O mundo sobre rodas
Lamborghini terá supercarro híbrido nas 24 Horas de Le Mans em 2024
O mundo sobre rodas


A divisão de competição da Lamborghini, a Squadra Corse, anuncia que em 2024 irá participar do Campeonato Mundial de Endurance – provas de longa duração – e também no campeonato norte-americano, o IMSA.
Um esboço de um veículo de competição também foi mostrado, e pode ser como a Lamborghini pensa seu futuro competidor pelas 24 Horas de Le Mans.
Com um visual bastante agressivo, a ilustração mostra um veículo com elementos de outros modelos da Lamborghini , como o formato parecido com o Essenza SCV12 (feito exclusivamente para as pistas) e com o elemento óptico trazido do Sián.
A tendência é que o modelo tenha um visual ainda mais agressivo na versão final, quando irá receber todos os apêndices aerodinâmicos necessários para competir.
O veículo irá participar da categoria LMDh, e por conta do novo regulamento conjunto entre IMSA e WEC , poderá disputar os dois campeonatos.
Por ordem de regulamento, a motorização será híbrida , com as fabricantes escolhendo o formato e capacidade do motor, mas não podendo passar de 670 cv, já com o motor elétrico .
A Lamborghini ficará a cargo da fabricação do motor e adaptação do chassis à sua linguagem visual. Por regra e redução de custos, os competidores na LMDh compram a parte estrutural dos carros de corrida de quatro empresas, e rumores dizem que a Lamborghini terá apoio da Ligier .
Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini comentou o anúncio: “Essa aproximação com o ápice da competição de resistência é um marco histórico na Lamborghini. Vamos nos provar contra os melhores, nas pistas mais desafiadoras do mundo.” Declarou Winkelmann.
A entrada na categoria faz sentido para a Lamborghini , já que planeja que em 2024 todos seus modelos tenham algum tipo de motorização híbrida .
“Esse movimento dá ainda mais visibilidade para o nosso programa de competições, que já é um sucesso, e ainda nos permite testar tecnologias . Nossos protótipos LMDh serão nossos mais sofisticados laboratórios, mas em quatro rodas”, completou o executivo.
Desde 2015, o programa Lamborghini Squadra Corse já venceu mais de 40 campeonatos pelo mundo e agora irá competir pela vitória geral em provas tradicionais como às 24 Horas de Le Mans e 12H de Sebring, mas os veículos Supertrofeo e GT3 seguirão sendo desenvolvidos e competindo simultaneamente.
Entrando na competição em 2024, a Lamborghini irá enfrentar marcas como Acura , BMW , Cadillac , Alpine , Toyota , Peugeot e Ferrari , além das “irmãs” de Grupo Volkswagen: Porsche e Audi .


O mundo sobre rodas
Saiba tudo sobre o carro elétrico que Gil do Vigor deu para sua irmã


A Caoa Chery lança seu primeiro subcompacto elétrico no Brasil, o iCar com motorização 100% elétrica da marca. Importado da China, onde é vendido há cinco anos, está em sua quarta geração, já teve mais de 200 mil unidades vendidas. Logo que o carro chegou ao Brasil, o ex-BBB Gil do Vigor resolveu presentear a irmã com o modelo .

Para garantir leveza, a Caoa incorporou ao hatch elétrico alguns compoentes de alumínio de aviação com polímeros de alta resistência. A empresa explica que isso garante economia na produção, resistência às diversas condições climáticas e 20% a 30% mais leve em relação às carrocerias em aço.
Antes de chegar, o iCar teve a suspensão reforçada, além de adaptações no motor. Sua bateria tem com capacidade total de 30,8 kWh, com sete estágios de regeneração de energia, e o motor com potência de 45 kW (61 cv) e torque de 15,3 kgfm . A autonomia é de 282 km.
Segundo a fabricante chinesa , a bateria pode ser carregada em apenas 36 minutos em estações de carga rápida (eletropostos), em pelo menos cinco horas em sistema de carregamento portátil e em onze horas com cabo emergencial em tomada de três pinos.
Equipado com kit de reparo de pneus, o Caoa Chery iCar traz ainda cabo portátil de carregamento de emergência – 220V / 20ª , além de monitor de pressão e temperatura dos pneus, câmera traseira e sensor de estacionamento, controle de estabilidade e freio eletrônico AutoHold, entre outros itens.
Na parte interna, o iCar traz painel de Instrumentos é em LCD, digital e colorido e a multimídia de 10,25” e tela colorida sensível ao toque. Os bancos dianteiros possuem regulagem elétrica, volante multifuncional, além de duas entradas USB e carregamento de celular wireless.
De acordo com a Caoa Chery , o iCar será comercializado no mercado brasileiro em versão única por R$139.990 . Trata-se do modelo elétrico mais em conta disponível no Brasil hoje em dia. Custa menos que o Renault Kwid e-Tech (R$ 142.990).
O Caoa Chery iCar é menor que um Fiat Mobi ou Renault Kwid (3,68 m ante 3,20 m do Caoa Chery). Apesar de pequeno, o modelo traz o visual do eQ1 chinês, mas com algumas diferenças, como as luzes de neblina em formato redondo, ao invés do vertical do modelo chinês.
O elétrico da Caoa Chery também traz a configuração 2+2, com os assentos traseiros sendo bem pequenos, mas conta com teto panorâmico, assistente de partida em rampa e de descida.
Além disso, o iCar ainda traz controle de ar-condicionado no volante, 7 configurações de regeneração de baterias, suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas. O porta-malas é de apenas 100 litros, mas pode ser expandido para 380, caso os bancos traseiros sejam rebatidos, entre outros itens.
-
Destaque especial9 meses atrás
João Doria assume compromisso de defesa da comunidade LGBTQIA+ se for presidente do Brasil
-
Destaque especial7 meses atrás
A Tabacaria, poema de Fernando Pessoa, na interpretação do saudoso ator Antônio Abujamra
-
Destaque especial7 meses atrás
A gratidão da onça, nas matas do Pantanal
-
Destaque especial7 meses atrás
“Eu Sei Que Vou Te Amar”, clássico de Tom e Vinicius, por Emílio Santiago
-
O melhor detergente é a luz do sol1 ano atrás
AGÊNCIA PÚBLICA: As acusações não reveladas de crimes sexuais de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia
-
Humor nacional10 meses atrás
O cartunista Benett desenhando o racismo estrutural brasileiro
-
Deliciosos sabores8 meses atrás
Sequilhos de maionese
-
Destaque especial11 meses atrás
Bolsonaro não morre fácil, avalia Fernando Lucena, vereador do PT em Natal. VEJA VIDEO