforme apuramos com eles, isso se deve à escassez de suprimentos que a indústria enfrenta, mas que, futuramente, o item deverá retornar.

O SUV é equipado apenas com motor 2.0 turbo, de 231 cv e 34,7 kgfm de torque a 1.700 rpm,  que funciona com tração integral. Pelo o que notamos durante os nossos testes, o modelo deixou claro que tem desempenho convincente e faz jus até para os que apreciam mais desempenho.

Não é por menos, uma vez que acelera de 0 a 100 km/h feita em 7 segundos e chega aos 240 km/h. E, isso, sem abandonar a marca razoável de consumo de combustível. O Q3 faz 8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada), segundo o Inmetro.

Outro aspecto que chamou atenção no teste drive foi a boa estabilidade, bem como a agilidade e a rapidez dos principais comandos. O carro atual (seja o húngaro, ou o brasileiro) é, de fato, uma evolução notável do seu antecessor, com sistemas de direção, suspensão e freios sempre precisos.

Fora os itens que já mencionamos, todo o Audi Q3 traz o painel de instrumentos com tela digital 10,25”, ar-condicionado de duas zonas, porta-malas com abertura e fechamento elétrico com sistema hands-free , chave presencial para acesso e partida, luz ambiente , retrovisores elétricos e rebatíveis automaticamente, bem como teto solar elétrico panorâmico, oferecido como opcional.

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As linhas afiladas do carro, tanto fora quanto dentro, transmitem a ideia do carro “afiado” que realmente é. Além disso, ponto positivo para a escolha dos acabamentos, que são sensíveis ao toque em todo o carro.

A posição ao dirigir pode ser a que você quiser, com inúmeras possibilidades de combinação entre altura e profundidade de volante e postura do banco, que tem ajustes elétricos.

O único ponto que poderia ser diferente é a acessibilidade do sistema multimídia . Em nossos testes, não conseguimos ativar a conectividade com o celular via Bluetooth. Se não fosse pelo adaptador USB C cedido pela organização do evento de lançamento, também não teríamos como fazer conexão via cabo.

Conclusão

A versão nacional do Audi Q3 se mostrou versátil, bem equipada e com bom desempenho, deixando claro que se mantém como um dos SUVs médios de luxo recomedáveis hoje em dia.

Mas sentimos falta de alguma eletrificação no modelo, algo que vem se tornando um item importante no segmento,  no qual um itens essencias tem sido a questão da eficiência energética.

Preços da linha Q3

Q3 Prestige quattro 2.0 TFSI R$ 273.990

Q3 Performance quattro 2.0 TFSI R$ 290.990

Q3 Performance Black quattro 2.0 TFSI R$ 315.990

Q3 Sportback Performance quattro 2.0 TFSI R$ 315.990

Q3 Sportback Performance Black quattro 2.0 TFSI R$ 339.990

Ficha técnica Audi Q3

Motor: 2.0 TFSI, 231 cv e 34,7 kgfm

Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4

Direção: elétrica

Suspensão: McPherson (diant) e múltiplos braços (tras)

Freios: disco ventilado nas quatro rodas

Pneus: 235/50 R19

Dimensões: compr. 448,4 cm; larg. 184,9 cm; alt. 161,6 cm; entre-eixos 268 cm;

peso 1.776 kg

Porta-malas: 530 litros

Consumo: 8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 7 segundos

Vel. Max: 240 km/h

Fonte: IG CARROS

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