(65) 99638-6107

CUIABÁ

O mundo sobre rodas

Harley-Davidson confirma chegada da Pan America ao Brasil em 2022

Publicados

O mundo sobre rodas


source
Harley-Davidson Pan America 1250: Modelo será o primeiro da marca a desbravar outros segmentos no Brasil
Divulgação

Harley-Davidson Pan America 1250: Modelo será o primeiro da marca a desbravar outros segmentos no Brasil

Depois de quase três anos flertando com o Brasil, a Harley-Davidson anuncia que vai trazer a Pan America 1250 para disputar no segmento das big trail.  Entre os maiores destaques da versão escolhida, a Special, está o opcional da suspensão controlada eletronicamente. Resta saber qual será a data exata de lançamento e o preço, que ainda não foram definidos.

No caso da suspensão semi-ativa Adaptative Ride Height , estamos falando da primeira moto com algo parecido. É possível regular a altura da moto, que conta com uma série de sensores como parte de um sistema sofisticado que também ajuda a manter a estabilidade quando o piloto acelera ou freia. Porém, para quem preferir, é possível desligar tudo e rodar normalmente.

Leia Também:  Honda HR-V chegará em agosto e novo Civic no último trimestre

A versão Special da bigtrail pesa 254 kg e seu tanque comporta 21,1 litros. As rodas são aro 19 polegadas na frente 17 polegadas atrás, do tipo raiada. Já a suspensão dianteira tem garfo invertido e a traseira é monoamortecida. Ambas têm 191 mm de curso.

Entre outros recursos da novidade da Harley-Davidson , o bicilíndrico em V tem comandos de válvulas com variadores de fase, refrigeração líquida, alta taxa de compressão (13:1), duas velas por cilindro e base dos pistões refrigerados por jatos de óleo. Trata-se de um dos motores mais eficientes do segmento, que funciona com pouca vibração e câmbio de seis marchas . Com isso, rende 152 cv e 12,95 kgfm.

A lista de equipamentos da Harley-Davidson Pan America 1250 é bem longa e inclui cinco modos diferentes de condução, controle de velocidade de cruzeiro (“piloto automático”), ABS, mostrador digital que pode ser conectado ao celular via Bluetooth e funcionar como GPS, entre outros, como os freios Brembo com discos dianteiros de 320 mm.

Leia Também:  Nova Chevrolet Silverado chega em outubro de 2023 no Brasil
Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

O mundo sobre rodas

Marca búlgara promete carro elétrico que poderá chegar aos 580 km/h

Publicados

em

Modelo só aparece em projeções gráficas até o momento. Imagina só se, em algum dia, isso chegará às ruas...
Divulgação

Modelo só aparece em projeções gráficas até o momento. Imagina só se, em algum dia, isso chegará às ruas…

Quando se pensa em supercarros , muito provavelmente a Bulgária é um país que não passa pela cabeça de entusiastas, ou até mesmo leigos no assunto. Entretanto, a Alieno, uma empresa búlgara fundada em 2015, está disposta a mudar isso — ou pelo menos diz estar.

A Alieno afirma que está trabalhando em um hipercarro chamado “Unum” e estima uma velocidade máxima de 584 km/h para seu carro, que, por sinal, parece ter vindo de um planeta bem distante.

Serão oferecidas quatro versões, todas começando com “RP”, que significa Potência Bruta, na tradução. A RP2 é a variante de entrada, que terá ‘apenas’ 2610 cv. A RP3 terá 3481 cv, enquanto a RP4 4351 cv e a topo de linha, RP5, irão oferecer 5221 cv de potência.

Leia Também:  Engenheira transforma seu Fusca 72 em um carro 100% elétrico

As versões contarão com configurações diferentes de motorização, a mais simples, RP2, terá três motores elétricos por roda, enquanto a topo de linha terá seis propulsores em cada roda, totalizando 24 motores elétricos .

O torque máximo na versão RP5 é de 905,5 kgfm, enquanto na versão RP2 é reduzido para 452,75 kgfm. Tudo isso entregue de forma instantânea, devido à característica dos motores elétricos de contar com menos partes móveis que desperdiçam energia.

Para alimentar esse complexo conjunto de motores, a bateria do Unum é feita com células de Grafeno e supercapacitores, podendo ter três especificações: 180 kWh na versão “de rua”, 120 kW no “Pacote de baterias de pista” e 60 kWh na configuração “Pacote de Baterias de corrida”.

Todo o sistema será de 800 Volts, o que permite maior aproveitamento de potência e regeneração e até recarga, e aqui é onde os valores são “reais”, já que arquitetura de 800 Volts vem se tornando comum nos modelos elétricos de ponta de fabricantes tradicionais. Para carregar as baterias, a Alieno afirma que poderá ser conectado em estações CCS de 350 kW e o tempo de recarga será entre 10 e 30 minutos. Em futuros carregadores da própria fabricante, a carga de 0 a 100% acontecerá em apenas 4 minutos. A versão RP5 ainda terá um pacote opcional chamado de TRS, ou “The Rocket Successor”, o sucessor do foguete, na tradução livre. Esse pacote adiciona um sistema de “propulsores de ar frio de foguetes” que são produzidos com titânio, aço e Inconel.

Leia Também:  Fiat Toro encara a versão renovada da Renault Oroch. Qual delas vence?

Segundo a Alieno, esse inédito sistema de propulsores tem a função de aumentar a estabilidade e aderência do veículo e também auxiliar na frenagem.

Diferente de foguetes que usam gás pressurizado para mudar de direção ou mesmo reduzir a velocidade, a Alieno afirma que seus sistema utiliza ar convencional, e funcionam em tempo-real para manter o carro estável.

O Alieno Unum será comercializado a partir de 2025 com preços entre  € 1.8 milhão (R$ 9.64 milhões) e € 4.5 milhões (R$ 24.1 milhões) só é fabricado mediante encomenda, e o tempo de produção é estimado entre 18 e 30 meses, variando de acordo com as versões, pacotes, e outros opcionais escolhidos pelo comprador.

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MATO GROSSO

POLÍCIA

Economia

BRASIL

MAIS LIDAS DA SEMANA