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Monstros terrestres: conheça os cinco maiores veículos usados “em campo”

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Fabricado desde 1998 pela norte-americana Caterpillar, o 797 é o maior caminhão basculante do mundo
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Fabricado desde 1998 pela norte-americana Caterpillar, o 797 é o maior caminhão basculante do mundo

Superlativo é a palavra de ordem desses veículos idealizados para servirem de transporte terrestre. Eles foram projetados para transportarem toneladas de peso como é o caso do Big Muskie , por exemplo.

Big Muskie é a maior escavadeira já construída especialmente para uma mineradora de carvão de Ohio em 1969.
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Big Muskie é a maior escavadeira já construída especialmente para uma mineradora de carvão de Ohio em 1969.

Este veículo é considerado a maior escavadeira já construída especialmente para uma mineradora de carvão de Ohio em 1969.

Desenvolvida pela americana Bucyrus-Erie, o Big Muskie contava com 46 metros de largura, 67 metros de altura e 148 metros de comprimento e 13.500 toneladas de peso total, podia cavar até 295 toneladas em uma única operação. O veículo é movido por energia elétrica de 13.800 V desenvolvida por um cabo próprio de seu transportador.

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A exemplo dela, conheça mais cinco veículos gigantescos que fizeram história.

 1- CATERPILLAR 797 F

 CATERPILLAR 797 F tem capacidade de carga de 400 toneladas, algo difícil de imaginar
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CATERPILLAR 797 F tem capacidade de carga de 400 toneladas, algo difícil de imaginar

Fabricado desde 1998 pela norte-americana Caterpillar, o 797 é o maior caminhão basculante do mundo. Utilizado na mineração e construção civil, ele já está em sua terceira geração (797 F) e tem capacidade de carga de 400 toneladas. Para isso, contribui o motor a diesel V-20 e quatro turbos de 3.793 cv e um tanque de 3.785 litros. Mede 7,7 metros de altura, o equivalente a um prédio de três andares. Só o pneu 59/80R63 tem 4 metros de altura.

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2 – AMERICAN DREAM LIMO

American Dream Limo tem até piscina e heliponto, como uma das mais extravagantes limusines que se tem notícia
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American Dream Limo tem até piscina e heliponto, como uma das mais extravagantes limusines que se tem notícia

Construída pelo americano Jay Ohrberg, a American Dream é considerada a maior limusine, segundo o Guinnes Book , o livro dos recordes. Feita a partir de um Cadillac, o veículo possui 30,5 metros , 26 rodas e conta com dois motoristas, um na frente e outro atrás. Entre os mimos, o superlimusine conta com sala de TV, bar, câmara de bronzeamento, banheira de hidromassagem, piscina e até heliponto.

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3 – NASA CRAWLER TRANSPORTER

Nasa Crawler Transporter é uma gigantesca plataforma móvel sobre esteiras foi pensado para levar foguetes
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Nasa Crawler Transporter é uma gigantesca plataforma móvel sobre esteiras foi pensado para levar foguetes

Medindo 40 metros de comprimento, 35 metros de largura, e mais de 18 metros de altura, esta gigantesca plataforma móvel sobre esteiras foi pensado para o transporte e lançador de ônibus espaciais.

Pesa 2.721.000 kg e é dotado de dois motores V16 a diesel de 2.750 cv, mas sua velocidade final é de apenas 3,2 km/h quando vazio e de 1,6 km/h carregado.

4 – HERRENKNECHT EPB SHIELD S-300

Pesando 4.300 toneladas, o mega tatuzão possui uma potência de 4.500 cv para perfiurar rochas pelo caminho
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Pesando 4.300 toneladas, o mega tatuzão possui uma potência de 4.500 cv para perfiurar rochas pelo caminho

Utilizada na construção civil como túneis e estações de metrô , esta tuneladora alemã escava qualquer túnel de forma circular.

Pesando 4.300 toneladas , o mega tatuzão possui uma potência de 4.500 cv e mede mais de 400 metros de comprimento (o equivalente a quatro campos de futebol) e um diâmetro de 15,2 metros.

5 – SCHEUERLE SPMT

O SPMT (Self Propelled Modular Transporter) ou transportador modular auto propelida é usada para transporte de cargas
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O SPMT (Self Propelled Modular Transporter) ou transportador modular auto propelida é usada para transporte de cargas

O SPMT (Self Propelled Modular Transporter) ou transportador modular auto propelida nada mais é que uma plataforma móvel para o transporte de cargas da linha aérea, espacial, estaleiros, siderúrgicas, entre outras aplicações

Podendo ser conectados uns aos outros, o veículo possui rodas controladas eletronicamente que podem se mover de forma independente e permite transportar mais de 16.000 toneladas.

Fonte: IG CARROS

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Conheça a história do Karmann Ghia TC

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Karmann Ghia TC foi lançado em 1970 e, com motor 1.6 refrigerado a ar, podia atingir 142 km/h, segundo a fabricante
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Karmann Ghia TC foi lançado em 1970 e, com motor 1.6 refrigerado a ar, podia atingir 142 km/h, segundo a fabricante

O Karmann Ghia foi produzido entre 1962 a 1970 através da união dos amigos Wilhelm Karmann Junior, engenheiro alemão de renome e herdeiro da empresa de carrocerias Karmann e Luigi Segre, proprietário da Carrozzeria Ghia, de Turim, na Itália.

Sem dúvida, foi um carro que remetia e muito a esportividade, principalmente os conversíveis, mas o peso dos anos foi passando o que obrigou a Volkswagen a pensar num outro modelo que fizesse jus ao primeiro modelo, lançando assim o TC.

O Karmann Ghia TC (Touring Coupé) , surgiu no dia 3 de agosto de 1970, foi um modelo desenhado no Brasil e teve uma leve inspiração no Porsche 911 . Ao invés da plataforma do Sedan (o Fusca que conhecemos por aqui), o TC baseava-se na plataforma dos VW Variant e TL , e não era tão charmoso quanto o Tipo 14 que o antecedeu.

Tinha uma carroceria mais simples e compreendia um estilo menos marcante, porém a traseira fastback (traseira levemente caída) era uma característica a qual agradava ao público.

Vinha com motor de 1600 cm3 equipado com dois carburadores 32PSTI, ventoinha plana gerando 65 cv, igual ao utilizado no Variant (Tipo 3) e que garantia um bom desempenho para a época, próximo à marca dos 142 km/h de velocidade final , levando em consideração o chassi pesado vindo do Tipo 3.

Karmann Ghia TC tem uma traseira que lembra a do Porsche 911 original, de 1963 pelo estilo de cupê
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Karmann Ghia TC tem uma traseira que lembra a do Porsche 911 original, de 1963 pelo estilo de cupê

Internamente, o fastback era infinitamente superior, graças à ampla área envidraçada e ao generoso espaço para cinco ocupantes e tinha um porta-malas que fazia jus ao nome.

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A vantagem era a opção do rebatimento do banco traseiro que era bipartido e podia transformar o compartimento num porta-malas de grandes dimensões. Na frente, também havia espaço para acomodar pequenas bagagens. O TC também acabava de vez com alguns dos inconvenientes do Tipo 14 , como por exemplo, a turbulência interna que passava um certo desconforto com as janelas abertas.

O Karmann Ghia TC (Touring Coupé), surgiu no dia 3 de agosto de 1970, foi um modelo desenhado no Brasil
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O Karmann Ghia TC (Touring Coupé), surgiu no dia 3 de agosto de 1970, foi um modelo desenhado no Brasil

Apesar das 18.119 unidades produzidas entre 1970 a 1975, o Karmann Ghia TC acabou se despedindo das linhas de montagem, devido às vendas que despencavam subitamente, passando a integrar, com merecido reconhecimento, sua parte na história da indústria automobilística nacional, agora como um verdadeiro clássico.

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Onde surgiu a lenda Karmann Ghia?

Em 1953, Wilhelm e Luigi foram novamente a Volkswagen e mostraram o novo projeto e para a satisfação de ambos
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Em 1953, Wilhelm e Luigi foram novamente a Volkswagen e mostraram o novo projeto e para a satisfação de ambos


O Volkswagen Karmann Ghia foi lançado através da união dos amigos Wilhelm Karmann Junior, engenheiro alemão de renome e herdeiro da empresa de carrocerias Karmann mais o Luigi Segre, proprietário da Carrozzeria Ghia, de Turim, na Itália.

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Com a parceria, juntos desenvolveram um protótipo pedido pela Volkswagen, baseado no Sedan (o nosso Fusca). Mas ao ver o projeto a fábrica o teria rejeitado. Mesmo assim, Segre não se deu por satisfeito e desenvolveu discretamente uma outra proposta, mais tarde, apresentada ao amigo Karmann Junior que aprovou de imediato.

Em 1953, Wilhelm e Luigi foram novamente a Volkswagen e mostraram o novo projeto e para a satisfação de ambos, Heinrich Nordhoff – executivo da montadora, aprovou o trabalho dos amigos e, dois anos mais tarde o Karmann Ghia era apresentado ao público.

O estilo da carroceria baixa (inspirada num Chrysler de 1953), harmonizada com as lanternas em formato de gota junto aos pára-lamas salientes logo caiu nas graças de todos, principalmente dos brasileiros quando chegou por aqui – em 1962, quando a Karmann estabelecia as mesmas atividades em relação a matriz, na Alemanha.

Em relação às versões alemãs, o nosso esportivo era diferenciado apenas pelo motor boxer (cilindros opostos) cuja cilindrada correspondia míseros 1.192 cm³ rendendo apenas 30 cv , o mesmo do Sedan. Esteticamente, o modelo brasileiro recebia pára-choques mais robustos.

O Karmann Ghia conversível ou Cabriolet foi lançado em 1958 e hoje em dia é um dos clássicos mais valorizados
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O Karmann Ghia conversível ou Cabriolet foi lançado em 1958 e hoje em dia é um dos clássicos mais valorizados

Em 1958, era a vez de ser lançado o modelo conversível. Com um belo desenho contrastando com a capota, merecia grandes elogios, porém o fraco desempenho era o mesmo da versão com teto rígido, sendo mais tarde substituída por um motor digno (exatos 1.493 cm³) de seu apelo esportivo. Por aqui foram comercializadas num total de 23.570 unidades do Karmann Ghia (Tipo 14) entre 1962 a 1971, sendo 177 da versão conversível.

Fonte: IG CARROS

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