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Monstros terrestres: conheça os cinco maiores veículos usados “em campo”

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Fabricado desde 1998 pela norte-americana Caterpillar, o 797 é o maior caminhão basculante do mundo
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Fabricado desde 1998 pela norte-americana Caterpillar, o 797 é o maior caminhão basculante do mundo

Superlativo é a palavra de ordem desses veículos idealizados para servirem de transporte terrestre. Eles foram projetados para transportarem toneladas de peso como é o caso do Big Muskie , por exemplo.

Big Muskie é a maior escavadeira já construída especialmente para uma mineradora de carvão de Ohio em 1969.
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Big Muskie é a maior escavadeira já construída especialmente para uma mineradora de carvão de Ohio em 1969.

Este veículo é considerado a maior escavadeira já construída especialmente para uma mineradora de carvão de Ohio em 1969.

Desenvolvida pela americana Bucyrus-Erie, o Big Muskie contava com 46 metros de largura, 67 metros de altura e 148 metros de comprimento e 13.500 toneladas de peso total, podia cavar até 295 toneladas em uma única operação. O veículo é movido por energia elétrica de 13.800 V desenvolvida por um cabo próprio de seu transportador.

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A exemplo dela, conheça mais cinco veículos gigantescos que fizeram história.

 1- CATERPILLAR 797 F

 CATERPILLAR 797 F tem capacidade de carga de 400 toneladas, algo difícil de imaginar
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CATERPILLAR 797 F tem capacidade de carga de 400 toneladas, algo difícil de imaginar

Fabricado desde 1998 pela norte-americana Caterpillar, o 797 é o maior caminhão basculante do mundo. Utilizado na mineração e construção civil, ele já está em sua terceira geração (797 F) e tem capacidade de carga de 400 toneladas. Para isso, contribui o motor a diesel V-20 e quatro turbos de 3.793 cv e um tanque de 3.785 litros. Mede 7,7 metros de altura, o equivalente a um prédio de três andares. Só o pneu 59/80R63 tem 4 metros de altura.

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2 – AMERICAN DREAM LIMO

American Dream Limo tem até piscina e heliponto, como uma das mais extravagantes limusines que se tem notícia
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American Dream Limo tem até piscina e heliponto, como uma das mais extravagantes limusines que se tem notícia

Construída pelo americano Jay Ohrberg, a American Dream é considerada a maior limusine, segundo o Guinnes Book , o livro dos recordes. Feita a partir de um Cadillac, o veículo possui 30,5 metros , 26 rodas e conta com dois motoristas, um na frente e outro atrás. Entre os mimos, o superlimusine conta com sala de TV, bar, câmara de bronzeamento, banheira de hidromassagem, piscina e até heliponto.

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3 – NASA CRAWLER TRANSPORTER

Nasa Crawler Transporter é uma gigantesca plataforma móvel sobre esteiras foi pensado para levar foguetes
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Nasa Crawler Transporter é uma gigantesca plataforma móvel sobre esteiras foi pensado para levar foguetes

Medindo 40 metros de comprimento, 35 metros de largura, e mais de 18 metros de altura, esta gigantesca plataforma móvel sobre esteiras foi pensado para o transporte e lançador de ônibus espaciais.

Pesa 2.721.000 kg e é dotado de dois motores V16 a diesel de 2.750 cv, mas sua velocidade final é de apenas 3,2 km/h quando vazio e de 1,6 km/h carregado.

4 – HERRENKNECHT EPB SHIELD S-300

Pesando 4.300 toneladas, o mega tatuzão possui uma potência de 4.500 cv para perfiurar rochas pelo caminho
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Pesando 4.300 toneladas, o mega tatuzão possui uma potência de 4.500 cv para perfiurar rochas pelo caminho

Utilizada na construção civil como túneis e estações de metrô , esta tuneladora alemã escava qualquer túnel de forma circular.

Pesando 4.300 toneladas , o mega tatuzão possui uma potência de 4.500 cv e mede mais de 400 metros de comprimento (o equivalente a quatro campos de futebol) e um diâmetro de 15,2 metros.

5 – SCHEUERLE SPMT

O SPMT (Self Propelled Modular Transporter) ou transportador modular auto propelida é usada para transporte de cargas
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O SPMT (Self Propelled Modular Transporter) ou transportador modular auto propelida é usada para transporte de cargas

O SPMT (Self Propelled Modular Transporter) ou transportador modular auto propelida nada mais é que uma plataforma móvel para o transporte de cargas da linha aérea, espacial, estaleiros, siderúrgicas, entre outras aplicações

Podendo ser conectados uns aos outros, o veículo possui rodas controladas eletronicamente que podem se mover de forma independente e permite transportar mais de 16.000 toneladas.

Fonte: IG CARROS

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Hyundai Creta 2022 quer voltar a ser líder na versão 1.0 Platinum

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Hyundai Creta Platinum 1.0: visual recebeu mudanças em relação à versão coreana, mas continuou controverso
Cauê Lira/iG Carros

Hyundai Creta Platinum 1.0: visual recebeu mudanças em relação à versão coreana, mas continuou controverso

Entre todos os carros de imprensa que guiei neste ano, o Hyundai Creta 2022 foi um dos que causou mais curiosidade nas pessoas. Ele chega às lojas nas versões Comfort 1.0 (R$ 107.490), Limited 1.0 (R$ 120.490), Platinum 1.0 (R$ 135.490) e Ultimate 2.0 (R$ 147.990), contando ainda com a versão Action 1.6 (R$ 94.690) que mantém o visual antigo.

Foi justamente neste ponto que a Hyundai mais investiu. Podemos dizer que o Creta 2022 teve uma das reestilizações mais profundas dos últimos anos, atualizando não apenas o design da dianteira e da traseira, como também o interior. 

O Creta ainda é montado sob a plataforma GB, a mesma que equipou o sedã  Elantra por muitos anos. O visual traz inspirações claras do Palisade , SUV de grande porte que faz sucesso nos Estados Unidos. 

Os faróis dianteiros passam a ser divididos com uma parte maior abaixo e um filete mais estreito acima, em um arranjo inaugurado pela Fiat Toro no Brasil. O mais interessante é que este padrão continua na traseira.

O interior também está diferente, trazendo um ar mais sofisticado. Destaque para a central multimídia de 10,25 polegadas, a maior da categoria, e o novo seletor de modo de condução com quatro opções: econômico, normal, personalizado e esportivo.

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Motores

Versão com motor 1.0 turbo, com injeção direta, mostrou-se ágil o suficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada
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Versão com motor 1.0 turbo, com injeção direta, mostrou-se ágil o suficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada

Na linha 2022, os motores do Creta estão dispostos da seguinte forma. A versão Action sem facelift mantém o motor 1.6 aspirado de 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Os modelos Comfort , Limited e Platinum contam com o motor 1.0 turbo GDi de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque.

Quem olha para os números sem enxergar o contexto pode imaginar que o Creta regrediu ao apostar em um motor de apenas um litro de cilindrada com potência declarada em níveis inferiores. Mas a verdade é que o SUV nunca esteve tão bom de andar.

O antigo motor 1.6 desenvolve seus 16,5 kgfm de torque em 4.500 rotações, enquanto o motor 1.0 turbo precisa de apenas 1.500 rotações para entregar o torque cheio de 17,5 kgfm de torque. Sendo assim, temos um SUV muito mais ágil  aos comandos do motorista no pedal, além de ter ficado mais eficiente.

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Com o novo 1.0 turbo, o SUV ficou muito mais espertinho para encarar subidas e saídas de semáforo. O grande destaque fica por conta do câmbio automático de seis marchas , que tem trocas suaves e inteligentes, de acordo com o modo de condução escolhido pelo motorista.

O casamento entre o motor 1.0 turbo e o câmbio é feliz, proporcionando bom desempenho para a versão. O consumo, segundo o Inmetro, é de 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol, além de marcar 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

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A versão mais cara do Creta, a Ultimate , mantém o motor 2.0 aspirado, que ganhou 1 cv na comparação com o modelo anterior. Agora são 167 cv de potência a 6.200 rpm e 20,5 kgfm de torque a 4.700 rpm, com câmbio automático de seis marchas. Em algumas semanas, teremos essa versão em nossa garagem para um veredito sobre ela.

Conforto

Interior do novo Creta representa a principal evolução do modelo, que ficou com aspecto mais requintado e moderno
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Interior do novo Creta representa a principal evolução do modelo, que ficou com aspecto mais requintado e moderno

O Creta Platinium ainda conta com várias câmeras espalhadas pela carroceria, que formam uma visualização 360° na central multimídia. Trata-se de um ótimo recurso para evitar ‘raladas’ indesejadas no estacionamento do prédio.

O porta-malas que antes tinha 431 litros agora passa a ter 422. Isso porque os engenheiros optaram por recuar o banco traseiro e dar mais espaço para os joelhos.

Veredito

O Hyundai Creta quer voltar à liderança do segmento, posto que atingiu em 2018 ao superar o Honda HR-V por mil unidades nas vendas. Em 2022 também terá que enfrentar o novo SUV compacto da Honda.

Apesar da polêmica a respeito do visual – principalmente pelo formato dos faróis dianteiros – o modelo renovado deve repetir a história do HB20 e performar bem nas concessionárias. Vale lembrar que o hatch também sofreu críticas pelo visual ao ser lançado em 2019, mas foi o carro mais vendido do Brasil em setembro de 2021.

Hyundai Creta Platinum Motor: 1.0, turbo, flex Potência: 120 cv a 6.000 rpm Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm Transmissão: automática, seis marchas Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira) Freios: discos ventilados (dianteira), discos sólidos (traseira) Proporções: 4,30 metros (comprimento), 1,79 m (largura), 1,63 m (altura), 2.61 m (entre-eixos) Pneus: 215/60 R17 Porta-malas: 422 litros Consumo etanol: 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada Consumo gasolina: 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada

Fonte: IG CARROS

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