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Nova geração do Kia Niro é apresentada, e chegará ao Brasil

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Kia Niro da nova geração vem com linhas arrojadas e já está com passaporte carimbado para o Brasil
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Kia Niro da nova geração vem com linhas arrojadas e já está com passaporte carimbado para o Brasil

É apresentada a segunda geração do Niro,  SUV eletrificado da Kia. O modelo estará disponível em versões híbridas tradicionais e plug-in, além de uma 100% elétrica. Apesar da marca sul-coreana já ter revelado os planos de trazer o Niro ao Brasil, ainda não se sabe qual versão será a escolhida.

O exterior do Niro trás a nova identidade visual da marca, com destaque na dianteira para as luzes de DRL bastante anguladas, abaixo dos projetores do farol.

Na lateral, o destaque fica por conta da coluna traseira levemente ressaltada, que poderá receber uma cor de contraste, e também abriga um parte das lanternas. Na traseira, as lanternas de LED em formato de bumerangue, dão um ar de carro conceito para o Niro.

 A versão híbrida convencional (HEV) será equipada com um motor 1.6 turbinado, de quatro cilindros, que funciona com outro elétrico, de 43 cv, que leva a uma potência combinada de 139 cv e 26,9 kgfm de torque. Segundo a Kia, essa opção terá uma média de consumo de 22,5 km/l.

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A versão plug-in (PHEV) utilizará o mesmo motor a combustão , mas o  elétrico terá 84 cv. levando a um total de 180 cv. Além disso, a bateria de 11 kWh, proporcionará ao Niro, uma autonomia elétrica de 53 km.

Já a versão completamente elétrica, batizada de Niro EV , será equipada com um conjunto de baterias de 64.8 kWh, e um motor elétrico de 201 cv e com autonomia de 407 km.

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Segundo a Kia, em carregadores de corrente contínua, o Niro é capaz de alcançar 80% da carga da bateria em 45 minutos, nos carregadores do tipo Wall Box, a carga completa pode ser alcançada em menos de sete horas.

Além dos modos de condução tradicionais como Sport e Eco, a nova geração do Niro apresenta o modo “Zona Verde”. O modo utilizará de dados do sistema de GPS e do histórico de condução do veículo para entrar em modo elétrico (nas versões híbridas) quando o carro passar por regiões residenciais e ao redor de escolas e hospitais.

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Com 2.720 mm de entre – eixos e 4.419,6 mm de comprimento, as dimensões do Niro serão um pouco maiores que a do Hyundai Creta , por exemplo. O interior contará com materiais reciclados e amigáveis ao meio ambiente.

Haverá também a opção de duas telas, uma para cluster e outra para o sistema de entretenimento ,  que somadas, terão 10 polegadas, além de conectividade com android Auto e Apple CarPlay.

Além disso, sistemas de auxílio à condução e segurança estarão presentes, como Assistente de permanência em faixa, detector de pedestres , além de frenagem de emergência. Haverá um sistema que impedirá as portas do lado esquerdo de abrirem caso um veículo ou bicicleta esteja se aproximando do veículo.

Segundo a imprensa norte-americana, o Niro chegará às lojas a partir de junho. No Brasil, a expectativa é que o modelo chegue até o final do ano, porém, ainda não se sabe qual versão a Kia escolherá trazer.

Fonte: IG CARROS

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Audi Q3 nacional: Como é no dia a dia e como se compara ao importado?

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Audi Q3: Modelo de mostra versátil, com conforto, tecnologias e bom desempenho
Guilherme Menezes /iG Carros

Audi Q3: Modelo de mostra versátil, com conforto, tecnologias e bom desempenho

Faz alguns anos que o mercado de SUVs iniciou uma ascensão notável nos rankings brasileiros de emplacamentos. Depois da pandemia e das últimas crises, o valor agregado dos automóveis subiu, decorrente do encarecimento dos custos de produção e da diminuição da oferta no mercado.

Em meio a tudo isso, vemos demandas maiores no segmento premium, que, inclusive, faz sucesso também com os SUVs com ares de cupê. Esse cenário motivou a Audi a prosseguir com a reinauguração da fábrica no Brasil, em São José dos Pinhais (PR). Por lá, são feitos os novos Q3 Sportback (que representa 70% do mix, segundo a marca) e o Q3 tradicional, que é o carro dos nossos testes.

Como se sai no dia a dia? A unidade testada é a versão topo de linha Performance Black , que sai por R$ 315.990. Entre os destaques, vemos a presença do pacote S-Line , que adiciona bancos de couro com Alcântara e volante com base plana e rodas de 19 polegadas.

Na lista de opcionais , há o piloto automático adaptativo com funções de assistência em congestionamento, aviso de saída de faixa, sistema de som Sonos 3D com 15 alto-falantes e subwoofer, que entrega 680W de potência.

Tivemos a oportunidade de entender se há diferenças entre o nacional e o anterior, que era da mesma geração, mas importado da Hungria. A resposta é que, com exceção a um item, não há diferenças.

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Isso se explica pelo fato de que sua produção é baseada no regime SKD (Semi Knock-Down), que consiste na chegada dos componentes individualmente, mas já montados por completo. No Brasil, são reunidos no carro para, assim, um novo Q3 nacional ficar pronto.

Duas vantagens dessa estratégia são a redução de custos de produção, ao mesmo tempo que fica mais fácil manter o padrão de qualidade.

Qual é a única diferença que observamos do Q3 húngaro para o nacional? A ausência do carregador por indução. Antes mesmo de notarmos isso, a própria equipe da Audi destacou esse ponto, logo que nos concederam o carro para teste.

Conforme apuramos com eles, isso se deve à escassez de suprimentos que a indústria enfrenta, mas que, futuramente, o item deverá retornar.

O SUV é equipado apenas com motor 2.0 turbo, de 231 cv e 34,7 kgfm de torque a 1.700 rpm,  que funciona com tração integral. Pelo o que notamos durante os nossos testes, o modelo deixou claro que tem desempenho convincente e faz jus até para os que apreciam mais desempenho.

Não é por menos, uma vez que acelera de 0 a 100 km/h feita em 7 segundos e chega aos 240 km/h. E, isso, sem abandonar a marca razoável de consumo de combustível. O Q3 faz 8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada), segundo o Inmetro.

Outro aspecto que chamou atenção no teste drive foi a boa estabilidade, bem como a agilidade e a rapidez dos principais comandos. O carro atual (seja o húngaro, ou o brasileiro) é, de fato, uma evolução notável do seu antecessor, com sistemas de direção, suspensão e freios sempre precisos.

Fora os itens que já mencionamos, todo o Audi Q3 traz o painel de instrumentos com tela digital 10,25”, ar-condicionado de duas zonas, porta-malas com abertura e fechamento elétrico com sistema hands-free , chave presencial para acesso e partida, luz ambiente , retrovisores elétricos e rebatíveis automaticamente, bem como teto solar elétrico panorâmico, oferecido como opcional.

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As linhas afiladas do carro, tanto fora quanto dentro, transmitem a ideia do carro “afiado” que realmente é. Além disso, ponto positivo para a escolha dos acabamentos, que são sensíveis ao toque em todo o carro.

A posição ao dirigir pode ser a que você quiser, com inúmeras possibilidades de combinação entre altura e profundidade de volante e postura do banco, que tem ajustes elétricos.

O único ponto que poderia ser diferente é a acessibilidade do sistema multimídia . Em nossos testes, não conseguimos ativar a conectividade com o celular via Bluetooth. Se não fosse pelo adaptador USB C cedido pela organização do evento de lançamento, também não teríamos como fazer conexão via cabo.

Conclusão

A versão nacional do Audi Q3 se mostrou versátil, bem equipada e com bom desempenho, deixando claro que se mantém como um dos SUVs médios de luxo recomedáveis hoje em dia.

Mas sentimos falta de alguma eletrificação no modelo, algo que vem se tornando um item importante no segmento,  no qual um itens essencias tem sido a questão da eficiência energética.

Preços da linha Q3

Q3 Prestige quattro 2.0 TFSI R$ 273.990

Q3 Performance quattro 2.0 TFSI R$ 290.990

Q3 Performance Black quattro 2.0 TFSI R$ 315.990

Q3 Sportback Performance quattro 2.0 TFSI R$ 315.990

Q3 Sportback Performance Black quattro 2.0 TFSI R$ 339.990

Ficha técnica Audi Q3

Motor: 2.0 TFSI, 231 cv e 34,7 kgfm

Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4

Direção: elétrica

Suspensão: McPherson (diant) e múltiplos braços (tras)

Freios: disco ventilado nas quatro rodas

Pneus: 235/50 R19

Dimensões: compr. 448,4 cm; larg. 184,9 cm; alt. 161,6 cm; entre-eixos 268 cm;

peso 1.776 kg

Porta-malas: 530 litros

Consumo: 8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 7 segundos

Vel. Max: 240 km/h

Fonte: IG CARROS

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