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Fiat Toro Volcano 2022: campeã de vendas se fortalece de olho nos rivais

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Fiat Toro 2022: principais mudanças estão na frente, com nova grade, lanternas e faróis retocados e o capô com novo vinco
Carlos Guimarães/iG

Fiat Toro 2022: principais mudanças estão na frente, com nova grade, lanternas e faróis retocados e o capô com novo vinco


Se a Fiat Toro pudesse falar, diria aos novos rivais: “podem vir quentes que estou fervendo”. Os futuros concorrentes devem começar a chegar a partir do início do ano que vem, mas terão trabalho para encarar a campeã de vendas no segmento.

Com os retoques no desenho, motor 1.3 turboflex, central multimídia com internet a bordo, entre outras mudanças, a briga vai ser boa com Ford Maverick , a nova picape da GM que entrará no lugar da Montana e, talvez, a VW Tarok .

Imagino que não deve ter sido fácil adotar mudanças em um projeto tão vencedor quanto o da Toro . Mas acertaram em cheio. Já começa com a frente com o novo logo da Fiat , faróis e lanternas que funcionam apenas com LED e capô com um vinco profundo bem no centro, o que condiz com a ideia de robustez e força da picape, que ficou mais potente.

A unidade avaliada, na versão topo de linha Volcano ( a partir de R$ 144.990) também chama atenção por detalhes como as rodas de aro 18 com acabamento diamantado e o teto-solar.

Na traseira, a única mudança é o logo que identifica o novo e esperado motor 1.3 turbo flex , que entra no lugar do já antiquado 1.8 E.torQ, com ganhos substanciais de desempenho e alguma redução no consumo. Além disso, também ficou claro que a picape ficou mais confortável, bem silenciosa e sem vibrações, mesmo pisando mais fundo no acelerador.

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Para se ter uma ideia, de acordo com dados da própria fabricante, a Toro 1.8 acelera de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos a pode atingir 179 km/h, ante 11 s e 197 km/h da 1.3 turbo , respectivamente.

Na prática, o que se nota é um carro com funcionamento bem mais suave e ágil desde as primeiras marcações do contagiros mesmo com relações longas do câmbio automático de seis marchas , que mantém um pouco mais de 2.000 rpm a 100 km/h, em sexta, na estrada. Rodando na cidade, basta encostar o pé no pedal da direita de leve para respostas sempre rápidas

O 1.3 turbo flex feito em Betim (MG) é um dos mais modernos em produção no Brasil hoje em dia. Tem variador de fase na admissão e escape, injeção direta de combustível e sobrealimentação, com potência específica de bons 138,8 cv/litro. Em números absolutos, são 185 cv com apenas etanol no tanque e nada desprezíveis 27,6 kgfm de torque a meros 1.750 rpm, daí as respostas ágeis logo cedo.

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Interior com cluster digital e configurável, novos comandos e central multimídia com tela vertcal, de 10,1 polegadas
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Quanto ao consumo, o Inmetro diz que a nova Toro faz 6,6 km/l com etanol na cidade e 7,9 km/l na estrada, números que passam para 9,7 km/l e 10,7 km/l com gasolina, respectivamente. A diferença em relação a picape com motor 1.8 é pequena. A principal vantagem é com etanol , na cidade, quando a nova versão 1.3 turbinada se mostra 2,1% mais econômica, ainda tomando como base os dados do Inmetro.

Afora as questões de consumo e desempenho, a Fiat Toro Volcano 2022 ficou mais tecnológica. O quadro de instrumentos passa a ser digital e configurável em todas as versões. Bom também é que a central multimídia tem acesso à internet a bordo, via conexão 4G , com chip da TIM, mas é preciso que o celular seja compatível com o sistema.

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Geralmente, todos os iPhone e os Android mais sofisticados, como os Samsung da linha S. Outro destaque fica por conta do aplicativo que pode controlar diversas funções do carro , como dar a partida e ligar os faróis, além de monitorar o combustível do tanque e tudo o que precisar saber sobre manutenção.

A Fiat também providenciou uma central de atendimento com serviço de concierge e que ajuda em situações de emergência enviando socorro para o local de um possível acidente ou outro tipo de ocorrência, seguindo o modelo adotado pela GM com o OnStar. Se os airbags forem acionados, o sistema que envia ajuda é acionado automaticamente.

Porém, entre as mudanças, apesar do raio de giro ter melhorado em cerca de 5%, a picape Toro ainda exige alguma paciência para ser manobrada em espaços apertados.

Por outro lado, a suspensão está bem acertada , ajudando a transmitor segurança nas curvas e a absorver as irregularidades do piso. De quebra, há novos dispositivos de segurança , como alerta de frenagem de emergência e monitoramento de mudança indevida de faixa, com discreta atuação no volante para correção.

Conclusão

As novidades na linha 2022 da Fiat Toro Volcano foram certeiras. O carro está bem preparado para enfrentar os futuros rivais que vão começar a chegar a partir do início do ano que vem, mesmo com mais de um ano de espera. A picape continua estilosa e ficou mais ágil, eficiente e atualizada quando o assunto é tecnologia e conectividade.

Ficha Técnica

Motor: 1.3, 16V, quatro cilindros em linha,  turboflex

Potência:  185 cv (E) / 180 cv (G) a 5.750 rpm

Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão: Automática, de seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira)/ Independente, multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus: 225/65 R17

Dimensões: 4,91 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,68 m (altura), 2,99 m (entre-eixos)

Tanque : 60 litros

Caçamba: 820 litros

Consumo : 6,6 km/l (cidade) e 7,0 km/l (estrada) com etanol e 9,7 km/l e 10,7 km/l com gasolina, respectivamente



Fonte: IG CARROS

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Edição limitada do Patinete elétrico traz as cores de corrida Petronas SRT

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Patinete elétrico PSRT Velocifero Mad Air Concept e pode suportar o peso máximo de até 100 kg
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A Velocifero, tradicional fabricante italiano de patinetes elétricos anunciou a produção do PSRT Velocifero Mad Air Concept, o patinete elétrico de edição limitada feito em parceria com a Petronas Sepang Racing Team (Petronas SRT), uma equipe de motociclismo do Grande Prêmio da Malásia de propriedade do Circuito Internacional de Sepang Sepang Racing Team.

Em termos de design, a edição limitada apresenta as cores características da pintura de corrida Petronas SRT . O patinete promete combinar praticidade com estilo e desempenho. Fácil de transportar e armazenar e permite que o usuário ande tranquilamente pela via, graças ao um guidão dobrável e o peso de apenas 16 kg.

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

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Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

Patinete PSRT Velocifero Mad Air Concept . Foto: Divulgação

O veículo possui um motor de 350 W e uma bateria removível de 10,4 Ah. Sua autonomia é de até 40 km com uma única carga. A velocidade máxima do novo patinete é de 25 km/h e pode suportar o peso máximo de até 100 kg. Além disso, o novo Mad Air vem com um novo painel de exibição digital e freios elétricos e a disco traseiros.

O PSRT Velocifero Mad Air Concept  foi apresentado na Holanda, durante o DutchGP 2021 e, de acordo com o chefe da equipe Petronas SRT , Razian Razali, é uma grande oportunidade comercial que complementa as corridas da equipe e o estilo de vida do MotoGP.

Aos entusiastas que quiserem saber mais detalhes, é só acessar o vlog da equipe, na edição desta semana. Por lá também será possível adquirir uma das 150,000 unidades produzidas da edição limitada bastando para isso enviar um formulário de registro como interesse de compra.

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Fonte: IG CARROS

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